A Canonical anunciou essa semana algo controverso: a empresa vai remover sistematicamente o Java do Ubuntu, deixando espaço para alternativas livres. A decisão tem base nos problemas de segurança encontrados nos pacotes JDK do Java, usados também em navegadores. Várias das vulnerabilidades foram descobertas em outubro e até hoje permanecem sem solução, oferecendo risco aos usuários. Dessa forma a Canonical achou mais fácil desabilitar o plugin e cortar o mal pela raiz.

As primeiras versões do Ubuntu a serem afetadas serão a 10.04 LTS, 10.10 e 11.04. A ideia envolve substituir os pacotes disponíveis atualmente no repositório de Parceiros com pacotes vazios. Assim, ao fazer a atualização, o próprio Ubuntu removeria todos os arquivos do sistema.

A Canonical já está alertando aos usuários para que migrem para OpenJDK e desinstalem o JDK da Oracle (caso eles o tenham baixado e instalado manualmente), ou eles poderão “experimentar falhas após a atualização dos pacotes”.

Marc Deslauriers, da Canonical, comentou sobre a decisão dizendo que eles podiam remover os pacotes dos repositórios e deixar os pacotes inseguros nos sistemas dos usuários ou remover tanto dos repositórios quanto dos sistemas, de forma remota. “Não há uma forma perfeita de lidar com isso”, ele disse, “mas infelizmente essa é melhor maneira de lidar com o problema e garantir que nossos usuários permaneçam seguros, ao custo de quebrar algumas instalações”.

Portanto, se você ainda não usa o OpenJDK ou o icedtea, é bom começar a se preparar, ou muito em breve terá problemas para acessar páginas que tenham código Java.

Com informações: H Online.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Foi exatamente nisso que pensei. lol
Kantaro
Por isso o logo é uma xícara? :P
Rodrigo Fante
Tem muito espaço para o java, mas é fato que ele perdeu muito espaço devido a problemas de performance e essas instabilidades.
Rodrigo Fante
Aqui funciona no windows, embora ainda sim seja uma bela porcaria essa solução do BB.
Allen
Nossa mano, java não é futuro? putz... Deus te crie e guarde! Tiro no pé mesmo, deixar de usar um produto mantido por Oracle por não ter controle para a manutenção para ficar no open e anda falar de segurança um sistema que você instalava e não fazia a simples tarefa de perguntar a senha de root que você quer...
Fer
Eu gostei, afinal, não vejo o java no futuro!
José Renan Assis
Nem sei opinar a respeito, desde que o JDownloader funfe direitinho tudo bem :D
Rafael Gomes
Rapaz, então é algum problema aí, porque há bastante tempo que eu uso o OpenJDK/IcedTea no Ubuntu e Zorin OS e consigo acessar normalmente o BB pelo Firefox (não testei no Chrome). Também desenvolvo em Java utilizando o OpenJDK e não tenho problemas com ele. Quanto a decisão de retirar do repositório, se a versão da Oracle tem falhas de segurança, eles estão certos em retirar a versão da Oracle, afinal vai ter gente que vai dizer que foi falha do SO e não do Java, claro que avisando os motivos para ser retirado e explicando o que o usuário terá que fazer para continuar utilizando o Java no Ubuntu.
@brunogdb
Não vai me fazer falta nenhuma, já que uso OpenJDK há tempos, e só digo uma: é melhor que o Oracle JDK.
Guilherme Macedo C.
Existem alguns muitos PPAs com o original da Oracle. Se eles vão obrigar a tirar é outra coisa, mas q tem disponível, isso tem. Mas tbm dá pra baixar do site oficial sem problemas :)
Guilherme Macedo C.
Mas o nome ficou :P
Ronaldo
Que baita bobagem, o dia que você tiver chefe de verdade vai ver que Python é apenas uma modinha Geek
Scott
Qualquer repositório PPA com o Java é baseado no OpenJDK porque simplesmente se tornou ilegal usar o Oracle JDK pra isso. O jeito mesmo é baixar no site oficial. Nem é tão difícil assim.
GustavoUNQ
Sun?? "Esto non ecziste". Owned by Oracle. :)
Yangm
Primeiro foi a Apple, depois a Microsoft, em seguida o Google, e agora a comunidade... se não for modinha não sei o que é.
Exibir mais comentários