O que é WordPress?

Aprenda um pouco sobre o que é WordPress, o sistema gerenciador de conteúdo que mantém no ar boa parte dos sites

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
simplu27 / Wordpress / Pixabay / o que é wordpress

O WordPress é a plataforma é o maior e mais popular CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do mundo, e é utilizado como background de em torno de 30% dos 10 milhões de sites e blog mais populares da internet, Tecnoblog incluso.

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS, que nada mais é do que uma plataforma para publicação e gerenciamento de blogs e sites. Ele foi escrito em PHP e utiliza bancos de dados MySQL e, por ser de código aberto, é mantido pela comunidade e constantemente atualizado e aprimorado. Ele é bastante versátil, suportando a criação e administração desde um simples blog pessoal, aos sites mais complexos, como lojas digitais.

O WordPress foi lançado em 2003 por dois desenvolvedores, Matt Mullenweg e Mike Little, com base em uma antiga plataforma chamada bs/cafelog. Diferente do Blogger do Google, e de outros CMS, o Wordpress suporta customização na versão profissional, chamada WordPress.org, com a instalação de plugins, design próprios e outras ferramentas.

Dashboard do Wordpress / o que é wordpress
Dashboard (área de edição de postagens) padrão do Wordpress

Graças à sua versatilidade, o WordPress.org é utilizado por uma série de blogs e sites grandes e pequenos, e por isso mesmo, exige a contratação de um servidor dedicado.

a versão gratuita, chamada WordPress.com e voltada a usuários finais, permite a criação de blogs simples e customização superficial, o suficiente para a elaboração de blogs padrão como os do Blogger.

O que eu posso criar com o WordPress?

Dependendo da versão, você pode criar quase qualquer tipo de site.

O WordPress.com é a versão mais simples, e inicialmente oferece um domínio padronizado para a criação de um blog (algo como seusite.wordpress.com).

A plataforma gratuita disponibiliza algumas opções de plugins e temas, mas nada muito elaborado, e não oferece opções de customização profunda. No geral, os blogs criados no Wordpress.com são todos muito parecidos, sendo mais indicados para publicações pessoais, como blogs particulares.

Já o WordPress.org é muito mais completo; com ele, desenvolvedores web podem trabalhar diretamente no código do CMS, e personalizar o blog ou site da maneira que acharem melhor.

Há uma quantidade enorme de plugins que podem ser adicionados, e com as ferramentas certas, é possível criar desde sites de notícias sobre tecnologia, como o Tecnoblog e o Meio Bit, a portfólios, essenciais para profissionais criativos, freelancers, artistas, fotógrafos, músicos, escritores e etc., sites de negócios, para divulgação de empreendimentos, e até mesmo lojas online, implementando certificados e plugins necessários para operações de e-commerce.

E claro, mesmo o WordPress.org permite a criação de blogs pessoais, mas com a possibilidade de deixa-lo com a cara e funções que você quiser.

27707 / notebook e Wordpress / o que é wordpress

Com o WordPress, as opções para a criação de um site completo são enormes, e um usuário de nível avançado pode fazer miséria com a versão completa. Claro, estes e profissionais devem entender que a contratação de um servidor é necessária, bem como operar o domínio como seria com qualquer outro CMS.

Já os usuários finais que querem uma plataforma simples e prática, encontrarão na versão gratuita do WordPress uma ferramenta perfeita para começar a escrever e publicar seus textos na internet, e quem sabe, migrar para a versão completa no futuro e expandir seus negócios.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WordPress na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados