Google quer padronizar a interface dos aplicativos no Android

Fabricantes terão que incluir tema Holo entre as opções para o proprietário escolher.

Lucas Braga
Por

Uma das principais – e melhores – novidades do Ice Cream Sandwich é a interface redesenhada, batizada de Holo. Dessa vez, o Google impôs uma condição aos fabricantes que adotam o Android Market em seus aparelhos: a interface padrão do Android deve ser disponibilizada para os aparelhos que possuem Android Market e o Android 4.

Holo: obrigatório nos aparelhos com Android Market, mas apenas por questões de desenvolvimento

Mas calma lá: a interface pura do Android estará disponível apenas por questões de desenvolvimento. Atualmente, não há um padrão de interface para os aplicativos Android. A partir de agora, o desenvolvedor poderá fazer aplicativos para a interface Holo, além de poder desenvolver uma versão específica para as versões customizadas pelas fabricantes.

Infelizmente, isso não significa que você poderá desfrutar da experiência pure Google em seu smartphone.

Isso, com certeza, facilitará a vida dos desenvolvedores: com um padrão a ser seguido, torna-se mais fácil criar um aplicativo tendo uma experiência de usuário como referência. O ideal, mesmo, seria que interfaces do tipo MotoblurTimescape ou TouchWiz cedessem seus lugares para a Holo.

O diretor de experiência do Android, Matias Duarte, disse não se incomodar com as costumizações feitas pelas fabricantes em seus aparelhos. Uma pena.

O Ice Cream Sandwich também conta com uma fonte exclusiva desenvolvida para a plataforma, a Roboto.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados