Início » Brasil » Oi quer anular metas de qualidade da Anatel para banda larga

Oi quer anular metas de qualidade da Anatel para banda larga

Operadora também tenta anular metas de qualidade para telefonia celular.

Lucas Braga Por

Ontem a Anatel revelou que a Oi enviou à agência um pedido um pouco inusitado, em dezembro do ano passado. A operadora de telefonia brasileira quer a anulação de diversas metas de qualidade em vários serviços que presta. E não, não é porque a Oi já cumpriu tudo: parece que a operadora não quer ter que cumprir as metas propostas mesmo. Simples assim!

Todos esses serviços sem nenhuma meta de qualidade.

A Oi pediu revisão de dois regulamentos de gestão de qualidade referentes à telefonia fixa e banda larga fixa bem como telefonia móvel. Para a telefonia fixa e banda larga, a operadora quer que a agência reguladora ignore todos os indicadores a seguir: qualidade de velocidade de conexão (seja ela na velocidade instantânea ou a média mensal), instalação dos serviços de telefonia fixa e/ou internet em até 10 dias úteis e a relação aceitável entre o número de reclamações e o numero de assinantes.

Para o serviço de telefonia móvel, a operadora quer deixar pra trás a disponibilização de um mapa de cobertura da rede, apontando as diferentes tecnologias utilizadas pela Oi, a exigência de que as chamadas se completem, bem como a exigência de que mensagens sejam entregues em, no máximo, 60 segundos. Se você pensa que acabou, tem mais: a operadora também quer anular as metas de velocidade média e instantânea para os serviços de internet móvel.

Em vez de recusar todas as solicitações de uma vez, a Anatel decidiu realizar uma consulta pública, por se tratar de “interesses de terceiros”, o que permite que a sociedade se manifeste contra ou a favor do pedido da Oi. Para fazer isso você pode enviar um e-mail com a sua manifestação para o endereço [email protected] ou enviar uma carta ao escritório regional da agência na sua cidade. Os endereços estão disponíveis no site da Anatel.

Mais: Anatel não deve medir a qualidade da banda larga, defende Oi

O TB entrou em contato com a assessoria de imprensa da Oi para saber quais os motivos desse pedido mas até o momento da publicação desse artigo a empresa não se manifestou.

Atualização às 11:25 | O texto informava que a Anatel só aceitava manifestações por carta, mas segundo a assessoria de imprensa da agência, há um endereço de e-mail para o recebimento dessas manifestações. O texto foi alterado para refletir essas novas informações.

Com informações: Teletime, TamboTech. Dica do @gabrielsubtil. Valeu, Subtil!.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jackson Santos
O filho do Lula não é sócio desta merda? É? É!!!!!Tai....por isso... Eu tinha a velocidade de 2Megas em minha casa durante 2 anos, a mesma sumiu...caiu pra 500mb. Problemas no par metalico e até agora nada. Eles não querem concorrencia, mas um dia terá Fdp
Miguel Brazuna
Isso tudo é fruto da corrupção e dos políticos que nós sustentados a preço de ouro. OI Congresso Nacional
gjo
a oi me fornece uma internet banda larga de 2 MB e a velocidade media de download é de 45 kps o normal seria 248 kps mas é melhor que as internet 3 G aqui de Rondonopolis-MT ............ valeu.......
dOg
Seria uma boa se a quantidade de gente que postou aqui tiver enviado o email para a Anatel....
Guilherme
Rafael, você deve ser funcionário da Oi e eles te fizeram uma lavagem cerebral. Quer dizer que enquanto houver miséria, fome no mundo não poderemos fazer mais nenhum protesto? Você deveria ficar mais esperto e saber lutar pelos seus direitos, inclusive de viver em um mundo com menos miséria, fome, corrupção e.... empresas que querem enriquecer passando os clientes para trás. Se você comprar um tênis que veio estragado você não vai reclamar porque existe fome no mundo? Aaahh, vai aprender mais um pouco moleque! Tem que ter protestos para tudo que está errado!
Marcelo
Só podia ser aqui no brasil este tipo de coisa. É só aqui que os empresários definem a lei e a ordem, de acordo com sua vontade. já dizia a velha deitada, minha falecida bisavó, lá em meados de 1980: "manda quem tem dinheiro" e realmente, é fato.
Sapo
Na verdade não é. A velocidade de download representa em torno de 10% da sua conexão de navegação (em qualquer tecnologia, discada, 3G, ADSL), logo, para uma conexão de 15 mb, era de se esperar que o download fosse de 1,5 mb ou 1,500 kbps, considerando as variações sempre existentes, 1,200 kbps estaria dentro dos limites aceitáveis.
jean
Note que 1200Kbps pra 15Mb é muito pouco!
Sérgio Brum Jr.
Para quem falou que não é importante... Cara é direito do consumidor reclamar e ter atendimento muito melhor. Quem vende e quem compra tem seus deveres e direitos está na lei. E neste ponto só reclama quem consome (e nós consumimos)... Já quem não tem comida ou internet ou seilá o que mais que o "socialiasta" e "humanista" do Rafael aí diz, aqui não é o local para isso, aqui está em pauta a falta de comprometimento de uma empresa para melhorar a qualidade perante seus clientes (nós) seus consumidores! Agora misturar outros assuntos que sabemos que existem e são inúmeros os problemas a serem resolvidos, aqui realmente não é o local, cada problema ou solução em seu devido espaço. E sim a Oi é muito cara de pau. Ou se faz um bom trabalho ou saia da área, se comprometa com o que é feito, conheça as regras e se assim ainda desejar fazer cumpra-as!
JWilBer
Até quando a Anatel vai ser um Call Center da OI ? ? ? É sim pq Aqui no RIo a maioria das solicitações de reparo feitas a OI, ou não são ouvidas ou são Ignoradas ! Até quando o veio de corrupção de orgãos publicos vão permitir que práticas de empresas como essa OI permaneçam ? É coisa latente na Cultura e Os estrangeiros da OI sabem disso...
Rafael
Como você me diz que eu estou de discursinho e não faço nada se você não sabe nada da minha vida? E de novo, falar da minha vida não vai justificar uma marcha a favor de internet *mais rápida* quando existem outras prioridades. Isso é muito egoísmo. Cara, já tem internet numa velocidade razoável, está bom... Tem gente que não tem nada... Mas não, não vejo movimentação quanto à isso, só quando é alguma coisa que as atingem as pessoas se mexem. Isto aqui não é sobre a internet no Egito. Eu preciso estar 24 horas por dia fazendo "alguma coisa"? E além disso esse barulho todo não tem nada a ver. Em algum momento vocês se perguntaram a viabilidade técnica requerida? Se a Oi teria condições? Se a Oi não quer cumprir as normas deve ser porque ela não pode, financeiramente ou por outro motivo. Mas se estiverem simplesmente mentindo só para ter mais milhões de lucro não cedam. :) Até aí meu posicionamento é neutro.
Fernando
Rafael, não é com marchas que vai se resolver problemas relacionados à miséria nem à corrupção. Marcha, não resolve tudo, nem um discursinho politicamente correto que todo mundo faz mas quase ninguém segue. Se quer mudar algo, comece com atitudes próprias, não é com um comentário criticando quem curte navegar pela "interwebs" (que possui MUITA força para mudar situações - como no caso do EGITO, por exemplo) que você vai acabar com a miséria e etc.. E outra, se VOCÊ se preocupasse tanto com miséria e corrupção, com certeza não estaria na INTERNET navegando em um blog de TECNOLOGIA julgando geeks de tecnologia que curtem banda larga, mas sim estaria planejando com seus amigos (?) e próximos (?) alguma marcha ou algo contra MISÉRIA e CORRUPÇÃO.. Just Saying.. Não mais.
Desde
Link para o site de consultas públicas da ANATEL: http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/ListaConsultasContribuicoes.asp?Tipo=1&Opcao=andamento&SISQSmodulo=1442 CONSULTA PÚBLICA Nº 2 Consulta Pública para submissão a comentários públicos, a título de assunto de interesse relevante, o Pedido de Anulação interposto pela TNL PCS S.A. (OI) em face dos dispositivos constantes no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM) e no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço Móvel Pessoal (RGQ-SMP).
@bitstorm1978
Amigo, tu não deve conhecer a GVT. Aqui em Salvador/BA eu pagava R$129,90 por um Velox 02Mb que NUNCA(vou frisar de novo, NUNCA) funcionava direito(se chovesse caía, e nunca vi baixar a mais de 150Kbps), e não adiantava reclamar, pois eu só me estressava com os atendentes(que enrolavam e não resolviam nada). Hoje eu pago R$ 89,90 em um GVT 15Mb + WiFi. Satisfeitíssimo com a qualidade do sinal(Não cai quando chove, e faço downloads a 1.200Kbps) e o EXCELENTE atendimento prestado(os atendentes realmente sabem do que falam)... recomendo a GVT a todos!!!
ELIANE
Sou cl,iente da Oi, telefone fixo. Mas também já fui cliente da Oi telefone móvel, ou seja, 3G. Durante algun tempo, mais ou menos dois anos, a internet 3G funcionou bem, depois só funcionava em 2G e com baixa velocidade. Fiz várias reclamações, tinha 11 protocolos com a operadora e 2 com a Anatel, foi o mesmo que nada. Mandaram até um técnico na minha casa para ver o modem e o computador e não achou nada errado. Ele me disse que o problema era na antena da operadora, eu acho que ele esperou que eu fosse consertar, porque ele não resolveu o problema. A operadora primeiro culpou o modem, depois disse que o defeito era do chip e por último que o Windows 7 não permitia a conexão 3G, porque antes eu tinha o Windows XP. Com todos os técnicos que conversei, disseram que as desculpas eram absurdas. O que fez a Oi? Nada! E a Anatel? Menos ainda! Isto é uma vergonha!!!
Exibir mais comentários