A máxima “casa de ferreiro, espeto de pau” foi quebrada essa semana pelo Google quando a empresa decidiu punir a si mesma por práticas de SEO consideradas ilegítimas. O problema aconteceu quando uma agência chamada Unruly Media, contratada pelo Google, encomendou posts pagos sobre o Chrome para diversos blogs. Esses posts continham o aviso de que eram patrocinados, mas um item importante estava faltando: o atributo “rel=nofollow” nos links para o site do Chrome.

Esse atributo num link indica a robôs indexadores que as páginas não precisam ser indexadas, o que impede a mudança de ranking numa página de resultados. A consequência? O pagerank do site do Chrome será rebaixado durante 60 dias da busca do Google, que é a punição padrão que a empresa aplica quando detecta esse tipo de prática. Duvida? Veja abaixo a busca pelo browser no Google.

O Google disse que contratou agência responsável pela propaganda apenas para divulgar o vídeo do Chrome por meio de anúncios online, como banners e outros meios, mas não pagando por posts publicitários em blogs. De fato, um porta-voz da empresa disse explicitamente que eles evitam pagar a blogueiros para escrever sobre os produtos.

Ao que parece o Google está voltando às raízes e focando no seu mantra “Don’t be evil”. Resta eles aplicarem isso em outros setores também.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

NTIW Solutions

O próprio Google as vezes peca em algumas coisas. NTIW Solutions

Web Pixel
Que coisa, não? http://goo.gl/HI9WhS
Felipe Marinho
Aqui em casa o Chrome aparece em 4° lugar.. mas deve ser porque estou logado na minha conta +1 e acho que os resultados mudam. =/
Rafael
Essa atitude de ter contratado gente pra escrever artigos sobre qualquer M só pra criar ranking pro Chrome sendo isso completamente contra as boas práticas de SEO/ética?
Rafael
Você esqueceu um não no fim!
Loile
Na verdade, acho que é só pra camuflar a "googlepolização".
Willder
Don’t be evil? Esse é o slogan do Google? Dessa eu não sabia... Pena que so o fazem valer quando algo é publico, como esse caso...
John Paul Polles
Cada coisa q o google faz, q só vendo pra acreditar mesmo...
Guilherme
Legal ver que aqui no TB os comentários mostram que browser e SO o visitante utiliza. E que ninguém que comentou aqui usa o Internet Explorer :P
Kadu
As vezes não, vamos combinar...
othon
Não, o link que deve estar errado mesmo. Se pesquisar por "browser", verá que o Chrome não aparece realmente. https://www.google.com/search?q=browser
tchones
Aqui também. É, o Google não é tãaaao bonzinho quanto alguns pensam.....
Ramon Melo
O número de usuários do Opera vai triplicar! (de 10 para 30) \o/
Pedro Maich
Pelo que entendi é que a página Oficial do Chrome não está em primeiro lugar.
Guilherme
Respeito a sua opinião, mas pessoalmente acho o caso do Buscapé uma baboseira: **toda** coisa que você tenta buscar no Google oferece primeiro (via anúncios) o Buscapé **e** o Bondfaro. Se você procurar por "comparar preços", o Google Shopping sequer aparece. Independente de qualquer coisa o Google Shopping é uma droga se comparado ao Buscapé. Eles têm um produto melhor, têm melhor visibilidade, monopólio de mercado (quem usa o Google Shopping? E o UOL Ofertas?) e estão reclamando. Por mim, pagarão os advogados do Google.
Exibir mais comentários