Nunca foi tão fácil rabiscar em imagens no iPad

Evernote lança versão do Skitch para tablet da Apple.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Olha aí o app em funcionamento

No início da semana eu questionava tranquilamente no meu Twitter se havia alguma coisa similar ao Skitch para o iPad. Imagine só, fazer desenhos em cima de imagens com um aplicativo fácil de usar… Alguns contatos mandaram sugestões, como o Sketchbook Pro da Autodesk. Mas nada chega na facilidade do Skitch que a gente tanto conhece no OS X. Pois bem, na manhã de hoje o Rafa, outro editor do site, deu a boa notícia: saiu o Skitch em uma versão exclusiva para iPad!

A tela inicial do aplicativo mostra as opções para adição de comentários, setas e afins nas imagens. O usuário pode abrir uma foto já salva, abrir a câmera e bater uma foto (com a qualidade triste que só a câmera do tablet oferece), fazer screenshot de uma página da web ou ainda de um mapa. Por fim, uma folha em branco está disponível – mas para isso temos o app Bamboo Paper.

Só não adianta achar que, por ser um aparelho com touchscreen, fica mais fácil escrever texto no iPad. Os desafios permanecem os mesmos: não dá para colocar linha muito fina, e geralmente as características da escrita cursiva da pessoa se perdem. Mas dá para arriscar letras de forma, como eu fiz na captura de tela acima. Sim, deixou bastante a desejar.

O Skitch é esperto e reconhece os elementos adicionados pelo usuário na imagem, permitindo movimentá-los e editar a cor de preenchimento deles. As ferramentas de edição são bem básicas, com traçado livre, elipse, seta, texto, retângulo e linha. Diferentemente do Skitch no Mac, a versão para iPad não conta com marca-texto. Uma pena.

Edições feitas, o Skitch para iPad permite compartilhar usando o AirPlay para exibir a tela em uma televisão ou monitor; enviar para o Twitter tirando proveito da integração nativa entre o microblog e o iOS 5; mandar por email; e salvar na Camera Roll. Não menos importante, também exporta a imagem como uma nota do Evernote (fruto da aquisição do Skitch pela empresa que desenvolve o Evernote).

Compartilhamento com Evernote

Brinquei um pouco com o app e gostei bastante. Simples, direto ao ponto e funcional.

Conforme o Tecnoblog noticiou previamente, o Skitch possui versão para Android também gratuita no Market.

Depois dessa, não tenho dúvidas de que a gurizada do futuro vai abandonar a caneta ao rabiscar fotos – para colocar dente sujo e chifrinho – para zoar os amigos. Bem mais prático com o iPad na mão. E depois é só mandar por email.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados