Reset: apaga tudo, mesmo | Clique para ampliar (Crédito: Microsoft)

O Windows já oferece há algum tempo a opção de restauração para um ponto anterior em que aplicativos não estavam presentes ou em pontos antes de uma instalação de um driver, por exemplo. Mas no Windows 8 a Microsoft vai oferecer duas novas opções, chamadas Refresh e Reset, que são bem diferentes da opção de restauração – uma delas é bem parecida com a opção de restauração de fábrica que está presente na maioria, senão todos, dos celulares atuais.

A opção de Reset vai fazer o Windows começar do zero: ela remove todos os dados pessoais, muda todas as configurações para o padrão e reinstala o sistema. Dentro dessa opção é possível fazer duas escolhas: remover os dados por completo (mais demorado) ou apenas apagar os dados de forma rápida (de forma que eles possam ser recuperados por alguma pessoa com as ferramentas certas). Ela serve para ser usada quando você não tiver muito apego aos seus dados ou já tiver feito um backup e quiser passar o computador para a frente.

Refresh: deixa tudo limpo mas não apaga dados | Clique para ampliar (Crédito: Microsoft)

Já a opção Refresh mantém todos os dados, aplicativos e configurações mas faz uma reinstalação do sistema. Essa segunda opção deve servir para quem notou algum problema ou está insatisfeito com uma possível lentidão, marca registrada de instalações antigas do Windows. Ou também para pessoas que querem reinstalar o sistema mas não têm um HD externo para fazer backup.

Os detalhes ainda mais detalhados (!) dessas opções estão disponíveis no blog oficial da equipe responsável por construir o Windows 8. Lá também já foi detalhado no passado a nova instalação do Windows 8, que deve seguir um esquema mais simples do que as várias telas existentes nos sistemas anteriores, então é natural que os demais processos sigam a mesma ideologia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados