Início » Celular » Como o Google conta os Androids?

Como o Google conta os Androids?

Por
8 anos atrás

Uma pergunta que de vez em quando nos circunda: como o Google faz o cálculo sobre o número de ativações de aparelhos Android no mundo? Nesse Natal existe a informação de que tanto o sistema deles como o iOS da Apple apresentaram números recordes. Contudo, ainda existe a dúvida sobre a forma como conduzem as estimativas.

Claro que a Apple não vai abrir essa informação. Até porque, no caso deles, a coisa é muito mais simples: um fabricante controla todo o processo. Ligou, conectou na internet, conta como uma ativação.

Galaxy Note: responsável por 1 milhão de ativações | Clique para ver maior

O The Verge, especializado em informática, foi atrás do Google para saber como as ativações são contadas. Pelo que descobriram, a ativação acontece quando o dono do aparelho – seja smartphone ou tablet – abre os serviços do Google pela primeira vez. Pode ser logo na inicialização do dispositivo ou quando abre o seu Gmail ou mesmo o Android Market. Feito o login nos serviços do Google, gira o contador de Androids no mundo.

Para não virar bagunça, cada aparelho tem apenas uma ativação. Se você vender o seu glorioso Xperia Play para outra pessoa, mesmo que faça o hard reset e remova todos os seus dados, quando o futuro proprietário entrar com dados de uma conta Google não vai contar como uma nova ativação.

No Google+ o Andy Rubin, chefe de Android no Google, explicou da seguinte forma: “Ativação significa que você vai até uma loja, compra um dispositivo, conecta ele a uma rede ao assinar um serviço de telefonia sem fio”.

Sendo assim, existe a suspeita de que aparelhos rodando Android em versões muito modificadas, como o Nook ou o Kindle Fire, não entram para a conta do Google.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.