Início » Telecomunicações » Jornal da Globo mostra que ainda estamos longe do 4G

Jornal da Globo mostra que ainda estamos longe do 4G

Reportagem com alguns deslizes compara conexão daqui com a oferecida nos Estados Unidos e no Japão.

Avatar Por

Na madrugada de terça para quarta-feira foi ao ar uma reportagem no Jornal da Globo que evidencia os anos-luz de distância entre a rede de dados que nós temos cá no Brasil com o que os consumidores já têm nos Estados Unidos e no Japão. Sim, sim, os dois países são mercados desenvolvidos em que as operadoras investem os bilhões necessários.

Ainda assim, o vídeo serviu para nos deixar com água na boca. A qualidade da imagem está baixa, por momentos o áudio sai de sincronização e não foi publicado em uma conta da Globo no YouTube, mas é o que temos para agora. Assista.


(Vídeo da Globo.com)

Há algumas incongruências na reportagem exibida pela TV Globo. Mesmo se tratando de um telejornal para um público diferenciado, nem sempre especializado em tecnologia – nem com interesse em se especializar, devo dizer –, não dá para acreditar que mostraram ali um iPhone 4S como sinônimo de dispositivo compatível com o LTE. Não é.

Nos testes feitos pelo Jorge Pontual nos Estados Unidos, um tablet conectado aparentemente à rede da operadora Sprint apresentou velocidade de mais de 10 Mbps (o certo são megabits por segundo, embora o repórter tenha dito megabytes por segundo no LTE). Já no 3,5 (presumindo que seja o padrão HSDPA ou HSUPA) a velocidade máxima foi de 370 kbps.

Portando uma conexão Wi-Fi ligada no 4G, um transeunte conseguiu baixar uma foto em "apenas 20 segundos" e outro copiou um podcast para o celular "em apenas 1 minuto". Não dá para saber o tamanho dos arquivos, mas as pessoas que colaboraram para a reportagem parecem realmente impressionadas com o que presumimos ser o LTE.

Outro repórter no Japão conseguiu transmitir vídeo do celular para um computador na afiliada da emissora sem perda de conexão.

O nosso intrépido tecnoblogger Lucas Braga fez uma listinha básica dos padrões considerados como 3G, como 3,5G e como 4G, bem como as respectivas velocidades de download (prometidas, veja bem). Vou te dizer que eu não sabia de todas as gerações da banda larga móvel.

  • 2G — GSM. Conexão via CSD ou HS-CSD (até 38 kbps).
  • 2,5G — GPRS (até 114 kbps).
  • 2,75G — EDGE (até 236,8 kbps).
  • 3G — WCDMA (até 384 kbps).
  • 3,5G — HSDPA (até 7,2 Mbps de download e 384 kbps de upload) e HSUPA (até 7,2 Mbps/5,8 Mbps).
  • 3,75G — HSPA (até 14,4 Mbps/5,8 Mbps) e HSPA+ de única portadora (até 21 Mbps/5,8 Mbps).
  • 4G — HSPA+ de duas ou mais portadoras (até 42 Mbps/11,4 Mbps). Em tese pode chegar até 168 Mbps.

Por enquanto ficamos com o HSPA+, considerado parte do 3,75, oferecido pela Claro e Vivo. A TIM anunciou o HSPA+ de única portadora mas ainda não entrou em operação. Oi e CTBC preparam as redes para a tecnologia. A única empresa que oferece LTE de fato é a Sky em Brasília, porém para banda larga fixa — eles não oferecem com mobilidade.

Mesmo com todos os pequenos deslizes que a reportagem comete, uma coisa continua certa: estamos longe de ter o 4G por aqui. A Anatel, agência reguladora de telecomunicações, ainda não fez o leilão das frequências para que a rede móvel com a tecnologia entre em operação. Deve acontecer ainda nesse ano — antes tarde do que nunca.

A propósito. Até onde eu sei não existe pronúncia correta para "tablet". Tem quem fale como no inglês, porém também já vi executivo de operadora dizendo "tablete" em bom português.

Colaborou: Lucas Braga.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kamilla
Aqui na Europa- Italia a rede 4G è uma maravilha..Como Sempre o Brasil fica sempre pra tras em todos os sentidos!!!
Guérman
Trabalho na área de telecomunicação (Ericsson/VIVO). 3G WCDMA, 3,5G HSDPA e HSUPA, 3,75G HSPA e HSPA+. Nos testes que realizo dificilmente consigo as velocidades padrão para esta tecnologia. Deixando claro que os equipamentos que as operadoras usam são de ponta, o problema está na transmissão, é necessário muitos investimentos para que nos brasileiros tenhamos uma internet de qualidade.
Pedro Maich
As siglas são usadas amplamente? Pergunto pois fui no site da Nokia e nas descrições do N9 a rede mais 'potente' é a chamada HSUPA, 3,5G. Isso significa que não há ainda aparelhos com 4G, supondo o N9 o top de linha da Nokia no Brasil?
Yangm
Vou tentar ultrapassar esse limite aqui e depois te digo se reduziram ou não (provavelmente não).
@oroshy
Tem sim é: 80GB, mas sempre passa e eles não reduzem a conexão, se sim eu nunca percebi.
Yangm
Na verdade temos sim, e ela é de uns 20Gb se não me engano. Mas a NET se esquece de diminuir a velocidade, tanto que baixo mais de 50Gb por mês...
@oroshy
Eu tenho NET tbm, 10Mb tbm, em casa. Não tenho franquia ~.
E eu tenho 1Mb de 3g vivo no meu celular. Tenho franquia 1GB.

;)
Yangm
Não, você não entendeu. Eu pago por 10Mb/s n minha conexão ADSL e quando há instabilidades na rede eu rebo mais do que isso. E nunca tive problemas de franquia estourando, e olha que estou sempre com o uTorrent trabalhando. E eu disse que as operadoras MÓVEIS não cumprem o que prometem. Se você concorda viver com essa franquia ridícula que estoura na primeira atualização do windows, problema é seu.
Rafael Souza
Espero que bem antes da copa esteja pelo menos atendendo a metade da população com um serviço razoável,já que não conseguiram passar um 3G de qualidade que tente pelo menos com o 4G.
@cmmarcondes
A ITU alterou isso em 6/12/2010, encampando o Wimax, LTE e HSPA+ como 4G:

http://www.itu.int/net/pressoffice/press_releases/2010/48.aspx

Até novembro de 2010, sua resposta seria a mais precisa. No entanto, é inegável que o que temos como serviço 3G no Brasil é horrível... Basta lembrar que a TIM tem o serviço de "7,2Mbps" faz tempo, em áreas restritas dos grandes centros e, como antigo usuário deste serviço, sei que pagamos caro, mas funciona, sério! Chegava a alcançar 450KB/s em downloads e tal... Ainda que seja menor do que o ideal (7,2/8 = 900KB/s), ainda fica difícil de algum serviço alcançar essa velocidade.

De qualquer forma, 4G aqui no Brasil, vai ser de qualidade mediana pra baixo... Coisa triste, né?
@asrsantos
Olhem só o que achei?! Vou comprar um, já tem 4G.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215243243-celular-hiphone-4-mp30-2-chips-wi-fi-tv-fm-java-msn-touch-4g-_JM
@asrsantos
Eu fico fascinado com tecnologia e enxergo muitas possibilidades se tivéssemos uma boa conexão no Brasil. Essa semana comecei a testar no iPhone um aplicativo chamado Summer Eletro Hits. É um app de rádio eletrônica. Conectei-o ao rádio do meu carro por uma conexão P2, auxiliar, e fiquei escutando música. Pra mim que pego o trânsito no exato momento da porcaria da Hora do Brasil, 19h, é uma mão na roda porque odeio a programação de outra rádios nesse mesmo horário e que não transmitem a hora do Brasil. Entretanto, a rádio on-line vai bem até chegar perto do Tatuapé onde o 3G começa a falhar e o iPhone fica variando entre 3G e EDGE. Se a conexão fosse boa, nem usava mais o rádio do carro para ouvir música. Podia baixar só os apps das rádios que ouço e colocar todos os meus CDS no iPhone. Ou melhor ainda, se tivesse como apenas usar as caixas de som do carro conectadas diretamente no iPhone, iPod, nem precisa de rádio mais. Falai?
@oroshy
Você disse que as operadoras vendem uma conexão que não cumprem. Bom, eu postei um print para te provar que a conexão que a vivo me vende eles cumprem, e muito bem por sinal.

Me venderam 1Mb e eu tenho 1Mb no meu aparelho.

Agora se sua conexão da net fica a 10Mb quando a rede fica instável, aí eu não posso fazer nada. Quando ficar instável ligue para este número: 0800 721 7707.

Flw!
Yangm
Minha conexão da NET de 10Mb/s quando a rede fica "instável" http://i44.tinypic.com/2091vua.png
@funxo
o vídeo pode ser visto em http://glo.bo/wZafC2
Gildenison
Aqui na minha cidade também fica assim Tim Brasil 3G+ só que aqui só tem 3,5G!
@oroshy
Imagem da conexão da vivo no meu aparelho:
http://i40.tinypic.com/2d8ib8n.jpg
@oroshy
A net poderia ser melhor? Poderia, mas eu estou fatisfeito com o serviço da Vivo de 3g, sempre na conexão contratada.

E sobre a franquia é 1GB na minha conta. Ai depois disso a conexão cai para 64kbps.

Imagem da conexão da vivo no 3G
http://i40.tinypic.com/2d8ib8n.jpg

Abraços.
Kowalski
Verdade. Testei o 3G da Tim no modem, conectado ao PC.

Oscila absurdamente entre menos de 100 kb/s a 400 kb/s. O discador fica mudando a informação da rede a todo momento: WCDMA, HSDPA, EDGE... Após consumir a "superfranquia" de 10 MB diários, a "velocidade" fica limitada a 64 kb/s.

Já na Vivo, a conexão é WCDMA e HSDPA. Chegou a ficar entre 1,2 Mb/s e 1,4 Mb/s. Porém, após exceder o plano de dados, caiu para 64 kb/s.

A Oi só disponibiliza acesso 3G em poucas e desconhecidas áreas da minha cidade. Mesmo eu morando a menos de 2 km da antena da empresa, não há sinal 3G na minha região.

Enfim, as operadoras estão inventando essa "3G+" como desculpa para não investirem na verdadeira conexão 4G. Pelo jeito, vamos passar vergonha na Copa do Mundo...
Leandro
O que deu na cabeça dele pra falar "tablete"? Inglês ele sabe, afinal, é correspondente internacional da Globo. Imagino quantas pessoas não estão falando "tablete" por causa dessa reportagem. hehe

Até aí sem problemas, mas mostrar um iPhone4s como exemplo foi FAIL, se fosse ao menos um Galaxy SII. :rolleyes
Renatocookie
4G aqui no brasil?! Que isso, é de comer? kkkkk' para estamos muito longe do 3G ainda, quanto mais 4G.
@EmanuelSchott
HSUPA chega a atingir 1,2Mbps...
Emanuel Schott
Não tenho o que reclamar da velocidade, tanto Vivo, Oi e Tim (que tem sinal 3G na minha cidade) tem velocidades superiores a 1mpbs como prometido. Mas isso só acontece até o limite do plano e isso é que estraga totalmente o 3G.
Raphael
Olha, aqui em Curitiba e ao menos no aeroporto de Guarulhos o 3G da Claro está chegando a quase 3,5 Mbps de download e 1 Mbps de upload, segundo o app Speedtest para iPhone. Já medi diversas vezes ao longo do dia em casa e no trampo e os resultados são consistentes. Antes não chegava a 300 kbps/100 kbps. Notei essa melhoria a partir de Dezembro/2011. Deve ser essa nova rede HSPA da Claro.
@iJeanCarlos
Se eu tivesse uma conexão de banda larga de qualidade em casa,pelo menos uns 2Mbps,eu nem iria ficar revoltado com a conexão em geral no Brasil.
Porque ainda tenho que continuar a usar uma internet via Rádio de 300K. --'
~le Vinni
"Show me your moves... FALCON..."
~le Vinni
thumbs UP ad eternum!
~le Vinni
A tim depois de 200Mb baixados ~mata o 3g~ quase que todo deixando-o com uma conexão de meros 6~10 kbps.
Felipe (@FelipeMarinho97)
É bom lembrar que essas velocidades só tem em são paulo mesmo! no resto do país a VIVO é uma droga, e aqui no nordeste a tim ganha fácil fácil dessas outras operadoras. Pelo menos dá pra usar texto, nada de streaming de video ou áudio. só funfa texto.
Theus
Ah, e é? Então tá. Deveria ser proibido isso.
YagoGabriell
Nada é impossivel! Inclusive tirar mais dinheiro dos nosso bolços!
@xrenan
Tem certeza que atinge 1Mbps de upload no 3G?!
A GVT que tem fama boa, no plano de 5Mbps de download oferece somente 750Kbps... O que já não é ruim...
paulorazia
mostra outros no video, mas coloca como se o iphone fosse 4G
paulorazia
Aff a puxação de saco pra Apple... iPhone tem 3,5G que é MUITO diferente do LTE, mas só mostra iphone...
João Neto
Como sempre, o Brasil atrasa de novo!
Gabriel
Nesse ponto, bem que Portugal acerta ao traduzir a maioria dos estrangeirismos... Aqui no Brasil, temos uma penca de chatos estilo "Pasquale da língua inglesa" reclamando nos quatro cantos da internet que não pronunciam corretamente tal nome em inglês... Como se fosse uma obrigação do brasileiro aderir completamente aos estrangeirismos. Deveria ser justamente o contrário, deveríamos ter mais aversão a termos estrangeiros e incentivar as traduções... Mas, como a classe média adora termos em inglês para se dizer chique, algo de país desenvolvido ou coisa que o valha, ninguém mais nesse país "poderá" dizer nada... É praticamente um crime pronunciar incorretamente uma palavra que não pertence ao seu idioma de berço.

Não existe o certo, estamos no Brasil e não é errado falar Tablete, uma vez que é a palavra “tablet” traduzida para o nosso idioma. [2]
Scott
Porque a matéria, se não for vista com muita atenção, dá a entender que o iPhone conecta nativamente a redes 4G, o que não é verdade.

Sobre os aparelhos, eles precisam de hardware especial. A maioria dos aparelhos existentes rodam Android, mas recentemente começaram a sair os com Windows Phone.
Luccas Florencio
Eu usava o Windows 3.11 e usava o NETSCAPE era simplesmente demais usava MIRC meu pai comprou o de 56k... e falava pra ele o dia que q a internet for de 1 mb será a melhor coisa do mundo...hoje já esta virando INSUPORTAVEL kkkk o mundo da voltas....
Scott
São tecnologias diferentes. Tecnicamente, só o LTE é 4G "verdadeiro". Porém, algumas operadoras de telefonia chamam o HSPA+ de 4G também.
Rafael
"Tecnoblog tá parecendo o Macmagazine."
Por favor não nos xingue (comentaristas e redatores)! rs
Yangm
3G — WCDMA (até 384 kbps).
Tem muita OI que limita o download para 14kbps depois da franquia de 100Mb.
@michelblopes
A christiane pelajo está com o seios menores. Não acham?
@oroshy
Não existe o certo, estamos no Brasil e não é errado falar Tablete, uma vez que é a palavra "tablet" traduzida para o nosso idioma.
Mas que é veio ouvir tablete é mesmo.
@thiagomarzano
Eu ultimamente tenho conseguido na Claro velocidades de 1,5 mbps de downloar e 1 mbps de upload aqui em São Paulo
PR
Ihh! tá longe ainda desse 4G funcionar no Brasil!!!
Kantaro
Eles deram a entender que a culpa da velocidade baixa é do 3G, e que com o 4G tudo será lindo maravilhoso e mega rápido. Fora o fail de mostrar iPhones enquanto falava do 4G...
Eu assisti na tv e a Globo tinha mudado o logo SD pro HD (mas isso não vem ao caso, haha).
Everton Favretto
A TIM usa 3G+ como marca comercial pro 3G.
Bruno Cabral
Fora a Vivo(que é cara) não há outra internet 3G que funcione bem pelomenos de noite.
Bruno Cabral
CORREÇÂO:
Em 95 não foi, porque naquela época internet era bem raro e engatinhava, um modem de 56K
era um sonho de consumo.

Existiam os de 14,4Kbps, os de 28Kbps e os de 36Kbps. Os de 56K se tornariam populares só em 97/98 e no Brasil só em 2001
Bruno Cabral
Em “tablete”95 não foi, porque naquela época internet era bem raro e engatinhava, um modem de 56K
era um sonho de consumo.

Existiam os de 14,4Kbps, os de 28Kbps e os de 36Kbps. Os de 56K se tornariam populares só em 97/98 e no Brasil só em 2001
Bruno Cabral
Em “tablete”95 não foi, porque naquela época internet era bem raro e engatinhava, um modem de 56K
era um sonho de consumo.

Existiam os de 14,4Kbps, os de 28Kbps e os de 36Kbps. Os de 56K se tornariam polulares só em 97/98 e no Brasil só em 2001
Bruno Cabral
O certo é Tablet(pronuncia-se Téblet ou táblet, variando de um país Anglofono para outro)
Haroldo Jr
Cara, em miami tem hotspot de internet wifi em todo os lugares, digo todos os lugares, pq aqui se resume a alguns restaurantes, aeroportos, alguns shopings...la é na rua, 3G é pra quem gosta de sofrer...aqui vc faz uma assinatura pra usar um vex da vida e é limitado a poucos pontos de acesso ... lá fora vc tem hotspot em cada "poste" de energia praticamente ...
Bruno Cabral
O LTE alcança no minimo 10Mbps, enquanto isso nosso "3G", não chega nem a velocidade média de um 3G de verdade, que é 1,8Mbps
Bruno Cabral
3G no Brasil(acima de 1Mbps) só de madrugada e ainda por cima, apenas na Vivo.
Ai a Vivo deita e rola encima de nós usuários.
Bruno Cabral
Aqui no interior do Rio de janeiro(a cidade de Rio das Ostras), o 3G da Vivo é o Único que presta, mesmo assim só a noite, quando celular é menos usado.
Bruno Cabral
Na verdade é usada em vários países, mais nesses países ultrapassa os 1Mbps. No Brasil
chegar a 1Mbps é um milagre. Fora a Vivo, não há nenhuma empresa com qualidade razoável.
Já naveguei no 3G com 1,6Mbps da Vivo, Na Oi 500Kbps é raro, na Claro, 300Kbps é um milagre
Igor P.
Sem ironia nem nada: não entendi o porquê da observação de se usar um iPhone na matéria, podem me explicar? E quais aparelhos que são habilitados pra uso com 4G, ou a simples existência da tecnologia já é suficiente?

Sim, eu moro debaixo de uma pedra.
rafaeltr
O quê, o quê, quê? As pessoas reclamam ainda quando saí do 3G e cai para o EDGE? Aqui no Interior do RJ a rede da TIM começa no EDGE e cai (e fica) no GPRS(EU DISSE GPRS!!!).Já tem um tempo que tem EDGE aqui, mas nunca fica no EDGE. Pelo amor de Deus TIM, olhe pelas as cidades do interior do RJ. Três Rios tem 70 mil habitantes, é uma cidade bem movimentada e com todas as principais lojas do Brasil.

Não consigo fazer nem o teste do Speedtest.net no Android de tão lento que é. Não deve passar de 5 Kb/s de download!
@wargollo
Vamos lá, algumas coisas erradas na reportagem e no texto escrito por vc´s.........

Certificados como 4G pela ITU é apenas o LTE-Advanced Rev.10 e o WiMAX 2!!!
P/ ser considerado 4G, é preciso se encaixar em vários padrões:
- Downlink de 1Gbps p/ Fixo e 100Mbps em Móvel.
- Latência perto de 10ms
- Transmissão / Recepção totalmente IP
Fora outras coisas bem técnicas....

O HSPA+ não é considerado 4G por diversos motivos, mas principalmente por ainda separar os canais de dados e voz e não atingir a latência mínima.
@mos_axz
Eu uso a claro pré-paga (11,90R$ mês com franquia de 300MB) e muitas vezes a velocidade da 3g e da 2g foram semelhantes, por isso não entendo usar o LTE se não chegamos perto da velocidade total do 3g(até hoje só vi plano 3g no Brasil com velocidade de 1Mb.)

é como colocar 2 placas de video extremamente fodas junto à um dual core. Ou então fazer como fazem os playboys quando compram um Iphone: compram algo só pra dizer que compraram mas não usa 10% do que tem.
@rodrigorsena
4G kkkkkkkkkkkkkkkk Se alguns municípios do Brasil nem acesso a internet discada tem
@stormsteel
Não adianta se iludir muito com o 4G aqui no Brasil, se nem 3G funciona decentemente quem dirá o 4G
Luccas Florencio
Meu Deus do Ceu ! e eu em 1995 sonhava com a internet de 1 MB...kkkkkkkk
Thássius Veloso
Opa, corrigi. Obrigado.
Thássius Veloso
Vamos lá:

1. Após a vinheta da coluna "Conecte" o repórter Jorge Pontual fala da chegada do 4G nos Estados Unidos. As imagens de apoio são de várias pessoas utilizando o iPhone 4 ou 4S.

2. Jorge Pontual fala do "meu aparelho 4G é uma tecnologia mais nova chamada LTE". Quem acompanha as reportagens do Pontual na Globo ou na Globonews sabe que ele usa um iPhone.

3. Diferenciado é diferenciado, basta checar no dicionário. Pode analisar a proposta do JG. Geralmente eles citam marcas e costumam se aprofundar em assuntos que não têm esse tratamento no Jornal Hoje ou Jornal Nacional, por exemplo.

Penso que as suas críticas não têm fundamento. Acima estão os tópicos que me permitem sustentar a minha posição.
Georg Goersch
Engraçado que colocam o iPhone 4/4S como se fossem 4G e tem gente que ainda berra, é 4G sim! =P
@oroshy
Bom, eu uso vivo no interior de sp, e vou frequentemente em sp capital porque tenho uma casa lá tbm. Eu tenho o 3G e quando assinei dizia que a conexão seria de 1Mbps e de fato é! Tanto em SP como no interior de sp funfa a conexão que eles prometeram.
@leosfreitas
Pelo que entendi, ele só destribuiu o wifi do aparelho que ele estava usando para o iPhone. Não era a tecnologia aplicada no iPhone. Ele só tava baixando com velocidade maior de uma rede 4G.
Renan
Cara, nós temos um 3G furreca, com franquia de dados e preços absurdos... pode poder 20G no Brasil se quiser, enquanto não tiver um serviço de qualidade com custo acessível e sem franquia de dados não vai adiantar nada.
@dbprs
"não dá para acreditar que mostraram ali um iPhone 4S como sinônimo de dispositivo compatível com o LTE."

Eles não mostram o iPhone 4S como aparelho compatível. Eles usam um modelo 3D do iphone para caracterizar um smartphone. Na reportagem o transeunte conecta no Wifi que está na rede 4G do repórter.

Tecnoblog tá parecendo o Macmagazine.

"telejornal para um público diferenciado" diferenciado é complicado né amigo?
@tduarte
Certo ou não, "tablete" doí os ouvidos!
@denirocha
Tadinhas das operadoras que vão ter que desembolsar 18 bi pra implantar o 4G no Brasil, né? Se pelo menos elas tivessem acumulado lucros pornográficos nos últimos anos... sei lá, tipo, vendendo 3G e entregando velocidade de discada. Mas não, né? #conecte
TatoGomes
"Nos testes feitos pelo Jorge Pontual nos Estados Unidos, um tablet conectado aparentemente à rede da operadora Sprint apresentou velocidade de mais de 10 Mbps (o certo são megabits por segundo, embora o repórter tenha dito megabytes por segundo no LTE. Já no 3,5 (presumindo que seja o padrão HSDPA ou HSUPA) a velocidade máxima foi de 370."

Thássius, está faltando fechar um parenteses aí. E 370 o quê?
@ubuntroll
A TIM já deve estar testando o HSDPA+, pois eu já consegui sinal em alguns lugares no meu galaxy S II.
Turdin
Aqui ainda estamos longe de ter um 3g de fato, qto mais 4g....
TatoGomes
Quanto tempo pra aparecer o primeiro a reclamar do kbps usado no texto? Façam suas apostas.
Hawk
Se o 3G brasileiro chegasse nessa velocidade anunciada, já seria uma boa.

Ps.: "Na madrugada de terça para quarta-feira(...)", cadê o @izzynobre para falar sobre isso. :D
@ivangotti
Na lista da sopa de letrinhas foi colocado que 4G = HSPA+ de duas ou mais portadoras. Isso é = LTE ?
Eduardo
Trazem 4g para depois colocarem trocentas limitações tipo 100 mb por dia, aí a velocidade cai pra 3kbps...
Cristiano
Nem 3G temos direito ... (com exceção dos grandes centros urbanos).
Haroldo Jr
Só no Brasil mesmo que essa merda de 3G é usada...
O que não presta, joga no Brasil que o povo adora porcaria ...
belusio
Faltou explicar o que é LTE...
Theus
Hum, eu vi essa reportagem ontem. Bem legal.

Bom, aqui no Tecnoblog eu vi que a Claro tinha colocado 3,75G, correto? Para todo o Brasil. Pois bem, moro perto de Salvador, e possuo uma linha corporativa da Claro.
Até ai tudo bem, fica Claro BR na célula de rede. Mas quando eu ponho um chip da Tim no meu Xperia Arc, aparece Tim 75 3G+. Nunca usei a internet de fato, mas isso me intriga. :s
@blogdotabletbr
kkkkkk
Brasil!
Ah! Brasil!
@rodrigone7
Tablete foi sensacional!!!!
Se o 3Gg chegar a sua capacidade "real" aki no Brasi, eu ja estaria muito satisfeito, nem vou esperar muito pelo 4G :(
Yangm
Eu gosto mais de falar Tablete, principalmente perto dos que não entende nada de tecnologia xD
Quanto ao 4G, desde que ele chegue nos pés da capacidade real do 3G que nossas operadoras não cumprem, já estaria de bom tamanho.
Rodrigo Oliveira
esse povo podia ter o post antes de reclamar das coisas...
Rodrigo Oliveira
Só aqui que o som do vídeo tá muito baixo?