Início » Aplicativos e Software » Conheça a Central Online de Programas do Ubuntu

Conheça a Central Online de Programas do Ubuntu

Avatar Por

Para os que sempre quiseram saber quais aplicativos o Ubuntu possui para download mesmo sem estar em uma máquina com Ubuntu, a Canonical disponibilizou recentemente uma versão online da Central de Programas, que permite a você navegar pelos programas disponíveis nos repositórios oficiais.

Poderia isso significar uma futura Central de Programas totalmente na nuvem?

Tem até joguinhos!

Inicialmente, a Central de Programas Online parece ser apenas mais um catálogo do Ubuntu, por onde você pode navegar pelas diversas categorias de aplicativos ou buscar por algum programa em específico. Só isso já uma função interessante, pois assim é possível saber de antemão se um programa específico está disponível no Ubuntu, mesmo sem precisar estar rodando o sistema no momento (por exemplo, em uma empresa ou na casa de um amigo).

Agora, se você estiver navegando pelo site enquanto roda o Ubuntu, o site perguntará se você deseja instalar o programa que estiver visualizando (em caso contrário, ele simplesmente mostra o link para download do Ubuntu). Ainda é possível selecionar também outras versões dos programas para distros mais antigas.

Justamente essa facilidade de instalar pacotes pelo site deixa uma pergunta no ar: estaria a Canonical pensando em criar um repositório online de aplicativos, no mesmo molde da Market Store para Android? Fazendo uma integração com o Ubuntu One e outras tecnologias da própria Canonical, não é dificil imaginar um cenário onde você pudesse do próprio site marcar um programa para download em não apenas um, mas vários computadores de uma só vez. Seria o paraíso para administradores de sistemas, e um passo e tanto para o Ubuntu.

Enquanto isso não acontece, você pode visitar a Central de Programas Online clicando aqui.

Mais sobre: , ,