Mesmo sendo uma organização sem fins lucrativos, a Fundação Mozilla precisa pagar seus funcionários, aquele pessoal responsável por desenvolver navegadores, clientes de email e uma penca de outras coisas. Felizmente a maior fonte de renda deles, um acordo com o Google para manter o buscador como opção padrão no Firefox, foi renovado. O anúncio da renovação do acordo foi feito na tarde de terça-feira.

Motivo de alegria no QG da Mozilla

Não temos muitas informações sobre o que aconteceu entre as duas organizações. No início do mês a gente havia reportado que o acordo estaria com os dias contados, pois a data de expiração havia chegado e nem Mozilla muito menos Google haviam dado notícias sobre o que aconteceria dali para frente.

O novo acordo, de acordo com a Mozilla, é benéfico para ambas as empresas. Vale por mais três anos adicionais “pelo menos”, com possibilidade de ser extendido lá em 2014.

“Devido ao acordo por vários anos, a busca do Google continuará sendo o provedor de pesquisas padrão de centenas de milhões de usuários do Firefox ao redor do mundo”, afirmou Gary Kovacs, o CEO da Mozilla. Um sujeito que deve estar sorrindo de orelha a orelha, comemorando o salário garantido por mais três anos.

Fico imaginando o assédio que o pessoal da Mozilla deve ter sofrido de outros buscadores e empresas de internet interessadas no espaço privilegiado na barra de navegação do Firefox – que chegou à nona versão hoje, é bom notar. Principalmente da Microsoft, que vê o Bing nadar, nadar (inclusive com recursos novos e bastante interessantes) e morrer na praia. O Yahoo está fora da jogada, como todos sabemos.

Por sua vez, o Google pode se preocupar um tanto menos em ser o buscador padrão do Firefox. Recentemente o Chrome superou o Firefox como número dois no mundo, de acordo com dados da StatCounter, perdendo ainda para o Internet Explorer. Ainda segundo a StatCounter, o Chrome já é o navegador mais utilizado no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados