Início » Web » Bloqueie o Big Brother no seu Twitter e Facebook

Bloqueie o Big Brother no seu Twitter e Facebook

Dicas para remover atualizações sobre o BBB no Twitter e Facebook para quem usa Chrome e Firefox.

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

“Nossos heróis”, diria o Bial

Pode entrar, fique à vontade e que tal dar aquela espiadinha básica? Não gostou da ideia? É, um monte de gente nos tubos da internet também evita ao máximo o contato com o Big Brother Brasil, reality show da TV Globo que estreou na noite de terça-feira.

Com a estreia do reality os sites sociais ficam repletos de comentário sobre o que acontece com o tal do BBB 12, para desespero de quem vê no programa um desserviço à inteligência humana. Como há de se respeitar a liberdade de expressão e o direito que cada um tem de assistir o que bem quiser na tevê, a melhor forma de evitar o contato com a nave BBB é filtrando o conteúdo relacionado a ela. Como? Eu te mostro.

Antes de mais nada, o funcionamento da coisa: na maioria dos casos você terá que adicionar os termos que de alguma forma fazem menção ao BBB. Eu sugiro que você considere colocar os seguintes termos nos softwares dos quais eu vou falar.

  • O programa: “BBB”, “Big Brother Brasil”, “Big Brother”, “BigBrother”.
  • Termos afins: “paredão”, “eliminação”, “prova do anjo”, “prova do líder”, “Big Fone”.
  • Gente envolvida: “Pedro Bial”, “Bial”, “Boninho”.

Claro que alguns termos são mais genéricos, como “eliminação”, e podem fazer toda a diferença se estiver ativado em época de eliminatórias da Copa do Mundo. Dito isso, vamos às dicas de software para extinguir o Big Brother da sua máquina.

Google Chrome

Open Tweet Filter no Chrome

A extensão Open Tweet Filter faz o serviço sujo. Depois de instalar, abra o Twitter na web e clique no botão “Filter” que apareceu lá no topo. Em seguida, adicione os termos da lista acima que achar mais convenientes e depois veja a mágica acontecer. Tem até um bloco na barra lateral do microblog informando quantos tweets e de que arrobas foram suprimidos.

No BBB: criação de um brasileiro

Outra extensão bacana é a No BBB, criada pelo especialista em sistemas Luís Coimbra (site dele), morador de Sorocaba (SP). O Luís me explicou que não tem ódio nem nada do tipo com relação ao programa. Porém, enxergou que muita gente nutre o sentimento pelo BBB e daí veio a ideia da extensão. Filtra os termos “BBB”, “Big Brother” e “Big Brother” somente, sendo uma opção rápida porém talvez menos eficaz do que instalar o filtro manual no seu navegador.

Nos testes que eu fiz a extensão No BBB funcionou corretamente no Facebook mas deixou a desejar no Twitter.

Mozilla Firefox

Feed Filter em funcionamento

Um bom complemento para o Firefox que bloqueia atualizações sobre o Big Brother se chama Feed Filter. Download gratuito e cheio de recurso, serve como ferramenta para definir quais termos relacionados ao programa da Globo devem entrar na lista negra. Funcionou perfeitamente nos meus testes.

Ainda não encontrei uma boa ferramenta para filtar referências ao BBB no Twitter para quem utiliza o Firefox. Quem quiser pode testar o Tweetfilter, que promete funcionar em FF, Chrome, Opera, Safari e Internet Explorer. Eu tentei usá-lo no navegador da raposa (ou quase isso) mas não deu certo.

Por fim, uma observação importante: cada um é livre para instalar o software que quiser no computador e filtrar o que quiser nas redes sociais. Ao escrever esse artigo, nem eu nem o TB estamos dizendo que odiamos o Big Brother. Apenas ensinamos a forma de filtrá-lo para quem quiser fazê-lo, ok?