Início » Curiosidades » Ericsson mostra transferência de dados por condução em seres humanos

Ericsson mostra transferência de dados por condução em seres humanos

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O último dia da CES chegou mas isso não quer dizer que os anúncios da feira ficaram menos impressionantes. A Ericsson demonstrou ontem que tem usado o tempo livre que tem, agora que não precisa mais tomar conta de metade uma fabricante de celulares, para desenvolver uma tecnologia interessante chamada capacitive coupling (traduzindo livremente fica algo como “acoplamento capacitivo”). Com ela é possível transmitir dados usando seres humanos como cabos.

Veja abaixo uma demonstração da tecnologia sendo usada para transmitir música, gravada pelo usuário do YouTube SBARTSTV, que talvez quis demonstrar um pouco demais seus dons de edição de vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=sooqmtDfyek
(Vídeo no YouTube)

Essa tecnologia, no entanto, parece que vai servir apenas como fonte de royalties de patente para a Ericsson. Hans Vestberg, presidente e CEO da empresa, disse durante a apresentação da tecnologia na CES que “Nosso papel é tornar possível a conectividade em tempo real e em qualquer lugar. O papel de vocês é inovar sobre ela e, talvez, criar dispositivos que poderão ser lançados aqui na CES dentro de um, dois ou cinco anos”. Então tá, né?

Como bem aponta o Gizmodo, não veremos isso no mercado tão cedo, mas é bom saber que a tecnologia existe. Só espero que no futuro ela seja segura o bastante para não causar choques elétricos ou tornar necessário o uso de antivírus na pele.