No fim da tarde dessa terça-feira (3) começou mais uma história que retrata as inconsistências e arbitrariedades do processo de aprovação de aplicativos para a App Store, a loja online de aplicativos para iPhone/iPod Touc da Apple, controlada com mãos de ferro pela empresa.

Dessa vez a vítima foi a Macworld, revista especializada nos produtos da Apple. A versão para iPhone de seu livro iPhone Superguide foi rejeitada. Jason Snell, editor-chefe da publicação, explica em seu twitter a razão: o aplicativo continha a palavra “iPhone”.

Aparentemente a Apple não permite que se utilize o nome iPhone no título dos aplicativos ou em seus ícones. Isso é até compreensível, mas para um livro sobre o próprio iPhone seria de se esperar que houvesse uma exceção.

Só para piorar, notou-se que com o livro do colunista do New York Times, David Pogue, a Apple não pareceu se importar com o uso da palavra no título e no ícone. Vejam abaixo:

iPhone The Missing Manual

Na sequência, Jason Snell, carregado de ironia, sugeriu que poderia mudar o título para “Superguia da Macworld para o produto que você está segurando nesse exato momento”.

Cerca de quatro horas depois, Snell recebeu uma ligação de um representante da Apple insistindo que tudo não havia passado de um mal-entendido por parte da empresa. O aplicativo foi submetido novamente ao crivo da Apple e, em tempo recorde de 3 horas, Snell recebeu a notícia de que o aplicativo havia sido revisado e aprovado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados