Início » Celular » Google quer padronizar a interface dos aplicativos no Android

Google quer padronizar a interface dos aplicativos no Android

Fabricantes terão que incluir tema Holo entre as opções para o proprietário escolher.

Lucas Braga Por

Uma das principais – e melhores – novidades do Ice Cream Sandwich é a interface redesenhada, batizada de Holo. Dessa vez, o Google impôs uma condição aos fabricantes que adotam o Android Market em seus aparelhos: a interface padrão do Android deve ser disponibilizada para os aparelhos que possuem Android Market e o Android 4.

Holo: obrigatório nos aparelhos com Android Market, mas apenas por questões de desenvolvimento

Mas calma lá: a interface pura do Android estará disponível apenas por questões de desenvolvimento. Atualmente, não há um padrão de interface para os aplicativos Android. A partir de agora, o desenvolvedor poderá fazer aplicativos para a interface Holo, além de poder desenvolver uma versão específica para as versões customizadas pelas fabricantes.

Infelizmente, isso não significa que você poderá desfrutar da experiência pure Google em seu smartphone.

Isso, com certeza, facilitará a vida dos desenvolvedores: com um padrão a ser seguido, torna-se mais fácil criar um aplicativo tendo uma experiência de usuário como referência. O ideal, mesmo, seria que interfaces do tipo MotoblurTimescape ou TouchWiz cedessem seus lugares para a Holo.

O diretor de experiência do Android, Matias Duarte, disse não se incomodar com as costumizações feitas pelas fabricantes em seus aparelhos. Uma pena.

O Ice Cream Sandwich também conta com uma fonte exclusiva desenvolvida para a plataforma, a Roboto.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
@iFag vivendo e aprendendo...
Rodrigo Fante
Perfeito, já disse isso em outro post e este é o motivo de eu não desenvolver para Android e sim para iOS, ou você limita seu público alvo a um nicho de aparelhos que podem rodar com qualidade seu aparelho(e aí não vale a pena o retorno), ou você faz para todo mundo nivelando a qualidade do app por baixo para rodar até em torradeira. Sim, essa liberdade é ótima para o usuário, não discuto, porém para desenvolvedor é desanimadora, principalmente para quem como eu faz tudo sozinho e não tem os recursos de uma grande desenvolvedora com uma equipe de dezenas de funcionários para portar e suportar cada aparelho com Android ou boa parte deles.
Rodrigo Fante
Por questões de usabilidade a padronização é necessária, diferente do que muita gente pensa, não é questão de ser apenas bonitinho.
@iJeanCarlos
@Yangm E eu achando que teu emprego era WebTroll.
Kadu
As operadores e fabricantes não deixam nem desinstalar o lixo que vem pré-instalado no celular (pra que diabos aquele Social Hub da Samsung e aquele monte de lixo da Vivo no meu aparelho?), imagina se vão me deixar desinstalar a interface customizada =(
Kadu
Se o diretor de experiência do Android não se incomoda com as customizações feitas pelas fabricantes na interface, ele certamente não usa Android O_O
Fernando
Acho importante a padronização das diretrizes de interface, pelos benefícios aos desenvolvedores e à experiência dos usuários.
Marcel Müller
Conrado: Windows e Mac OS têm sim uma padronização. É normal achar que não existe - sinal que a padronização torna-se invisível, natural aos olhos do usuário. É justamente essa a intenção das diretrizes: tornar as coisas naturais. Claro que você tem o direito de não gostar, mas esse tipo de estudo e prática não é perfumaria, isso é estudado desde que o homem começou a interagir com o computador. Esse tipo de coisa não é criada só pra agradar quem repara no design. É pra melhorar toda a experiência do usuário com o aparelho.
@TatoGomes
Acho que os apps do WP7 tem que seguir a interface Metro.
@TatoGomes
Com certeza! Os widgets também deveriam sofrer algum tipo de padronização. E para a interface, o Go Launcher é a minha salvação atualmente. Ao menos "camufla" a touchwis.
@trovalds
Tem gente que não entende a importância disso, principalmente quem não faz a mínima idéia o que é desenvolvimento de aplicações. Quanto menos padronização e mais segmentação tem a plataforma, mais caro é desenvolver pra ela. E esse custo afasta os pequenos desenvolvedores e potenciais aplicações que podem muito facilmente a serem os próximos "hits". O que sobra são os que tem cacife pra investir e acaba que o grosso dos bons apps fica na mão de meia dúzia de empresas.
Ramon Melo
As interfaces padrão são bem mais profundas que os launchers, é mais complicado que isso. E, sinceramente, muitas pessoas gostam da interface do fabricante, são só os geeks que reclamam disso. É até razoavelmente comum pessoas que preferem uma Samsung ou uma HTC só por causa da interface.
Ramon Melo
Android tem que comer muito feijão com arroz e bife para virar Linux, muito mesmo! Qualquer distro vagabunda de Linux para PC oferece 10 vezes mais liberdade de personalização do que as ROMs de fábrica dos Androids. As únicas características que o Android herdou do Linux foram o kernel (bastante modificado) e a comunidade, que vive à margem das versões "oficiais" e trava uma verdadeira batalha com certos fabricantes.
Yangm
http://i41.tinypic.com/alnod5.png Preciso desenhar mais? Sou webdesigner, percebo quando há 1 pixel fora do lugar mesmo em telas de alto dpi.
Conrado
O que eu to dizendo é que não acho que precise também ter a mesma moldura. PARA MIM está bom assim. Mas opinião cada um tem a sua...
Exibir mais comentários