Durante a coletiva de imprensa que precede a CES 2012, evento que acontece em Las Vegas, EUA, a LG apresentou um novo smartphone que tem tudo para agradar consumidores em busca da melhor qualidade em imagem. o LG Spectrum, oferecido em parceria com a operadora estadunidense Verizon Wireless. Por que a Verizon? Por que o aparelho tem suporte à rede LTE, forma como o 4G é chamado lá nos Estados Unidos (para simplificar a questão).

Mais: Acompanhe as principais notícias da CES 2012

O LG Spectrum conta com processador Scorpion dual-core de 1,5 GHz baseado em um modelo do chipset Snapdragon da Qualcomm. Para completar temos uma GPU Adreno 220 e mais 1 GB de memória RAM. Até aí, nada mal.

LG Spectrum

Mas o destaque do Spectrum fica por conta de seu visor baseado na tecnologia de IPS, uma forma de trabalhar com o LCD que, de acordo com a fabricante, traz o melhor que se pode esperar de vídeos em alta definição (estamos falando de 720 pixels). A LG diz que o IPS oferece mais brilho do que o AMOLED tão defendido por outras companhias, sabidamente a Samsung.

São 4,5 polegadas de visor, provavelmente um dos maiores disponíveis no mercado. A resolução da tela é de 720×1280 pixels, resultando em aproximadamente 326 pixels por polegada. Para tirar proveito da resolução e da tecnologia do visor, a fabricante coreana fechou uma parceria com a ESPN dos Estados Unidos para que o aplicativo do programa SportsCenter venha de fábrica no Spectrum com vídeo em HD ativado.

Disputas de padrão de tecnologia à parte, voltemos aos atributos do Spectrum. Também dá para contar com câmera traseira de 8 megapixels (nenhuma informação sobre a parte ótica até o momento) e câmera frontal de modesto 1,3 megapixel. A primeira grava vídeo em 1080p.

Como não existe produto baseado apenas em hardware, temos que falar do software: o Spectrum roda Android 2.3 Gingerbread. Sim, uma versão já antiga do sistema do Google (ou capitaneado pelo Google, como preferir). Pelo menos a LG promete que haverá atualização para o Ice Cream Sandwich assim que for possível. Os consumidores não ficarão desassistidos.

O Spectrum chega ao mercado em 19 de janeiro pela Verizon ao preço de 200 dólares desde que o cliente tope assinar um contrato básico de dois (2!) anos.

Com informações: CNET News

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Aroldo Luiz
Este é um ótimo aparelho, e se por um acaso você estiver escolhendo um aparelho novo, este é o celular, ele é mais econômico em relação a energia pois sua tela é de Amoled, que consome pouquíssima energia e você terá mais tempo para conversação.
Ramon Melo
Meu caro, já estava satisfeito antes, porque já havia percebido que você não entende do assunto. Repetir o que já foi dito não é adicionar argumentos, by the way. O ClearBack melhora sensivelmente o contraste e o ângulo de visão da imagem. A simples presença do vidro polarizado sobre a tela faz com que um AMOLED comum, sem nenhum melhoramento adicional, se torne superior ao Super AMOLED da Samsung presente no Galaxy S. É bem fácil de entender: o AMOLED tem um contraste infinito teórico. Na prática, o vidro por cima da tela reflete parcialmente a luz do ambiente, de forma que mesmo os tons pretos emitam um mínimo de luminosidade. A função do ClearBlack é justamente evitar esses reflexos, fazendo com que o AMOLED ofereça pretos mais escuros e, por consequência, contraste superior. O ClearBlack também impede os reflexos não-verticais que costumam ser vistos quando a pessoa não está olhando diretamente de frente para a tela. Logo, a imagem produzida por uma linha de visão aguda é mais nítida, o que melhora o ângulo de visão. Se você pretendia falar sobre brilho, nitidez e ângulo de visão, não deveria comparar tecnologias e sim telas, já que telas com a mesma tecnologia podem apresentar variações imensas nesses fatores. Você, por exemplo, disse que o "IPS LCD é superior que a AMOLED, no brilho e no angulo de visão", o que não é exatamente verdade, já que o Nokia X7 (que é AMOLED) é bem mais brilhante que os IPSs mais famosos, como o do iPhone, por exemplo. O ângulo de visão dos AMOLEDs também é idêntico ao dos IPSs, senão superior. É claro que você não precisa acreditar em mim, se não quiser. Se tiver interesse em saber mais sobre o assunto: recomendo procurar conhecer os aparelhos pessoalmente e ler mais sobre o assunto. O GSM Arena fez um resumo bastante completo sobre telas de celulares: http://www.gsmarena.com/display_shootout-review-541.php
@oroshy
Não cara, não vale a pena nem comentar o que você disse ai em cima, é pura perca de tempo, quanto você vê que a disculsão não vai chegar a lugar nenhum, você para e vai pra outra. Você quer tanto que eu comente? Pois eu vou comentar! Parte essencial de uma tela é o que faz ela funcionar, gerar imagem! Logo Gorilla Glass, e Clear Black não são partes essenciais (Ponto Final!). Sim, a Nokia é a única que usa o Clear Black! E está errado como você citou: "Clear Black LCD". A Nokia usa o Clear Black em telas AMOLED. Seria aceitavel algo como: "Clear Black AMOLED display" ao algo do genero. Cara, por favor leia o meu primeiro comentario lá em cima que eu fiz em resposta ao usuário Gildenison. Lê de que tela eu estava falando. Sim! Eu estava falando da tela IPS LCD, e não da AH-IPS. Se fosse da AH-IPS eu mudaria o meu jeito que eu comentei lá em cima, pois se fosse para fazer comparações de telas como a AH-IPS não faria sentido sitar S-LCD e nem AMOLED. Eu citaria telas como: Reality Display Mobile Bravia, e Super AMOLED. Satisfeito?
Ramon Melo
Cuidado, temos um ~badass sem argumentos~ aqui!
@oroshy
Mermão, o Away diria que você está defecando pelo teclado! Não vou me dar ao luxo de comentar. :)
Ramon Melo
Ah é, ClearBack é tecnologia de que, então? Vaso sanitário? Só porque ela não produz imagem, não significa que não seja parte essencial da tela. Assim como o Gorilla Glass, o ClearBack foi desenvolvido para TELAS e provoca efeitos que o tornam especial. Considerando que a Nokia é a única que usa a tecnologia e ela só a aplica em telas AMOLED, não faz sentido falar de ClearBlack LCD. E sim, estamos falando sim da tela do Spectrum, que é AH-IPS, a mesma empregada no Nitro HD. Inclusive, se você tivesse usado o Google de verdade (e não apenas para recitar siglas, como se isso demonstrasse algum conhecimento), teria descoberto que o Spectrum é a versão CDMA do Nitro HD.
@oroshy
Não estamos falando de AH-IPS e sim de IPS LCD. Clear Black não é uma tecnologia de telas como o S-LCD e o AMOLED, o Clear Black poderia ser implementado tanto em uma S-LCD quando em uma AMOLED, por exemplo, os Nokias usam Clear Black em uma tela AMOLED. Como disse a discussão era em torno das IPS LCD e não das AH-IPS. *Clear Black - É uma tecnologia que pode ser usada em qualquer tela: S-LCD, IPS LCD, AMOLED... *AH-IPS: Advanced High-Performance In-Plane Switching (Que foi lançado bem depois da Super AMOLED). E se for pra falar de telas de verdade, levar o papo a um outro nível, teriamos que falar de todas as tecnologias, de TFT à Reality Display Bravia Mobile. E isso é uma coisa que eu não quero fazer xD
Ramon Melo
A Qualcomm diz que ela aguenta 3D estereoscópico em Full HD. Não me parece tão ruim assim não.
Ramon Melo
Varia de aparelho para aparelho. O Optimus Black (IPS) é tão brilhante quanto o Nokia C6-01 (ClearBlack AMOLED). Já o Optimus 2X é mais escuro, não chega nem perto da mesma iluminação.
Ramon Melo
S-LCD (ou Super LCD) é uma bosta perto da AH-IPS da LG, da Retina da Apple, da ClearBlack da Nokia e da Super AMOLED da Samsung. A Samsung inventou isso para lidar com a falta de telas AMOLED (problemas na produção e demanda altíssima). Simplificando muito, AH-IPS e a Retina são muito parecidas entre si. A da LG é maior e tem mais pixels, a da Apple consome muito menos energia.O LG Nitro HD, um dos primeiros a terem AH-IPS, tem uma das piores autonomias de bateria já vistas entre os smartphones. A combinação com o Android devora a bateria em pouquíssimas horas de uso. A principal diferença para o SuperAMOLED é o contraste, muito mais alto nos aparelhos da Samsung. Uma coisa interessante é que essa tela gasta energia de acordo com o que é exibido, ao contrário dos LCDs que não variam muito com o uso. Então, assistir vídeos costuma gastar menos energia (pela imagem ser mais escura) e navegar pela web gasta muito mais (por causa do fundo branco). Lógico que, se você for leigo, a diferença vai ser... nenhuma. Acima de 300 dpi, só olhos muito treinados percebem alguma diferença.
Ramon Melo
Se você considera uma tela com quase o dobro de pixels a "mesma", então é sim.
@lucasbgp
Forte concorrente pro iPhone 4S e Galaxy S II. Todos os três tem hardware muito semelhante. Acho o preço desse novo LG justo, comparado à concorrência (Mais justo ainda se todos os três fossem mais baratos). Esse LG até ganha do Galaxy S II no processador - 1,2 GHz contra 1,5 GHz. Ambos com 1GB de RAM, câmera de 8MP...
Rafael Reis
Os displays do iPhone são IPS desde o iPhone 4....
@oroshy
Sim, IPS LCD é superior que a AMOLED, no brilho e no angulo de visão. Já a Super AMOLED supera a S-LCD e a IPS LCD. Diferença minima, mas a Super AMOLED é superior. Não sei se a LG criou uma nova tecnologia ou melhorou a do IPS, mas até onde eu lembro era isso.
@mos_axz
Eu quero. Mas o preço parece ser o mesmo do Iphone(se não me engano é 199$ pela at&t) o que faz me desanimar muito...
Exibir mais comentários