Início » Celular » Galaxy S e Galaxy Tab não receberão Android 4.0 nem "value pack"

Galaxy S e Galaxy Tab não receberão Android 4.0 nem "value pack"

Lucas Braga Por

Após anunciar a não-atualização do Galaxy S e do Galaxy Tab original para o Android 4.0 (o Ice Cream Sandwich), a Samsung recebeu um feedback tão negativo dos consumidores que decidiu afirmar que poderia reconsiderar o que havia negado ou ainda lançar uma atualização parcial. O final da história é triste: a fabricante resolveu estagnar os aparelhos na versão 2.3 do Android mesmo.

Ice Cream Sandwich e Galaxy S: apenas por meios não-oficiais

O motivo é o mesmo que a empresa afirmou antes, segundo o Business Insider: por causa das limitações de hardware o Galaxy S e o Galaxy Tab original não podem receber a quarta versão do Android. Ainda assim, como dono de um Galaxy S, me permito questionar o porquê de uma custom ROM com o Ice Cream Sandwich funcionar melhor e de forma mais rápida no meu aparelho em relação a versão com Gingerbread - seja a instalação padrão da da Samsung ou em qualquer custom ROM disponível.

A lista de fabricantes que já tomaram atitudes assim, entretanto, não contém só o nome da Samsung. A Motorola, no lançamento do Dext, afirmou que esse modelo iria avançar em versões do Android, mas depois virou as costas e não atualizou o aparelho. A HTC é outra, atualizando os aparelhos em alguns países enquanto que em outros os mesmos modelos não recebem uma versão nova.

Trata-se de um problema sério causado pela descentralização da plataforma, já que cada fabricante faz o que bem entender - pois não há um controle do Google. Desse jeito, o que resta para quem não vê a hora de colocar as mãos no Ice Cream Sandwich é instalar uma custom ROM.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

liborio
É meus amigos, a sony não está no mercado para brincadeira não, comprem um "EXPERIA" e guardem o Samsung na gaveta, e se vc não o esquecer lá de vez, vc vai joga-lo fora sem se arrepender, pois doa-lo a alguém é prejudicar o mesmo.
Gino Cristiano
Eu tenho um Galaxy S I9000B e instalei uma ROM customizada do Android 4. Está funcionando perfeitamente apesar de não haver software de TV e alguns poucos aplicativos que utilizo não serem compatíveis aparentemente.
Marcio Neves Machado
Custom ROMs no Galaxy S brasileiro (com TV digital e rádio), funciona?
Rodrigo Fante
É o que digo, ele tem a beleza dos aplicativos e interface do iOS com uma liberdade de escolha de aparelhos oferecida pelo Android e sem a libertinagem do mesmo.
Rodrigo Fante
Um software que come memória não é necessariamente mais lento, vide Chrome x Firefox, nem necessariamente mais rápido, depende de muitos outros fatores.

Hoje, o iOS roda muito mais macio em hardwares inferiores por exemplo.
Rodrigo Fante
Mas no caso do iPhone desde que o robô chegou mais forte não baixo preço nenhum, pelo contrário, aumentou, não faz diferença nenhuma no preço, talvez faça, mas é aquilo, quem afirma que faz ou não é mãe Dinah.
tchones
E por um motor mais comilão de memória, tanto que está lado a lado com o Firefox. A única diferença é que o FF junta tudo num processo só, já o Chrome divide isso em inúmeras abas...
Guilherme macedo
Mas vá ver o código do Chrome... A cara pode até ser a mesma mas eles sempre mudam o motor por um mais potente...
JR
Eu, na minha ignorância,
não troco o Xperia por um Apple, de forma alguma...
nem por um Samsung...
@filipebd
E viva o Android e sua fragmentação.

Enquanto o Google e os fabricantes não entrarem em acordo com essas versões vai ficar complicado viu, não existe garantia nenhuma de atualização das versões do Android.
tchones
Perae, então o cara comprou um Galaxy Tab, algo que não custa muito barato, e não vai ter atualização por uma decisão da Samsung? E ainda tem que defenda essa marca........
tchones
Igual o Chrome. Troca o desenho de um botão e muda o número da versão. Não é a toa que o navegado ja está na versão 16 com a mesma cara da versão 1...
Luan
Em grande parte.
@guyilherme
Não troco meu Defy por nenhum iPhone... Interface já ta muito defasada... A cada versão do Android vemos mudanças reais e concretas no S.O., enquanto no iOS, mudam um ícone e já lançam como grande atualização....
Caio Alexandre
Resto na cadeia!11
@iJeanCarlos
@Scott Eu não uso e nunca usei de Jailbreak,porque todos os Aplicativos da App Store que eu uso,já bastam.
Mas existem sim pessoas que usam o Jailbreak para usar aplicativos que não foram aprovados pela Apple,e que são mais do que essenciais para elas,é por isso que o JailBreak foi criado,e a sua finalidade não foi para piratear Apps.

Ok...Seus amigos são um caso aparte.Mas tenha certeza de que milhares de pessoas que não se interessam por tecnologia,quando adquirem um SmartPhone e conhecem seus recursos,vão desejar atualizar.
Thiago Leite
O Androidzinho de jetpack na imagem do artigo (home) tá igual ao meme "Nothing to do here...". Bobo, mas eu ri.
Gabriel
Você é o primeiro que diz isso, até porque o Nexus S é bem similar em hardware e possui essa versão oficialmente.

Se o que você diz for verdade, o ICS não roda bem em um Galaxy S, temos um problema grave de desempenho que só está agravando com o tempo. Vamos precisar comprar um dual-core, no mínimo, para rodar o Android novo com fluidez? Otimização zero.
bmF
Você está mesmo tomando como base uma rom hackeada de uma versão beta do android? Sim, porque até pouco tempo todas as roms homebrew com ICS eram baseadas no código fonte que o Google liberou antes mesmo de lançar o Galaxy Nexus.

Se a linha Xperia atual da Sony tem hardware semelhante e vai receber o sanduíche de sorvete (processador ARMv7 de 1ghz, 512mb de ram, e vga até inferior à do SGS), a Samsung só não lança porque não tem interesse mesmo.
Scott
Em momento algum eu falei que o Android é mais fácil de usar. Disse que ele é mais acessível. Obviamente, um aparelho com Android pode ser muito mais barato que um iPhone.

Historicamente, as empresas vendem aparelhos sem atualização. Praticamente sempre foi assim. Eu mesmo tinha um Nokia E51, que rodava o "S60v3 Feature Pack 1" e nunca existiu uma atualização para o "S60v3 Feature Pack 2". Meu tio usa um Motorola A300 com Windows Mobile 6.1, e não faz ideia do que ele ganharia se houvesse atualização para o Windows Mobile 6.5. Tenho um amigo que está feliz com um Motorola Defy rodando Android 2.1, mesmo existindo atualização para o 2.2. Ele diz que tem medo de atualizar pelo programa da Motorola e que nem tem tantas vantagens assim.

Porque aparelhos com S40 continuam vendendo como água aqui no Brasil? Por que as empresas continuam investindo em sistemas operacionais proprietários utilizados em uma dúzia de modelos? Simples: para não se preocupar com atualizações. Os consumidores não se preocupam com isso. Pede pra um proprietário de Nokia série E ou N quantas vezes ele abriu o Ovi Suite pra atualizar o firmware. O modo como as empresas tratam o Android é o reflexo disso.

Esse pensamento de "preciso de atualização" é uma coisa de quem está ligado em tecnologia. Eu adoraria que as coisas fossem diferentes. Mas não é assim que funciona.

(off: dizer que usa jailbreak "porque tem aplicativos essenciais para seu uso" é o mesmo que dizer que baixa jogo pirata pra depois comprar o original. Nem 5% das pessoas fazem isso de verdade.)
bmF
Por essas e outras que continuei com a Sony... A linha Xperia de 2011 além de estar fantástica, ainda vai receber o ICS até o meio do ano.
Renan Ferrari
Sou proprietário de um Galaxy S e concordo com a postura da Samsung.
Ao contrário do que muitos dizem (inclusive o autor do post), o Galaxy S NÃO FICA BOM rodando o Android 4.0. Não adianta forçar, não fica legal. Nunca vi uma ROM sequer com todos os recursos funcionando perfeitamente no i9000B, que é a versão brasileira do Galaxy S.
@iJeanCarlos
E eu concordo com vc @LucasHerrera,e é por isso que eu APENAS citei a facilidade de uso como critério.
O preço no Brasil é mais do que um absurdo,ao meu ver querem restringir especialmente o iPhone a uma classe social,e a pessoa que não tem dinheiro,tem duas opções:Não ter,ou se atolar no parcelamento.
Se o preço dele fosse de 1,500 para o modelo de entrada de ultima geração,seria um preço bem mais em conta,e todos sairiam felizes no final,empresas e compradores.
@TatoGomes
Com certeza.

Já o próximo Tablet (caso eu tenha um próximo) eu tenho que pensar melhor...
@TatoGomes
Meu Galaxy Tab caminha a passos largos para se tornar uma "Smart TV portátil"...
Cássio
Eu não acho o android difícil de mexer... hoje em dia, para tudo na vida, basta saber ler...
Lucas Herrera
Facilidade de uso não quer dizer facilidade pra comprar né amigo.
Iphone começa a partir de R$ 2000,00. Não é todo mundo que pode pagar isso no celular né.
Cássio
em parte pequena...
Wanderson
Vergonha em Samsung.
Gaba
Eu moro no Brasil, e compro meus produtos no Brasil, portanto é o preço daqui que eu acabo pagando, e no caso do iPhone eu não pago mas nem que me sequestrem!!!
@iJeanCarlos
Se é por facilidade no uso,todos deveriam comprar gadgets da Apple.
Eu sei que muita gente não se preocupar com atualizações,mas pode ser de início,depois que essas pessoas começam a usar e conhecer os recursos,elas vão querer sim ter a mais recente atualização no seu aparelho.

E na sua questão pro Jailbreak,muita gente espera ele,porque tem aplicativos essenciais para seu uso,seja no trabalho,escola ou entretenimento,e que só pode ser encontrado fora da App Store.Não é por conta dos Aplicativos pirateados que existe o Jailbreak,só para deixar claro.
@franciscobrunos
O meu também, meu primeiro smart foi um galaxy 5, eu não digo que eu comprei digo que fui assaltado, outro que penso em ter e um iphone mas este você compra e vem uma faca de brinde, mas já usei e não arrependo
@iJeanCarlos
Quem disse isso cara,vc viveu em um futuro paralelo aonde só existe o iOS,para ver se o preço seria isso mesmo?
Alias,nem leve em comparação o Brasil nos preços,porque aqui até merda importada,o pessoal venderia pelo olho da cara!
Scott
Entendo seu ponto. Mas pede pra um leigo se ele sabe o que é atualização de software e o que ele ganha fazendo isso. Pessoas comuns querem aparelhos que funcionam e ponto. As empresas lançam aparelhos para a massa, e a massa não tá nem aí pra atualização. É triste mas é a verdade.

Só acho errado você dizer que "os users desse O.S Mobile gostam de baixar apps piratas". Nem tem apps pagos tão bons assim pro Android. Aliás, se fosse assim, usuários de iOS não ficariam tão loucos esperando uma nova forma de jailbreak só pra poder usar suas dezenas de apps de $0,99 USD pirateadas.
Random
soh pelo nome do cara, a credibilidade eh 0. "iJean" ateh ele eh um produto da apple. kkkkk
Gaba
Se não fosse esse robozinho verde que você tanto odeia, ainda teríamos que pagar 3400 no iPhone, ou viver com um SO do tipo S40...
@iJeanCarlos
Viu só o que acontece com a liberdade nessa área...Com a tal da "liberdade" donos de gadgets com Android,compram e não sabem se já vão morrer na praia com a próxima atualização,empresas lançam mais de 600 modelos de smartphones e tablets,deixando tudo isso mais louco ainda.
E o desenvolvedor,para qual aparelho com o Android ele vai desenvolver Aplicativos?...Com toda essa fragmentação deve ser uma zona que impera a anarquia,sem comentar que os users desse O.S Mobile gostam de baixar apps piratas.

"Mas e daí,tenho liberdade para fazer o que desejo." pensam os usuários de um robozinho verde,reflitam sobre o conceito de liberdade.
@iJeanCarlos
Calma...Calma...Amigo!
Gaba
o meu também!
Gaba
Vai sim...
Gaba
Eita macfag tosco...
Edwilson
Por isso e outros motivos que meu próximo smartphone será um Windows Phone. ;)
@GilmoreMi
Mas o Galaxy S 2 vai receber a atualização?
@geleierme
Acho que vergonha são as fabricantes, não?
Thiago Leite
Mas em parte ele tem razão.
@felipebruni
Macfags são meio cegos mesmo. Isso não tem nada a ver com a capacidade do Android, e sim com o fato das fabricantes fazerem o que bem entendem com os aparelhos.
David Kawakami
Mais um fanboy da Apple! :P
@iJeanCarlos
Acho que nem precisamos mais discutir qual é o melhor Sistema Operacional móvel,iOS e ponto final.
Android nunca deveria entrar nessa comparação com o iOS,quem sabe a Micro$oft lança algo que possa tentar competir(???),mas com certeza será melhor que o Android,ele é uma vergonha!
Yangm
Enquanto o Google não começar a atualizar todos os androids vai OTA, o negócio é custom ROM e não tem jeito mesmo.
Triste mas é a pura realidade.
Claudio H.
Cyanogen na veia!