Início » Ciência » Cientistas criam tinta que gera energia elétrica a partir da luz solar

Cientistas criam tinta que gera energia elétrica a partir da luz solar

Avatar Por

Capturar energia solar atualmente é uma tarefa bem simples: você instala os conhecidos painéis solares onde quer capturar, liga os fios nos lugares certos e espera o sol nascer para começar a eletrizante aventura. Mas se os cientistas da Universidade de Notre Dame continuarem com a sua pesquisa, no futuro o máximo que teremos que fazer é passar uma demão de tinta onde quisermos capturar luz para gerar energia.

Os cientistas, liderados pela dupla Prashant Kamat e John A. Zahm do departamento de Ciência em Química e Bioquímica da universidade, anunciaram essa semana o desenvolvimento de uma tinta especial capaz de capturar luz solar e transformá-la em energia. Eles conseguiram isso misturando nanopartículas de dióxido de titânio com sulfureto ou seleneto de cádmio, que são dois compostos que absorvem fótons. Eles aplicaram essa tinta em uma superfície transparente e condutora, expuseram ao sol e conseguiram, assim, obter eletricidade.

Só que ainda existem arestas a aparar, principalmente na questão da eficiência. Segundo os cientistas, eles só conseguem capturar e transformar em energia elétrica 1% da luz solar capturada. Em contraste, os painéis solares comuns conseguem de 10 a 15% de conversão. Mesmo assim, eles garantem que a fabricação da tinta é relativamente barata e poderia ser produzida em massa sem muitos problemas.

Outro detalhe é a combinação de cores. Eles conseguiram a melhor eficiência da conversão com uma combinação de elementos que gerou uma tinta marrom clara. Eu não tenho problema em ter uma casa dessa cor em troca de um desconto na conta de luz, mas entendo que existam pessoas que talvez não curtam a ideia de uma casa com cor de esgoto.

Ah, o nome da tinta é Sun-Believable. Não, não é brincadeira.

Com informações: Gizmag.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Natália Abitbol
Cor de esgoto? Achei bem bonitinho...
Ana Cristina Dos Santos de Paula
legal manda um pouco desta tinta para de ajudar na forma morro são Paulo
Alex Ribeiro
Foi exatamente o que pensaram os inventores do laser.
Marcelo
de nada serve
Marcos Porto
O problema ainda são as baterias. Elas ainda têm capacidade aquém do necessário.
@maisdetrinta
Apalpar as gostosas, ué?!
Danilo Dorgam
nesses caso usa energia eólica (energia do ventos) outra boa fonte de energia pura
@amsalau
Creio que energia solar seria uma das minhas últimas preocupações se isso durasse mais do que 5 ou 8 minutos.
allan
Só esperar o eclipse terminar XD
fabiano ?
Segundo profecias e escrituras, o sol vai se tornar negro e a escuridão vai tomar toda a terra. O que fazer nessas situações? kkkkk
@guirugui
Ué, pinta as telhas! Mais eficiente ainda!
Rafael Leite
Eu não vejo problema em pintar minha casa de marrom para produzir energia elétrica. Quero ver alguém convencer Roberto Carlos a fazer isso...
Yangm
"Capturar energia solar atualmente é uma tarefa bem simples: você instala os conhecidos painéis solares onde quer capturar, liga os fios nos lugares certos e espera o sol nascer para começar a eletrizante aventura." Eu coloquei na sessão da tarde por engano outra vez?