Nokia Lumia 900, o Windows Phone com 4G

Smartphone tem visor AMOLED de 4,3 polegadas e câmera traseira de 8 megapixels.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Windows Phone 7.5 “Mango” com hardware da Nokia e preparado para surfar na internet em alta velocidade graças ao suporte à LTE (o 4G nos Estados Unidos). Com esses atributos, a fabricante finlandesa mostrou hoje em coletiva de imprensa que precede a CES 2012 o Lumia 900. Ele era mais do que esperado e agora o smartphone dá a cara a tapa pela primeira vez.

Lumia 900

Sem enrolação, os atributos da belezinha: processador Snapdragon  de 1,4 GHz, 512 MB de memória RAM, câmera Carl Zeiss de 8 megapixels com abertura de F2.2 e distância focal de 28 mm.

Para completar, um visor bastante amplo com 4,3  polegadas de diagonal em AMOLED e resolução de 800×480 pixels. Em termos de gravação de vídeo, o aparelho captura imagens em 720p à taxa de 30 quadros por segundo. Esse é o primeiro Lumia com uma câmera frontal, de 1,3 megapixels, para que o consumidor faça vídeo-chamadas com mais tranquilidade. Se bem me lembro, a Nokia disse que “não teve tempo” de incluir o recurso nos outros celulares da família — dessa vez não faltou tempo, felizmente.

Como no Lumia 800 e no Lumia 710, o recém-chegado Lumia 900 roda Windows Phone, o sistema operacional da Microsoft. No entanto, ele traz algumas funcionalidades próprias, como o aplicativo Nokia Drive, que permite ter instruções de viagem passo a passo graças ao banco de dados da Navteq, empresa de localização que a fabricante finlandesa adquiriu tem tempo. O Lumia 900 também tem “conteúdo exclusivo” da ESPN, CNN, Univisión (rede de televisão que transmite em espanhol) e EA.

O Lumia 900 foi apresentado ao mercado em parceria com a operadora estadunidense AT&T. Acho que é a primeira vez entre os grandes lançamentos de segunda-feira em que a AT&T aparece com destaque — nos demais, como o LG Spectrum ou o Droid 4 foi a Verizon Wireless quem apareceu de coadjuvante. Em tese o LTE, o 4G adotado nos Estados Unidos, permite download de até 50 Mbps. Isso se a rede da operadora aguentar a velocidade.

De acordo com a Nokia, o Lumia 900 é feito em policarbonato de corpo único, com design similar ao do Nokia N9 (smartphone com MeeGo cujo review nós publicamos tem pouquíssimo tempo). A bateria de 1.840 mAH, segundo a fabricante, garante 7 horas de conversação ou até 300 horas em modo de espera. (Eu ia inserir aqui uma referência às promessas de duração de bateria da Apple, mas melhor deixar quieto para não ser acusado de macfag)

Como outros Windows Phones, esse Lumia tem armazenamento interno de 16 GB sem possibilidade de expansão. A Nokia lembra que existe o aplicativo de SkyDrive, a nuvem da Microsoft, para fazer backup de até 25 GB.

Atualizado às 22h25.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados