Global Game Jam é um evento anual que reúne desenvolvedores de jogos de todos os cantos do mundo. Em 2012 o evento acontece entre 27 e 29 de janeiro, com o intuito de estimular a criatividade de pessoas envolvidas na criação de jogos digitais e desenvolver um game em até 48 horas.

Com “sites” de desenvolvimento espalhados pelo mundo, o evento é livre para qualquer pessoa interessada, até para quem mora aqui no Brasil. Para participar basta ver as regras e se inscrever em algum dos sites participantes.

http://vimeo.com/34729381
(Vídeo do YouTube)

Pra quem nunca ouviu falar ou participou de um Game Jam, funciona mais ou menos assim: desenvolvedores, artistas, sonoplastas e designers de games se reúnem em times, recebem um tema, devem seguir certas diretrizes técnicas e têm um determinado tempo para completar sua produção.

O tema e outras regras só são reveladas no primeiro dia do evento e todo o conteúdo deve ser criado durante o tempo determinado.

Para participar não precisa ser um expert em programação orientada a objeto ou um artista profissional. Muitas equipes preferem trabalhar com ferramentas para desenvolvimento de jogos que exigem menos conhecimentos em programação — como Game Maker e RPG Maker — e estilos de arte mais simples. Há muita liberdade, normalmente os melhores projetos são os mais criativos, com ideias mais excêntricas. Os jogos desenvolvidos durante o evento são enviados para o site do Global Game Jam e ficam disponíveis para que outras pessoas joguem, não há premiações ou vencedores.

Ficou interessado? Basta acessar o site do Global Game Jam, cadastrar-se como Jammer e escolher em qual  jam deseja participar. Você pode checar os  jam sites participantes aqui; são 17 sites nacionais, incluindo cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas e muitas outras.

No momento temos cerca de 400 jammers brasileiros inscritos. Não perca tempo, pois essa pode ser sua chance de conhecer outros desenvolvedores e entrar para o ramo de produção de jogos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bestknighter
Irado e quero participar! Mas só o vou fazer ano que vem. hehehehehe
@rodrigorsena
Eu prefiro o Vimeo do que o Youtube.
GustavoUNQ
Não tem a ver com o assunto, mas que bom que estão começando a postar videos do Vimeo. Youtube é bloqueado aqui no trampo...
Yangm
Zipa ela e joga no MegaUpload e manda para a gente!
eltiene
xD, realmente mas tem bons programadores e caras com criatividades ótimas que criam verdadeiras obras para apenas 48 horas
Thiago Leite
Isso era outra curiosidade que eu tinha, como o plugin reagia com o navegador do ps ^^
Thiago Leite
demorei 8 meses pra fazer um joguinho funcional... hj tenho vergonha de mostrá-lo hehe mas é um sonho meu fazer um de novo, só que melhor e sem aquela pressão do tcc
@CapJSheridan
Fazer jogo rápido é fácil, difícil é fazer um bom