Lá na Alemanha, os chucrutes da Volkswagen (VW, para evitar de eu escrever o nome da empresa de forma errada) decidiram adotar uma nova política para a disponibilização de smartphones BlackBerry aos funcionários. Os recursos corporativos são habilitados meia hora antes do expediente começar e desligados meia hora depois que o expediente foi encerrado.

BlackBerry

A ideia é fazer com que os funcionários não fiquem mais tanto tempo vidrados na telinha dos BlackBerry. Segundo o site da Wired, nada menos de 1,1 mil empregados da companhia automobilística são afetados pela mudança. No entanto, são todos em cargos não-gerenciais. Imagino que os gerentes continuam sem restrições para uso do smartphone – é algo que a alta direção da VW espera deles.

Além de conscientizar os funcionários, o apagão de BlackBerry fora do expediente também se tornou uma mensagem para os chefes da VW. Esse pessoal que acha que pessoas em cargos inferiores estão disponíveis 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Nada mais absurdo do que pensar dessa forma. Funcionário tem horário para entrar e sair da empresa; a VW está reforçando isso (embora não seja uma iniciativa proativa, por assim dizer: uma espécie de sindicado precisou solicitar à Volks que adotasse a medida).

Nunca se trabalhou tanto. Com a telemática (telecomunicações e informática), qualquer boa alma tem a possibilidade de trabalhar de qualquer canto, desde que uma conexão esteja disponível. Perfeito para cortar os laços que obrigavam empregados a estarem sempre no escritório. Porém, tem a parte ruim: há quem pense que, com isso, o trabalho deve acontecer durante todo o dia. Nada mais errado.

Horários de trabalho nunca foram um problema para mim. De vez em quando, porém, pego-me desativando as notificações de email profissional nos gadgets durante o fim de semana para evitar aquela curiosidade que bate quando o som avisando sobre nova mensagem toca. Você dá uma olhadinha, aí responde, aproveita para ver outras mensagens… Quando percebe, passou uma hora trabalhando nos únicos dias que tem para si mesmo.

Trabalhar é importante, mas não é tudo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados