Início » Computador » Thunderbolt chega aos PC com Windows em 2012

Thunderbolt chega aos PC com Windows em 2012

Padrão compreende transmissão de dados a incríveis 10 Gbps.

Avatar Por

A partir do ano que vem os futuros proprietários de computadores rodando Windows terão a chance de adotar o novo padrão para transmissão de dados em altíssima velocidade Thunderbolt. Há informações, verificadas pelo jornal DigiTimes, de que a Intel planeja iniciar a oferta da tecnologia por trás do padrão a partir de abril do ano que vem.

Com isso, o Thunderbolt deixa de ser quase que exclusividade dos Macs. A Apple não só ajudou no desenvolvimento da tecnologia como foi a primeira a adotar conectores de Thunderbolt na mais recente atualização em sua linha de computadores, ocorrida em fevereiro desse ano. Anteriormente a tecnologia era conhecida dentro da Intel como Light Peak. De olho nas datas do lançamentos dos Macs com Thunderbolt e a disponibilidade da tecnologia para a indústria dá para levantar suspeitas de que a Intel e a Apple fecharam um acordo de exclusividade durante um ano.

Thunderbolt num Mac

A Intel confirma apenas que o cronograma para Thunderbolt prevê máquinas rodando Windows 7 "no primeiro semestre" de 2012. Não falam nada relacionado ao mês de disponibilidade.

O DigiTimes relata que a Intel avisou num informe para fabricantes sobre a disponibilidade do Thunderbolt. Entre as empresas que supostamente lançariam computadores estão Asus, Acer, Sony e Gigabyte. A última estaria se preparando para entregar aos clientes placas-mãe compatíveis com a tecnologia.

O que o consumidor ganha ao optar pelo padrão Thunderbolt? Velocidade máxima de até 10 Gbps na troca de dados. Ideal para transmissão digital de áudio e vídeo em altíssima definição. Esse é o principal uso para o Thunderbolt previsto pelas empresas: substituir o HDMI ou pelo menos se apresentar como alternativa a ele.

Além de áudio e vídeo, o Thunderbolt também serve para transmissão de dados normais. Por exemplo, há dispositivos de armazenamento (como esse) capazes de seguir a velha técnica de RAID compatíveis com a tecnologia. Nesse caso funciona como um USB convencional – embora tenha o dobro do poder de transmissão de dados do USB 3.

O Tecnoblog publicou um extenso artigo explicando o Thunderbolt em detalhes. Recomendo a leitura.

Com informações: Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

notlaw

Viva á desinformação! Você não percebeu, mas também está "pagando de chato"... Não é porque os caras do blog não leem os comentários, que ele deve parar de postar isso, até porque não acompanho este site, e foi de útil informação. Não curte isso? Ignora, ou vai pagar de chato mais do que quem você critica.

Walton Vinicius
Viva á desinformação! Você não percebeu, mas também está "pagando de chato"... Não é porque os caras do blog não leem os comentários, que ele deve parar de postar isso, até porque não acompanho este site, e foi de útil informação. Não curte isso? Ignora, ou vai pagar de chato mais do que quem você critica.
Rodrigo Fogagnolo
Alguns? A Apple só tem um monitor, e é Thunderbolt. O anterior era DVI
Pedro Maich
Quando tenho a felicidade de ter um note com USB 3.0 eles inventam isso. Que chato =[
TatoGomes
Parabéns, Rede Globo. Por sua culpa, os caras do tecnoblog usam Gbps e não Gb/s. kkkkkkkkkkkk! A discussão está quase chegando nesse nível... Que brisa!
Ramon Melo
Olha a despolitização atacando de novo! Parabéns, Rede Globo, sua estratégia foi bem-sucedida!
@leozacche
É, inclusive alguns monitores da Apple são Thunderbolt, não são VGA nem DVI nem HDMI.
TatoGomes
Tudo bem. Mas você já discutiu isso aqui sabe-se lá quantas vezes e eles não mudaram. Essa forma é bem aceita popularmente, mesmo que não siga algum tipo de padrão.
TatoGomes
Nossa, do jeito que você falou parece que o que se está discutindo vai definir o futuro da nação... Baixem suas lanças e tochas! E aproveita e baixa a bola também...
C. Emanuel Laguna Jr
Blog sobre tecnologia deveria prezar por detalhes: se o texto é voltado para brasileiros, por que utilizar uma notação exclusivamente norte-americana ao invés das unidades de medida, símbolos e abreviaturas internacionais? :-| A função do jornalismo é repassar ao público, de forma honesta, as informações corretas. ;-)
hellitonsm
O thunderbot tambem fornece mais energia que o USB, só pra citar um exemplo podemos usar hd externo de 2tb sem uma fonte de alimentação externa.
@AntonioVeras
Pelo que eu entendi, supõem-se que a Intel e a Apple fizeram um acordo de exclusividade por um ano. Por este motivo houve manifestação negativa de haters da Apple, como diz o seu comentário. Mas cá entre nós, se continuasse só com a Apple, não deixaria de ser ridículo.
@AntonioVeras
Meu HD de 2TB encheu os olhos com essa notícia.
Ramon Melo
Reforço o pedido do Emanuel, Gbps não é unidade de velocidade de transferência de dados.
Ramon Melo
Já ouviu falar em "democracia"? É necessário persistência para se alcançar um objetivo dentro dela. Maldita juventude despolitizada que acha que defender um direito é "pagar de chato". Se não gostou, volta para o BBB.
Exibir mais comentários