Positivo: o computador é seu, a propaganda na Área de Trabalho é nossa

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Faz mais ou menos dez dias que notebooks, netbooks e computadores da Positivo Informática saem de fábrica com um recurso novo que, de acordo com a empresa brasileira, vai fazer a festa do mercado publicitário nacional. Falo do Positivo DeskMedia, plataforma de propaganda da Positivo que inclui widgets patrocinados na Área de Trabalho das máquinas rodando o Windows 7.

Sim, a Positivo decidiu colocar anúncios pagos por empresas terceiras na tela do computador pelo qual você pagou.

Máquina da Positivo

A Positivo comemora a chegada do recurso como mais uma forma de empresas interessadas se comunicar diretamente com o público-alvo. Nesse início, a Catho Online fechou contrato e já tem suas propagandas exibidas em forma de widget.

De acordo com a fabricante, não há necessidade de estar conectado o tempo todo. Deu a entender que o computador baixa o widget e cria um cache no qual ele fica armazenado até que, numa comunicação futura com os servidores da empresa, a propaganda é atualizada.

Eu conversei com Olavo Ferreira, diretor de Publicidade da Positivo Informática. O executivo defende o recurso: “Por sua posição privilegiada, o DeskMedia impacta a audiência de forma lúdica, sem interromper as atividades principais, mas prestando informações, serviços e facilitando seu acesso às marcas anunciantes.”

Os usuários interessados em desativar o DeskMedia terão como fazê-lo. Segundo informações da Positivo, o procedimento é o mesmo para fechar qualquer widget no Windows 7. No entanto, trata-se de um opt-out – o recurso vem ativado por padrão, e cabe ao dono do equipamento optar por desativá-lo; se fosse opt-in, a Positivo perguntaria ao usuário se ele quer ver esse tipo de propaganda.

Provavelmente terá consumidor questionando o seguinte: “Eu já compro o equipamento, pago do meu bolso, e ainda tenho que ver propaganda?” Reposta de Ferreira:

“Por conhecermos o comportamento, as preferências e as aspirações dos nossos consumidores, desenvolvemos o DeskMedia de maneira que seja interessante para o usuário, levando informações, serviços, ofertas e promoções que agradem e sejam úteis ao nosso público. Os usuários também estão sendo informados sobre os benefícios do serviço. Acreditamos que, por isso, a maioria das pessoas optará por mantê-lo no computador. Mas a vontade do usuário será sempre respeitada e ele terá a opção de desabilitar a ferramenta sem dificuldade.”

Em termos de privacidade, a Positivo Informática garante que não compartilha os dados colhidos com o DeskMedia com as empresas anunciantes. “Nenhum dado relativo ao usuário ou ao seu comportamento de navegação é compartilhado sem prévio consentimento”, garante.

A notícia chega na mesma semana em que a Microsoft começou a oferecer espaços publicitários na Dashboard do Xbox 360 para gamers brasileiros. Esse tipo de propaganda pode?

Na internet é assim, mesmo sendo dono do computador, o usuário vê publicidade (assim espero!) porque é dessa forma que se financia a existência dos sites. No entanto, o computador é o próprio produto que a Positivo vende (o mesmo vale para o Xbox 360 e a MSFT); já está pago quando o consumidor o desembala e liga pela primeira vez.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados