Como escanear e digitalizar texto impresso no Google Lens

Google Lens permite digitalizar texto impresso com a câmera do celular, e envia para o computador com auxílio do Chrome

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano
Digitalizar texto impresso com Google Lens / Ana Marques / Tecnoblog

O Google Lens tem um recurso para escanear e digitalizar um texto impresso com auxílio da câmera do celular. A função requer integração com o Chrome para enviar o texto diretamente para o seu computador, e está disponível tanto no Android quanto no iOS – no sistema da Apple, o Lens é integrado ao app “Google”.

Ao contrário de apps como o Adobe Scan e CamScanner, o Lens não converte o texto em PDF automaticamente. O que o recurso faz é copiar o conteúdo para a área de transferência do seu computador, assim você pode colar o texto em campos próprios para isso – como no Word, Docs, barra de navegação do browser, WhatsApp Web e diversas outros programas.

Como escanear e digitalizar texto impresso no Google Lens

Ao escanear um texto impresso pelo Lens, é possível colá-lo no próprio celular ou no computador.

Importante: Para transferir para o computador, você deve fazer login no Chrome com a mesma conta Google cadastrada no Lens em seu smartphone.

  1. Faça o download do Google Lens na Play Store – alguns celulares já contam com o app instalado de fábrica – ou baixe o app “Google” no iPhone;
  2. Abra o aplicativo do Lens no Android (ou o app “Google”, no iOS, e depois clique no ícone do Lens na barra de busca);
  3. No Google Lens, selecione o modo “Texto”;
  4. Aponte para um texto impresso e aguarde o reconhecimento;
  5. Selecione a área que deseja copiar ou toque em “Selecionar tudo”;
    Digitalizar texto impresso com Google Lens
  6. Escolha entre “Copiar texto” para copiar o conteúdo selecionado para a área de transferência no seu celular; ou em “Copiar para o computador” para levar o texto a um PC;
  7. Agora, basta colar o texto normalmente em um campo apropriado no smartphone ou computador. No caso do exemplo acima, o texto copiado para o Google Docs ficou assim:
    Digitalizar texto impresso no Google Lens

Você também pode utilizar o recurso para digitalizar texto manuscrito. A dica, nesse caso, é tentar deixar a letra bem legível para evitar erros – o que pode ser difícil para quem tem uma caligrafia mais… rebuscada.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Lens na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados