Volta e meia eu bato na tecla da conveniência que um produto ou serviço traz para seus usuários. Ao prover conveniência, a empresa fideliza o consumidor e garante os caraminguás do futuro – tende a ser assim. E o pessoal da Dropbox parece ter me ouvido (até parece!). Na mais recente atualização do software deles ainda em caráter de testes apareceu a função de fazer o upload automático de fotos. Não é feitiçaria, é tecnologia.

A Christina Warren do Mashable fez o teste: desativou a importação automática de fotos no Mac e plugou a câmera digital dela. Em seguida, a Dropbox apresentou uma mensagem perguntando se gostaria de fazer o envio automatizado das imagens para os servidores. O recurso é espertinho e pergunta inclusive se o usuário deseja que, nas próximas vezes em que o dispositivo for conectado ao computador, o upload não faça um questionamento sequer. Totalmente automático, portanto.

Tem certeza disso?

As imagens aparecem na pasta chamada de “Camera Uploads“, dentro do diretório da Dropbox no sistema operacional. Nada mais óbvio, tendo em vista que todos os arquivos sincronizados com os servidores da Dropbox têm que, num primeiro momento, estar nessa pasta – minha maior bronca com a Dropbox, embora existam formas de burlar a limitação e sincronizar qualquer pasta do computador com a nuvem.

Tal recurso claramente chega para fazer frente ao iCloud da Apple, cujo recurso de Photo Stream sincroniza as imagens entre os iDispositivos e o Mac ou computador com Windows.

Há limitações. O recurso não está disponível no OS X 10.4 nem no Linux. No Windows 7, depende de ativar a Dropbox entre as opções de Autoplay quando o usuário pluga o dispositivo na máquina. Para celulares Android há recomendação de espetar o smartphone/tablet como dispositivo de armazenamento de massa (emulando um pendrive). Também recomendam destravar o iPhone com senha antes de tentar fazer o upload automático das fotos feitas com o celular.

No fórum da Dropbox tem usuário reclamando que a empresa dá atenção para um recurso nativo do OS X enquanto esquece de adicionar funcionalidades exclusivas para quem paga pelo serviço. Como sempre, os reclamões mostram sua cara nessa hora. No entanto, eu pessoalmente acredito que a adição do recurso faz o maior sentido se a Dropbox pretende mesmo concorrer com o iCloud. Para usuários cativos do armazenamento na nuvem provido por eles há mais conveniência ao salvar o backup das fotos.

Entretanto, um risco apontado nos comentários do fórum é importante: de a cota de espaço no servidor estourar (são só 2 GB). Tem que ficar de olho nisso. Ou pagar 10 dólares mensais pelo plano com 50 GB.

Quer testar a versão de testes por sua conta e risco? Lá vão os links para download: Windows, OS X, Linux x86 e Linux x86_64.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados