Quem é leitor do TB provavelmente já viu por aqui alguns dos projetos do brasileiro Pedro Franceschi. Desenvolvedor para iOS, o garoto já foi parar no TEDx Sudeste, já deu palestras em eventos sobre programação aqui no Brasil e um dos seus aplicativos já foi destaque até na mídia internacional – e tudo antes dos 16 anos. Agora ele deve repetir a dose ao fazer o assistente virtual Siri entender português no iPhone 4S.

Ao ser lançado no Brasil o iPhone 4S não ofereceu nenhum suporte do Siri à nossa língua nativa – de fato, ele só está disponível em inglês, francês e alemão – e isso foi um dos pontos negativos que citei no review.

Mas Pedro conseguiu fazer com que ele entendesse português usando um método bem engenhoso: ele fez uso de APIs da Nuance, responsável por criar o aplicativo Dragon Dictation, que entende muito bem o português. A API entende o áudio em português e o transforma para texto. Depois a mágica do Pedro traduz o texto para inglês e o envia para os servidores da Apple, via proxy, traduzindo a resposta recebida de volta para o português.

Confira a demonstração no vídeo abaixo.

(Vídeo no YouTube)

Por enquanto Pedro diz que é só uma prova conceitual de que o método funciona e pode chegar em breve nos iPhones que têm suporte ao jailbreak (o iPhone 4S ainda está fora dessa lista – embora por ser um desenvolvedor, ele conseguiu implementar sua modificação sem jailbreak no aparelho). Mas devido à extrema complexidade dos algoritmos e cálculos envolvidos, ele ainda está pensando numa forma mais prática de lançar isso na web. Por enquanto você pode ler os detalhes mais técnicos de como ele conseguiu essa façanha no seu blog pessoal.

Ele garante desde já que isso poderia ser implementado pela Apple bem facilmente, já que o Siri ainda está em beta e ainda há espaço para testes. Ele também diz que o método foi desenvolvido à três cabeças – os amigos Micael Silva e Luiz Sardinha também participaram da brincadeira. Tudo em prol de fazer o assistente virtual entender o nosso nada complexo idioma.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados