O programa de desenvolvimento rápido que a Mozilla tem imposto ao Firefox para enfrentar a concorrência do Chrome pode ter caído no gosto de diversos entusiastas do programa do ursinho panda. Mas como é impossível agradar a todos, a medida não foi bem aceita em grandes empresas e entidades de ensino, que geralmente são cautelosas, certificando programas antes de distribuí-los em todas as máquinas.

De olho nesta importante fatia de mercado a fundação Mozilla anunciou nesta terça-feira o lançamento Firefox com Suporte Extendido – ou ERS, em inglês. Essa versão do navegador será atualizada a cada 42 semanas e contará com suporte adicional de mais 12 semanas, fazendo com que cada uma delas tenha validade de um ano. Em contrapartida, a versão “civil” do Firefox é atualizada em períodos que variam de seis a 16 semanas e o suporte de cada geração agora é encerrado assim que uma nova é lançada.

Firefox 9, a versão civil

Ao contrário do Firefox comum, os ESR receberão apenas atualizações de segurança, e serão identificados com números decimais, como 10.1, 10.2 e assim adiante, repetindo a fórmula usada antes da implementação do ciclo de desenvolvimento rápido.

“Nossa meta com o Firefox ESR é tornar a internet mais simples para empresas, organizações, instituições públicas e organizações que precisam gerenciar um grande número de sistemas em suas redes” afirma a Mozilla. Com o novo programa, a empresa pretende aumentar sua popularidade no mundo corporativo e tentar recuperar um pouco da audiência perdida para o Chrome nos últimos tempos.

Aos interessados, a versão ESR do navegador deverá chegar no dia 31 de janeiro, junto do Firefox 10 para o resto de nós.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados