Início » Aplicativos e Software » Lync da Microsoft ganha versão para iPhone e iPad

Lync da Microsoft ganha versão para iPhone e iPad

Aplicativo também chega aos dispositivos rodando Android e Windows Phone.

Avatar Por

A Microsoft apresenta nessa semana mais um aplicativo feito especialmente para quem possui um dos dispositivos móveis da Apple. O Lync para iOS – tanto iPad como iPod Touch e iPhone – está disponível para download na App Store em caráter imediato. Boa notícia para clientes corporativos que adotam as soluções de comunicação da Microsoft internamente. Para nós, meros mortais, significa que mais uma vez a MSFT aposta na plataforma concorrente.

O Microsoft Lync oferece integração para comunicação corporativa. Dá para dizer que se trata de um Skype, com troca de mensagens, VoIP e videoconferência, porém com recursos especificamente desenhados para o trabalho profissional. Serveria para ligar para os seus parentes, por exemplo, desde que você tenha um servidor com Lync habilitado ou tenha assinatura do Office 365, a solução de Microsoft na nuvem fornecida pela Microsoft.

Eu já vi o Lync em funcionamento num computador. O aplicativo permite transmitir a tela para algum colega de trabalho que esteja em outro setor ou em outro local, com direito a liberar o controle da máquina remotamente. Também há no Lync para PCs a exibição de mensagens do tipo "out of office" (quando uma pessoa avisa por email que não está atendendo a certas demandas por estar em viagem) imediatamente após adicionar o endereço da pessoa ao email, evitando o envio desnecessário de uma mensagem para, em seguida, tomar conhecimento de que o profissional não poderá fazer nada para ajudar.

Lync no iPhone

Pelo menos a mensagem de "out of office" tem presença garantida, como você vê na captura de tela acima.

Além do iOS, a Microsoft também anunciou a disponibilidade do Lync 2010 para o Android. O aplicativo está disponível para download no Market. E o Windows Phone também ganhou uma versão própria do Lync (nada mais natural, evidentemente).

Particularmente, vejo com bons olhos as recentes investidas da Microsoft em outras plataformas. Dentro do escritório brasileiro, a filosofia adotada é de oferecer pelo menos as ferramentas de produtividades do Office para o cliente, não importa o cenário ou dispositivo em que ele esteja. Sendo assim, nada mais justo que os dispositivos da Apple figurem entre aqueles que a MSFT suporta oficialmente e para os quais ela desenvolve software.

Decisão madura e correta de uma Microsoft que, aos poucos, precisa se reinventar para botar seu software de computador para concorrer com software que roda no navegador diretamente (leia-se Google).

Na semana passada a MSFT lançou o cliente oficial do SkyDrive para iOS.

Com informações: Slashgear

Atualizado às 21h18.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wagner Martinelli
tem como fazer o login usando a conta Hotmail? Sempre aparece uma msg que não pode conectar com o servidor .
Wagner Martinelli
também estou com este problema. ´Tem como fazer o login usando a conta Hotmail. ?
Rafael Nascimento
Estou encontrando algumas dificuldades ao usar o Lync para Ipad. Como configurar? Esta sempre dando um mesmo erro dizendo que não pode conectar com o servidor ou algo do tipo. O que fazer?
@gatimax
Concordo com a maioria dos comentários, o editor ter uma preferência por um OS X ou Y não importa, o que importa é ele ser imparcial na hora de dar uma notícia, tombar demais para um lado é ruim, principalmente quando o número de usuários que utilizam as plataformas rivais só vem aumentando. Esculachar uma empresa por uma decisão tomada sem analisar o que ela pode estar querendo com isso cria uma visão negativa do blog, principalmente por ele não ter "previsto" o que poderia acontecer, lê-se nessa história a Nokia, a Finlandesa foi espancada em todos os blogs e sites afins de tecnologia quando anunciou a parceria com a Microsoft, hoje muitos desses blogs já postam artigos como "A escolha certa!" "Experiência é a chave!" e etc. A ideia que se passa é que eles sempre souberam disso mas parecem que estão sendo pagos pra falar mal da concorrência, ou defender a Maçã quando ela pisa na bola. O erro do concorrente é erro, o erro da Apple é experiência. ¬¬
Marcos Jahn
Pois é Thássius, o mundo não gira em torno da Apple e seus produtos. Obrigado pela atualização! ;)
Thássius Veloso
Imagina no dia em que lançarem Office para iPhone e iPad!
Thássius Veloso
Para vocês verem, eu estou sendo massacrado nos comentários sendo que não estava sabendo da versão do Lync para Android. O artigo foi atualizado. Obrigado pela sugestão!
Thássius Veloso
Não só uma troca futura, como o funcionamento da tecnologia, não importa a tecnologia. Quanto mais compatível forem os produtos da MS com plataformas concorrentes do Windows Phone 7, mais chances de convencerem os clientes a adotarem suas soluções.
Marcos Jahn
Caara, Esse aplicativo não foi lançado só para iOS. Porém, o post não fala isso. Esse ponto que está sendo comentado.
Emmanuel Fotógrafo
Concordo. Não é pq o post fala sobre o lançamento de uma versão de aplicativo pra iPhone e iPad que a Apple precisa ser citada... oh, wait.
@brunogdb
Não sou lá fã da Microsoft, até porque, não consigo ficar satisfeito usando Windows, não gosto do sistema desde que o Windows Vista surgiu. Sempre tive uma birra, e não é por eu gostar da Apple ou não, porque na época eu já usava Linux, e sempre tive um pé atrás com a empresa, porém, a Microsoft me surpreende o uso dos serviços corporativos que eles têm.
Gaba
Não importa se escrevi errado... o que importa é que foi a PIOR interpretação, e continua sendo :)
Pedro
E outra, a interpretação não está errada. Se o serviço é bom e ele tem um bom aplicativo no iOS imagine como seria se o serviço fosse totalmente integrado com o aparelho, que é o que ocorre no Windows Phone? Dãã.
Pedro
Aff. Esse foi o português "MAIS RUIM" que eu já vi...
TatoGomes
Mais ruim?
Exibir mais comentários