Você deve lembrar que vira e mexe eu bato no ponto de que conveniência custa mais caro. A Verizon Wireless, operadora estadunidense, concorda comigo. Tanto que em janeiro eles planejam cobrar uma pequena taxa por mais uma comodidade para seus clientes. Quem quiser pagar a conta via internet ou por telefone terá que desembolsar dois dólares a mais para completar a operação.

A informação não foi confirmada oficialmente pela operadora, mas dois blogs americanos especializados em tecnologia reportam exatamente a mesma coisa.

Até agora, o assinante tinha as opções de pagar a conta pelo computador ou por telefone utilizando o cartão de crédito sem que lhe cobrassem um tostão a mais por isso. No documento vazado sobre o assunto há a data de 15/01 como início da cobrança pela conveniência de pagar a conta eletronicamente.

O curioso é que, em qualquer empresa que você vá, vão dizer que o pagamento pelo PC é muito mais vantajoso. Tem empresa brasileira inclusive abolindo o papel ou enviando a cobrança eletrônica ao mesmo tempo em que dispara a carta com os valores a serem pagos. Não sei em outras cidades, mas ficou comum em São Paulo cobrarem pela emissão do boleto bancário – tem operadora de banda larga e televisão por assinatura cobrando até R$ 10 pela comodidade (sim, TVA, estou falando de você).

Enquanto o mundo caminha para uma realidade com menos papel e menos transações realizadas fisicamente, a Verizon cobra uma taxa a mais dos consumidores que já estão no século 21. Quem não quiser desembolsar os dois dólares ainda tem a opção de retornar a cobrança para o quartel-general da operadora com o cheque no valor devido. Sim, ainda existe disso nos Estados Unidos. Eu nunca paguei uma conta desse jeito…

“Ah, mas são só dois dólares”, dirão alguns. Sim, o valor é pequeno. Porém despropositado também. Não deveriam cobrar por algo que não lhes custa nada a mais para manter.

Atualização em 30/12/2011 às 23h52

Depois de muito criticismo, a Verizon Wireless voltou atrás na decisão de cobrar a tarifinha para pagamentos digitais.

“A companhia tomou a decisão em resposta ao feedback dos consumidores sobre o plano, que foi pensado para melhorar a eficiência das transações. A companhia continua a encorajar os consumidores para que tirem proveito dos inúmeros métodos de pagamentos simples e convenientes que fornece.”

Finalmente bom senso. Antes tarde.

Com informações: Gizmodo e The New York Times

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados