Já diz o velho ditado (!): “quem não tem atualização do fabricante, caça com ROM customizada”. E, no caso do CyanogenMod, a caçada tem sido boa: já são mais de 1 milhão de aparelhos em todo mundo rodando a versão customizada do Android.

Próximo passo: conquistar o mundo

A informação vem do próprio CyanogenMod, que mantém em seu site uma página que exibe estatísticas diversas de instalação do sistema. No momento em que esse artigo é escrito, por exemplo, já são mais de 1.011.654 instalações confirmadas, sendo que 8.053 foram feitas nas últimas 24 horas.

E como esses dados são obtidos? Ao instalar o CyanogenMod, um aplicativo chamcado CMStats pergunta se você quer participar das estatísticas do CyanogenMod. Uma vez aprovado pelo usuário, o celular passa a enviar alguns “dados não invasivos” (segundo os próprios autores do projeto), incluindo dados encriptados do IMEI ou MEID dos aparelhos, assim como a operadora, o país de origem, o modelo do aparelho, e também a versão do CyanogenMod. Além disso, a cada ver que o celular é ligado, o CMStats faz um pequeno “checkin” nos servidores do projeto.

Criado por Steve Kondik, o projeto CyanogenMod oferece ROMs customizadas e gratuítas do Android, que por solicitação do Google não inclui nenhum app da empresa, como o Gmail, Google Maps e YouTube (mas você pode encontrar esses mesmos apps facilmente na internet).

ROMs customizadas são populares entre os usuários mais corajosos (afinal, existe uma grande possibilidade de você transformar seu smartphone em um belo peso de papéis se não seguir as instruções de instalação corretamente), por oferecerem versões mais atualizadas do Android, em alguns casos trazendo até mesmo recursos que extendem a capacidade do aparelho. Não é difícil encontrar versões do CyanogenMod para aparelhos que foram “abandonados” pelo fabricante ainda na versão 2.2 do Android.

A versão estável do CyanogenMod é a 7.1, baseada no Android 2.3. Mas os desenvolvedores já estão desenvolvendo o CyanogenMod 9, dessa vez baseando-se no Android 4.0. Como experiência pessoal, cheguei a experimentar tanto a versão 7.1 quanto a 9 Beta do CyanogenMod no meu Galaxy S, e em ambos os casos a melhoria tanto na performance quanto no uso diário foi sensível.

Com Informações: H Online

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Higgor Leimig
Eu achava que o bootloader travado não permitia fazer o flash de uma nova room! hehe.. Como é que funciona isso aí? E eu to ligado que quase todos tem uma versão (o meu galaxy 5 tem versão do cyanogem modificada pelo MadTeam), mas tem que ver se a versão que você baixar (US, Europe, etc) serve no seu. Já ouvi caso de gente instalando versão US em android da Europa e tendo que voltar a room anterior por que o celular não dava boot.
Gabriel Bemfica
Certamente são mais rápidas. As ROMs originais dos fabricantes vêm com diversos aplicativos que não são muito úteis e/ou têm substitutos bem melhores disponíveis no Market. O CyanogenMod basicamente pega o Android cru (sem essas aplicações, que são MUITO pesadas), faz várias otimizações e adiciona várias funções realmente úteis. Deixa o aparelho bem mais rápido e com funcionalidades a mais que você realmente vai precisar.
Gabriel Bemfica
Virtualmente, sim. É só procurar se o seu aparelho possui uma versão da ROM e qual o procedimento para instalação no seu aparelho (visto que cada fabricante tem uma ferramenta diferente de atualização dos aparelhos, e o seu pode ou não usar essas ferramentas oficiais). Praticamente todos os Android de marca têm, as excessões são aqueles que não fazem/fizeram muito sucesso.
Gabriel Bemfica
Errado, Higgor. A maioria dos Androids da Motorola tem o bootloader travado (excessões são o Atrix, o Xoom e o primeiro Milestone), e quase todos (exceto os sem muito sucesso, como Quench e Charm) têm versões (oficiais ou não) do CyanogenMod.
paulorazia
acho que é um launcher mas ele tem umas sincronizações malucas, e fica baixando FOTOS do facebook dos outros na MINHA galeria, twitter essas coisas, consome muitos dados.... trocar de launcher não adianta..... Quando vc ativa um motorola o BLUR é ativado junto... pra tirar só no CM, pq coloquei outro launcher e essas sincronizações doidas continuam... mas o launcher dele é bonito, gosto dele!! só nao gosto dessas porcarias que a motorola colocou!
@EmanuelSchott
Provavelmente sim. Quando conecto o meu x8 com CM7 (doido pra instalar o CM9, mas ainda ta em alpha e tem mt bug) no pc, o programa de atualização da Sony diz que tem uma atualização e essa atualização é o Eclair (2.1) original. De qualquer forma, geralmente, o CM é melhor que os originais, mesmo utilizando a mesma versão do Android como base. O Motoblur por exemplo, com certeza fará parte do ICS da Motorola, já do CM9 não. Posso estar enganado, mas o Motoblur é apenas um launcher certo?? No Market tem um monte deles, Go Launcher (o que uso e recomendo), ADW Laucher, Launcher Pro e vários outros. Basta instalar um deles que o motoblur-sugador-de-bateria não vai mais sugar a bateria.. :D
paulorazia
o galaxy 5 não aparece na lista de disponíveis.... uma pergunta: com o CM7 o galaxy5 tem MULTItouch?? pq tem um tela capacitativa mas nao tem multitouch
paulorazia
xPeria Play??
Tiago
Testei o MiniCM7, que é uma versão dp XDA baseada no CM7 para o x10 mini, e rodou android 2.3.7 sem bugs e com uma performance muito melhor que a 2.1 original. Compatibilidade de hardware é pura desculpa dos fabricantes, a verdade é que o desenvolvimento de um novo firmware é muito caro, e não é viável para os fabricantes. O ideal seria um desenvolvimento conjunto, entre fabricantes e comunidades, ouvi falar que a Sony Ericsson ajuda o CM fornecendo aparelhos para testes, uma ajuda em dinheiro ou mesmo fornecendo bancar um developer da fabricante para ajudar nas ROMs não seria nada mal..
paulorazia
receber o ICS oficial caso coloque o CM7....
paulorazia
[eque to pensando em tirar esse motoblur-sugador-de-bateria, mas se eu colocar um CM7 nele, depois posso voltar para o Firmware original?? e receberei atraves da motorola o ICS oficial?
Higgor Leimig
^^
Gabriel
Na página do CMStats consta um iPhone com CM... Trollagem... HAHAHAHAHA O CM é sensacional. É sempre bom observar a lista de dispositivos suportados oficialmente antes de comprar um aparelho com Android, é a garantia de atualizações.
Gabriel
Não foi feita a versão (ainda), certamente deverá sair.
othon
já estou nessas estatísticas com o CM7 Gingerbread 2.3.7 no meu Galaxy 5. o ganho de performance comparado ao Froyo da Samsung é absurdo, muito melhor mesmo.
Exibir mais comentários