Não importa se o seu futuro celular vai rodar sistema Symbian Belle ou Nokia Belle. Para ambos os casos (que na verdade são um só) a Nokia desenvolveu um aplicativo específico para funcionar como uma central veicular. O Nokia Car Mode traz as opções mais almejadas pelos motoristas no comando de um volante. Com interface touchscreen fica ainda melhor.

O aplicativo foi demonstrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt em setembro de 2011, mas somente agora o Nokia Car Mode dá as caras na loja da Nokia para download imediato. E o mais importante: download gratuito, como a Nokia tem a tradição de oferecer para soluções de software próprias.

O Car Mode da Nokia tem acesso rápido a funções de telefonia, entretenimento (leia-se música) e direção. Na mais importante delas, a direção, dá para acionar o GPS do aparelho e conectá-lo ao sistema de som do veículo para ouvir instruções de direção e, ao mesmo tempo, desfrutar aquele som que você tanto gosta. Para tanto, o veículo deve ter conectividade pelo padrão MirrorLink, uma novidade que a Nokia e outras empresas apóiam. Essa versão do software custa 20 dólares na loja deles.

De acordo com a empresa, usar o Nokia Car Mode faz com que as distrações para o motorista sejam menores. Pelo que eu sei, o Google também oferece algo semelhante no Android – um módulo automotivo com acesso a recursos básicos do aparelho. Não sei dizer se o iPhone oferece recurso similar nativamente.

A Nokia prometeu que o aplicativo chega numa versão específica para o Nokia N9 (leia o review do Tecnoblog escrito por mim), que roda MeeGo, em breve.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados