Início » Celular » Sony Ericsson explica por que a atualização do Android demora

Sony Ericsson explica por que a atualização do Android demora

Avatar Por

Uma das perguntas que usuários de Android provavelmente mais fazem é: quando meu celular será atualizado? E eles fazem essa mesma pergunta também para as fabricantes dos seus celulares, já que a grande crítica desse processo é a demora das empresas em liberar tais atualizações. A Sony Ericsson, talvez para evitar mais dor de cabeça com clientes ansiosos, decidiu mostrar exatamente os motivos pelos quais essa demora acontece.

O processo é lento por que envolve três grandes passos: a adaptação do código-fonte original, a certificação e a aprovação das operadoras e do próprio Google. Você sabia, por exemplo, que o código-fonte do Android vem originalmente com suporte a processadores da Texas Instruments? Todas as fabricantes que usam um conjunto de hardware diferente desse precisa adaptar o código-fonte para seus próprios componentes. No caso da Sony Ericsson, eles precisam adaptar o Android para os chips da Qualcomm, que estão nos celulares da linha Xperia.

Mais detalhes estão disponíveis nesse post no blog oficial da Sony Ericsson no Brasil. O texto é gigante, realmente detalhando essas três fases e oferece uma perspectiva inédita para quem achava que é só pegar o código-fonte do Android, compilar e jogar nos smartphones.

A explicação original foi publicada no blog americano da Sony Ericsson no começo do mês, obviamente em inglês. Mas agora que ele foi traduzido achei relevante trazê-lo a tona, o que deve ao menos acalmar os afoitos corações de usuários esperando por atualizações.

Dica do Henrique Martin, daquele ZTOP. Valeu, Henrique!

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Ferraz
Tenho um Sony Xperia E3 D2212, e esqueci a senha padrao do meu celular, resolvi resetar porque nao me lembrei, e tem um tempo que chegou na parte de atualizao e demora muito pra ser atualizado. estou pensando em cancelar mas nao sei se vai danificar o aparelho. minha pergunta é, vai danificar o aparelho se eu cancelar?
@
Tem algum provisão para atualização do celular Xperia L para o android mais atualizado ?
Rafinha Oliver
quanto tempo levar para "preparar", para "actualizar"?????
Bruno Soares
Ok ok, mas faz tres meses que outras operadoras atualizaram seus celulares, e a sony continua com promessas e datas. Os celulares da empresa melhoraram muito, mas oque esta me desanimando, e a demora para atualizar o sistema...Se tres pessoas conseguem resolver uma equação em 10 minutos e uma demora meia hora, esta "uma" com certeza é menos capaz.
Adalmo
Possuo um xperia X10, enfim um Android, mas ou parabens para a Apple, aqui nao há este problemas de atualização que acontece com o Android. Guando a Apple tiver uma aparelho com tela de 4 ", estarei com ela.
César
Eu sinceramente discordo que atualização de aparelhos antigos não dão retorno, vejo essa atitude como em qualquer tipo de comércio, para quem tem sabe do que eu to falando, você tem um cliente fiel a bastante tempo, uma hora ou outra você tem que fazer uma "graça", um desconto exclusivo pra pessoa e tal, isso não pode ser visto como um lucro perdido ou um prejuízo, clientes tem boca, ouvidos, que conhecem outros da mesma forma, e pode ter certeza, melhor um cliente satisfeito calado que um nervoso falastrão.

Tudo tem que ser pensado a longo prazo, quem possui aparelho de 2010 ou até mesmo 2011 que não receberá atualização e que esteja por dentro do assunto com certeza está p****, e podem ter certeza que a chance de mudança de marca e de SO é grande, agora eu pergunto, vale a pena correr esse risco?
@conquestsw
Rafael,
O problema ainda é que depois que a sony lança o release a Claro ainda "mete a colher" no SO o que demora mais um tempão. Veja que a versão que veio no meu Xperia Arc foi a 2.3.2. Para atualizar, coloquei uma generic da 2.3.3 e a 2.3.4 ao ser instalada não conecta na rede da Claro.
É muita gente mexendo no SO.
Abraços.
Saulo
Bom com relação a previsão de atualização do Galaxy SII, eu posso dizer que é para o primeiro trimestre de 2012, tanto ele como o Galaxy Note! Não tenho do que reclamar com relação ao android! Tenho que reclamar das operadoras que prestam um dos serviços mais caros e de pessima qualidade aqui no Brasil! Elas sim, atrasam e muito as atualizações do android! COMPARAÇÕES COM A APLE, eu digo o seguinte: Não vejo o sistema da Aple tão espetacular assim, e digo que vai perder muito mais do que já perdeu com a vinda do Android. Não vou entrar em detalhes do porque dessa minha afirmação, mas é só ver o que esta acontecendo com a Microsoft com relação ao Internet Explorer, e suas soluções operacionais para servidores no mundo! Estão perdendo mercado rapidamente para os Softwares Livres como o Android! Então seguindo uma tendencia, vc já sabe que o Android é um sucesso sem volta! Adeus Icaros ..
Rafael
Versões "ESTÁVEIS" que não passam por regularização, testes, etc...

Versões alpha e beta que não são disponibilizadas pelo canal principal de atualizações, que não afetam os usuários (só quem quer mesmo). (?) :P

PS. O tempo entre uma versão e outra de um SO é bem maior do que o tempo em que uma customização fica pronta e é liberada por isso não vejo a necessidade de um beta também.
Rafael
Nossa você acha que 01 detalhe faz essa diferença mesmo?
@ed1nh0
Pois bem, desde o meio do ano venho me decepcionando mais e mais com esse sistema. Ler este artigo "fechou a conta". Não confio, não indico e não compraria. De que adianta gastar (ou investir, como queira) alguns milhares de reais em um aparelho recheado de tecnologia e funcionalidades se o sistema operacional já vem obsoleto? Cito o caso do Galaxy S II, um aparelho ainda hoje top do mercado e SEM PREVISÃO de receber o Android 4.0 ICS, que já recebeu uma atualização! É muita decepção. Detalhe: sou usuário de um Motorola i1 com Android 1.5, enganado pela Nextel. Aliás, outra decepção (no quesito opção de aparelhos). Essa fragmentação do Android tá f***. Vida longa ao Wp7 (tá, ao iOS tb).
@brunogdb
Quem disse que no XDA fazem port rápido? Desde que começaram a agir na adaptação do ICS, o galera do XDA está fazendo o port do CyanogenMod para o Samsung Galaxy Ace, que é o meu aparelho e venho acompanhando, e já deve ter um mês ou quase isso, e para ser franco, está no estágio alpha 13 e o browser não pega, sensores, nem a câmera.

É bem estágio, e outra: quem faz a certificação são os usuários, por isso é mais rápido. Cada modificação é publicada uma nova ROM para se testar e certificar se há bugs ou não.
Rodrigo Cardoso
Se as fabricantes compartilhassem as porras dos drivers, todo mundo saia ganhando.
Eles já receberam um Excelente SO de graça... o q custa passar os drivers? Com o tempo ia ficar mais rapido e mais barato pra todo mundo! ¬¬
Rodrigo Fante
Atraso no projeto sim, no caso ali falamos atraso, mas não é atraso.

Primeiro porque ninguém prometeu data de lançamento do Android no telefone X, se prometerem e não cumprirem é atraso.
Rafael
Discordo. Esse não é um ponto fraco. O problema é puramente comercial e não tem absolutamente nada a ver com plataforma... A falta de padronização que é o problema... mas usuários comuns tem a possiblidade de ter um 'android' (que não vai rodar a ultima versão e vai 'travar' com alguns jogos...) mas n deixa de ser um android...

Diferente da Apple que fecha a plataforma, alia um bom hardware (com uma tela excepcional) e cobra preços que ela quer....

Plataformas abertas são extremamente maduras e confiáveis... Vc enxerga o que roda no seu computador / celular e tem a possibilidade real de modificar as coisas que vc realmente quer....

E o Symbian é anterior à primeira versão do IOS....
@xrenan
Fala isso para o meu chefe, então... Atraso é erro de projeto. Fim. :D
Rennan Alves
"Temos acesso ao código fonte do Android junto com você

Contrariando a crença popular, não temos acesso prévio ao código fonte do Android."

Bem, segundo a SE, ela tem acesso ao código fonte no dia que ele é publicado...
Cris
Se levar 2 meses é melhor ainda com certeza, só que eu ainda aceitaria levar 4 a 6 meses para atualizar, desde que FOSSE ATUALIZADO.

Mas fazendo uma analogia com o Windows 7, quando foi lançado a versão final já existia drivers e funcionava perfeitamente nos principais computadores, as empresas trabalharam nesse sistema meses antes dele ser lançado pra garantir que iria funcionar tudo direitinho já no lançamento.
Rodrigo Fante
4 a 6 meses eu não entendo, isso é o tempo do Google de desenvolver a atualização, 1 ou 2 meses seriam aceitáveis, fora isso é pura desculpa e má vontade.
Turdin
Fora que eles tem profissionais dedicados a isso, e não pessoas que estão brincando disso no fim de semana...
Cris
Tem alguns aparelhos bem rápidos de 2010 que rodam o android 4.0 sem problemas e as fabricantes não vão atualizar. Apenas aparelhos lançados em 2011.

Eu acho justo levarem de 4 a 6 meses para atualizar o android, é mais ou menos esse tempo que demora todo processo. Mas o que as fabricantes na maioria das vezes escolhem é não atualizar aquele modelo X mesmo que ele tenha hardware para funcionar o novo android.

Isso é puro desrespeito com o cliente, se o aparelho roda o novo sistema operacional, tem que atualizar SIM. Fazer o cliente comprar um novo aparelho para rodar o novo android sendo que o aparelho atual que ele tem já conseguiria rodar.

Eu acho que todos os aparelhos com processadores 1ghz pra cima deveriam ser atualizados pro android 4.0 até no máximo maio de 2012.
Julio Cesar Sá ?
Ai está o ponto fraco do Android: A fragmentação do mesmo. É como o Windows, que se fosse desenvolvido somente para um HW da Microsoft, seria muito bom (como o Mac OS).

Alem do mais, como já falaram ai, entra a questão do "selling point" ou argumento de vendas.

Lembrem-se por exemplo que até nao muito tempo atras o Software era uma das coisas que mais puxava a venda de celulares. Voce comprava um Nokia (que, alias, faz um HW muito bom) ,com um Symbian determinada versão e ele estava preso a esta versão forever. Mudar a versão, só trocando de telefone...

Ai veio o iPhone OS e acabou com isso, e em seguida, o Android.

Mas alguns fabricantes do HW ainda querem fazer valer aquela visao antiga de vender a o ferro amarrado ao SW.
@yagogabriell
Ainda não sou muito fã do android..acho que essas empresas demoram pra atualizar é na questão de quantos bugs eles descobrem, ou seja, quanto mais tempo eles demoram mais bug são encontrados para tornar a atualização mais completa.
@rzaratin
Hummmmm cara, não é o fim do mundo ir fazendo a sua versão em paralelo e ir fazendo o merge com o principal.

Não é uma questão de ter acordo, o acordo existe, se chama OHA (Open Handset Alliance), a Sony e diversos outros fabricantes e operadoras do mundo inteiro fazem parte.

Essas empresas tem sim acesso ao código de desenvolvimento, não é uma responsabilidade apenas do Google. Inclusive a Sony tem commit de código no Android, logo a alegação deles de não ter acesso é falsa.

Sim, eles tem acesso, porém eles tem que esperar o release oficial e lançamento do device target para somente depois disso poder fazer qualquer rollout de software ou aparelho atualizado.
Rafael Silva
Na verdade o seu comentário foi "...Porque os XDA’s da vida conseguem portar uma nova versão pros celulares em semanas??". Eles conseguem, mas você viu como que fica o port né? Obviamente não é isso que a SE quer para os celulares. Aliás, não só a SE, a Motorola, A HTC, a ZTE, a Samsung e qualquer outra fabricante de celular com o sistema.

Não estou duvidando da capacidade dos desenvolvedores do XDA de portar as mais variadas versões de Android para os mais variados celulares. Mas é necessário que você entenda, Emanuel, que as fabricantes têm um controle de qualidade rígido que os devs do XDA não precisam passar. E esse é o principal motivo pelo qual não vemos as versões mais novas do Android nos celulares mais antigos. Eles não rodam sempre tão perfeitamente assim.

E sim, há também a motivação financeira da empresa em manter a última versão do sistema restrita aos aparelhos mais novos. Mas isso também depende da evolução do sistema em termos de suporte a hardware antigo. Acredito que com o Android 4.0 o Google conseguiu isso. Então podemos ver mais celulares antigos com suporte a ele do que antes.
@flarub
Sou proprietário de uma Sony Xperia Neo, não tenho do que reclamar o celular é fantástico e foi atualizado para a versão 2.3.4 bem antes do prometido. Tudo funciona muito bem, não tenho travamentos e confio no cronograma da Sony de atualizar no final de Março/Abril, é demorado, mas pelo menos temos uma previsão, outros fabricantes nem isso fazem.
@flarub
"Voce tem a certeza que tudo vai funcionar" aham, igual ao problema da Bateria que era consumida rapidamente e a Appel demorou para solucionar. Igual ao problema da antena do iPhone 4... entre outros bugs...

Todas empresas estão sujeitas a problemas com SO dos aparelhos.
Anderson Leonel
Infelizmente adquiri um Android da Motorola o modelo Spice XT300 ele por ser um Android deixa a quem, pois seu hardware não comporta as aplicações que são oferecidas. Reinicia e trava frequentemente poucos jogos são compativeis, os que funcionam são completamente "legs" horríveis para jogar, até o presente momento houve apenas uma atualização apenas para seu firmware, vejo que Android 2.2 para meu aparelho é ilusão.

Penso que quando você adquir uma produto ele deva atender suas necessidades mais dispor um desse no mercado com tal qualidade desanima e prejudica a imagem da empresa perante ao cliente.

Já não curtia a Motorola agora então com a afirmação de descompromisso com seus clientes. Por fim vejo empresas como Nokia, Sony Ericcson e Samsung ainda pensar em seus clientes mesmo ainda dando uma certa dor de cabeça.

Mas aguardar para ver ser isso pode mudar.
RClemente
Resumindo então: O Google desenvolve o SO para seu hardware (Nexus) e libera o código para as operadoras "se virarem" e adaptar o mesmo SO para seus respectivos hardwares.

As operadoras por sua vez, unem a "preguiça" de adaptar os novos sistemas a aparelhos menos novos, com a oportunidade de alavancar as vendas dos aparelhos novos com o apelo de uma versão mais recente do SO.

O famoso, "unir o útil ao agradável", só que dessa vez com uma bela desculpa.

É isso mesmo? Se for, Parabéns!
Rafael
Não confundam as coisas....

Além da burocracia monstra existe o fato de "processo"...

Desenvolver um software não é apenas se jogar num computador e trabalhar com código-fonte... O processo de software é um "trilho" grande e cheio de curvas e desvios.
E, isso, ligado ao fato da empresa ter RESPONSABILIDADE sobre eventuais falhas gera outras etapas que são "esquecidas" em abordagens diferentes.

A grosso modo, essas "atualizações" deveriam ser mais rapidas pelo simples fato do código ser PORTÁVEL... sim, ou vocês acham que os caras vão desenvolver tudo do zero?!

A jogada da APPLE aqui é sensacional.. uma plataforma fechada, que roda em hardware fechado e "totalmente compátivel"... e que eles podem cobrar os "olhos da cara"....

Mas ai entra a estratégia de marketing...

Se vc lança um equipamento que roda o 2.2 e logo solta a atualização pro 2.3, vc não pode vender "aquele celular monstro novo que roda o 2.3" a um preço 2x maior....
Rodrigo Fante
Com certeza é o maior incentivo, mas ainda acho errado comparar desenvolvimento corporativo com desenvolvimento sem nenhuma responsabilidade comercial.
@brunomgv
Amigão, eu tenho um galaxy S e estou rodando o Android 4.0.3 desde o começo da semana! E foi atualizado via OTA.. ficou animal!
@EmanuelSchott
O fato é que os desenvolvedores independentes conseguem portar versões ESTÁVEIS com muita rapidez. As marcas não. Não estou dizendo que elas devem sair liberando versões instáveis, mas podem sim, liberar versões ESTÁVEIS tão rápido quanto o XDA.

Outra coisa, claro que tem garantia e tudo mais, mas a Microsoft por exemplo, libera dezenas de versões Alpha e Beta antes da versão estável do Windows e nem por isso ela se complica por conta de garantia. A Apple também libera versões Beta do seu iOS antes de liberar a versão final.

Pra mim é questão mercadológica mesmo!!! Obrigar os consumidores a comprar um novo aparelho se quiserem ter versões mais novas do Android.
fabiano ?
Pelo visto, com base nesta explicação, as atualizações da linha Sony Ericsson vão chegar apenas em meados de abril de 2012. :(
Theus
Eu já esperava que não seria uma coisa simples. Mas detalhando então, nossa.
Rodrigo Fante
Atrasos de 1 mês,2, são toleráveis, acima disso não tem desculpa, pior ainda, não tem desculpa quando um aparelho com hardware decente não recebe atualização.
Rodrigo Fante
E o ponto forte e fraco do Android ao mesmo tempo, forte pois permite uma variedade maior de aparelhos, fraco pois você nunca sabe quando e se terá atualizações.
Rodrigo Fante
Na verdade a apple discute conceitos com as operadoras, recebe feedback, elas testam o iPhone antes de ser lançado, mas elas realmente não aprovam código, não homologam funcionalidades.
Rodrigo Fante
O problema de alterar seu aparelho pensando no beta é se algo mudar até soltar a versão estável, é trabalho e dinheiro jogado fora.

Mas concordo que o Google e as fabricantes deveriam ter um acordo de acesso a determinadas partes do código para garantir mais velocidade no desenvolvimento das atualizações, mas não é de interesse das fabricantes, não ganham nada com atualizações, essa é a verdade.
Rodrigo Fante
Porque um desenvolvedor corporativo e com responsabilidade precisa de semanas só de testes para evitar falhas, e mesmo assim, as vezes acontecem.

O XDA não precisa garantir nada, deu erro, pedem desculpas e tentam corrigir, ou podem se dar ao luxo de soltar algo e dizer:
“Now, things aren’t exactly working perfectly. There’s no WiFi, Bluetooth, or network radio.”

Não é querer defender, acho sim que demoram demais, isso quando liberam atualização, porém, esse tipo de coisa para quem tem responsabilidades, leva um tempo mesmo.
@leonardo_ace
Digo isso nem da parte técnica, mas por marketing mesmo. O Android erra, e muito, pois a imagem que se tem a cada anúncio de nova versão, é que a atualização é algo inalcançável, um sonho distante, enquanto no iOS já é algo bem mais acessível, que no fim da keynote (ou umas horas depois), já estará disponível. Mas enfim, são traumas de um usuário de Android de saco cheio de fazer gambiarra pra tudo, e prestes a migrar para o "just works" do iPhone.
@EmanuelSchott
Não disse que o ICS estava estável, disse que estão trabalhando em cima dele.

Enquanto a SE teima em dizer que o X8 não suporta o Gingerbread e que é demorado a atualização e bla bla bla, estou com uma versão mais que estável, desenvolvida pelo XDA rodando perfeitmente!!!
@EmanuelSchott
Então vou reformular minha pergunta: Porque os XDA's da vida conseguem portar versões ESTÁVEIS em semanas e as fabricantes, que tem todos os dados, até os mais ocultos, dos componentes do hardware não conseguem??
Rafael Silva
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CGvzF56CRwI

Port inicial do Android 4.0 pelos desenvolvedores do XDA para o Galaxy S II. E uma quote de um post em inglês citando esse vídeo:

"Now, things aren’t exactly working perfectly. There’s no WiFi, Bluetooth, or network radio."

Yep, funcionam perfeitamente. :P
@EmanuelSchott
Mas, mesmo sem garantia nenhuma, funcionam perfeitamente...
@rzaratin
Estou apenas na especulação... pois realmente não sei o processo. Mas pelo que me lembro já li de operadora bloquear função (tether) em iPhone, mas posso estar errado.

Realmente não sei como funciona os detalhes, mas nesse ponto entra a filosofia do Jobs de onde é o telefone dele, do jeito que ele quer e pronto, quem quiser vender será assim.
@rzaratin
Sem dúvida o pessoal do XDA não tem nenhuma responsabilidade sobre o aparelho, com estabilidade ou qualquer coisa que seja.

Porém, como eu disse, a Sony tem acesso ao código fonte muito antes do XDA, inclusive, eles tem acesso ao GIT de desenvolvimento do Android, não apenas ao público.

Concordo que eles tenham algum trabalho, sem dúvida, mas por outro lado eles tem muito mais recursos também.
Rafael Silva
Não acho que precise. A Apple não deixa uma operadora no mundo sequer tocar no software do iPhone, por que ela aguardaria a aprovação? Fora que os testes de rede com os iPhone são feitos pelos próprios engenheiros da Apple, nenhuma telecom envolvida.
@leonardo_ace
Ok, mas não poderia haver um acordo entre Google, fabricantes e operadoras, para que no anúncio de uma nova versão do Android já não haja um mínimo de aparelhos (os tops, que sejam) com a atualização pronta pra download? Sei lá, poderia servir como um estímulo ao uso do sistema, e não frustraria tanto os usuários de Android, como acontece a cada anúncio de nova versão.
TatoGomes
Palmas para Apple, por não fazer parte em nenhuma vírgula deste post e ainda assim receber palmas.
TatoGomes
Não há a menor chance de comparação nesse aspecto. Se o Google fosse liberar uma versão do Android apenas quando todas as fabricantes e operadoras já estivessem adequadas, teríamos o ICS só lá pra 2015.

Há uma enorme diferença entre uma empresa que desenvolve o SW e o HW por sí só e uma que só desenvolve o SW. O ICS está pronto, sim. Alguns aparelhos já funcionam com ele. Então, porque não divulgar?
@rzaratin
Hummmmm realmente é algo feito para poucos hardwares, o que diminui o tempo, mas com certeza precisa de aprovação das Telcos.
@rzaratin
Hummmmm tudo bem.. o gráfico é interessante...
Mas vale lembrar que o código do Android está disponível para empresas da OHA muito antes de estar disponível para o público em geral. Logo o que eles chamam de publicação de código, não é exatamente a data que qualquer pessoa pode baixar.

Sim, entendo perfeitamente que eles tem muito mais responsabilidade que o pessoal do XDA (por exemplo) em garantir o que é feito, mas também temos que considerar que eles tem a informação antes e todo um conhecimento, código fonte e documentação não disponíveis para qualquer pessoa.

Com certeza é um processo que leva algum tempo, mas esse gráfico também acaba dizendo pouco, pois no final mostra apenas as etapas, mas não deixa claro qual o tempo gasto em cada uma delas, pois olhando no gráfico todos parecem demorar o mesmo tempo, e com certeza não é verdade.

De qualquer maneira essa informação é melhor que informação nenhuma.
@brunogdb
E a verdade foi dita. O problema é quando se negam de atualizar.
Julio Cesar Sá ?
Por mais fechado que possa parecer o sistema da Apple, com todo seu controle ferrenho sobre tudo, eu ainda prefiro. Voce tem a certeza que tudo vai funcionar e sem as gambiarras que com certeza existirão em um sistema que nao é feito especificamente para uma única plataforma.
Julio Cesar Sá ?
Palmas para Apple, que mais uma vez vai direto ao ponto e deixa toda a burocracia transparente para o end user.
Ramon Melo
A Apple tem 3 celulares, a Sony deve ter uns 10, no mínimo. É natural que dê um pouco mais de trabalho.
Heuelr
Somando isso tudo aos olhos grandes dos fabricantes de smartphones + operadora que querem obrigar os consumidores a fazer upgrade de hardware(compra de um novo telefone) para poder ter o Andoid mais atual.
Rafael Silva
A Apple definitivamente não precisa. O código-fonte do iOS já é próprio para o hardware e eles não dependem de operadoras ou de outras empresas certificarem o software antes de disponibilizarem a atualização. Isso deve acelerar e muito o processo.
Ramon Melo
Se não me engano, ROMs não oficiais não oferecem nenhuma garantia. A Sony não pode fazer isso, ela tem que checar, testar e homologar tudo antes de liberar a atualização.
Rafael Silva
Talvez porque os desenvolvedores do XDA não têm uma empresa que fabrica celulares e não precisam se certificar de que todos os componentes dos aparelhos funcionam antes de colocar a atualização no ar?

Quer dizer, é o que eu acho.
@leonardo_ace
Ainda assim, a Apple não tem que passar pelos mesmos trâmites? A diferença é que eles anunciam as novas versões do iOS só quando já está tudo pronto pra download, diferente do Android, que anuncia a versão nova, e só a partir disso fabricantes e operadoras trabalharão em cima dela.
Organização, simples assim.
@EmanuelSchott
Tudo balela... Porque os XDA's da vida conseguem portar uma nova versão pros celulares em semanas?? Ja estão até trabalhando no ICS pro Xperias!!!

O que elas querem é vender mais e mais. Muitas pessoas se sentem obrigadas a comprar um novo celular simplesmente pra atualizar o software.
@tiagoholsi
A galera do XDA faz isso aí tudo em uma semana. Exceto a última etapa.
Junior
Já fiz atualização do meu X10 para o Gingerbread 2.3.3 e funciona perfeitamente no meu Sony. A verdade é que eles não querem perder tempo atualizando nada, querem vender novos aparelhos como Arc e Play.... Sinceramente, cada ano que passa fica mais dificil ainda adquirir qualquer produto da Sony. Por isso muita gente têm migrado para a Apple, pois mesmo pagando por diversas apps eles tem atualizações contínuas. Dificil confiar num pós venda da Sony daqui pra frente.
paulorazia
E o galaxy S , tem um hardware melhor que alguns Xperias, ganha em muita coisa, GPU, ram, tela(alguns) ... Sacanagem isso, e olha o preço do galaxy S.. ta em torno de 1200~1400
@tzung
Ás vezes é estratégia de vendas, pra você olhar aquele smartphone topo de linha e lá estar escrito: ' o único com a versão mais recente do Android', e é claro que você vai optar pelo que tem a versão mais recente por que você não sabe se aquele que não foi atualizado, será atualizado. Pra mim a explicação melhor é essa.
Renan Tzung
Ás vezes é estratégia de venda pra você ver aquele topo de linha e estar escrito o 'único com a versão mais recente do android', e é claro que você vai se interessar por aquele que você sabe que tem mais funcionalidades.
@renan_an
Isso só mostra o quanto a Motorola é incompetente em atualização, já que eles podem pular um passo já que os processadores deles na maioria são da Texas Instruments. Assim agilizaria essa adapitação mais o que vemos é u a empresa preguiçosa que leva mais tempo que as outras em soltar atualizações.
GustavoUNQ
Independente de qualquer coisa explicações são sempre bem-vindas.
Gaba
Pois agora... mesmo assim as fabricantes são muito "traíras" quanto à alguns celulares... O Galaxy S por exemplo, que não vai receber atualização para o android 4.0 ( pelo menos não estava incluído no post anterior sobre isso )... sendo que é um celular muito bom, e pode receber tranquilamente o android 4.0