Já diz o velho ditado (!): “quem não tem atualização do fabricante, caça com ROM customizada”. E, no caso do CyanogenMod, a caçada tem sido boa: já são mais de 1 milhão de aparelhos em todo mundo rodando a versão customizada do Android.

Próximo passo: conquistar o mundo

A informação vem do próprio CyanogenMod, que mantém em seu site uma página que exibe estatísticas diversas de instalação do sistema. No momento em que esse artigo é escrito, por exemplo, já são mais de 1.011.654 instalações confirmadas, sendo que 8.053 foram feitas nas últimas 24 horas.

E como esses dados são obtidos? Ao instalar o CyanogenMod, um aplicativo chamcado CMStats pergunta se você quer participar das estatísticas do CyanogenMod. Uma vez aprovado pelo usuário, o celular passa a enviar alguns “dados não invasivos” (segundo os próprios autores do projeto), incluindo dados encriptados do IMEI ou MEID dos aparelhos, assim como a operadora, o país de origem, o modelo do aparelho, e também a versão do CyanogenMod. Além disso, a cada ver que o celular é ligado, o CMStats faz um pequeno “checkin” nos servidores do projeto.

Criado por Steve Kondik, o projeto CyanogenMod oferece ROMs customizadas e gratuítas do Android, que por solicitação do Google não inclui nenhum app da empresa, como o Gmail, Google Maps e YouTube (mas você pode encontrar esses mesmos apps facilmente na internet).

ROMs customizadas são populares entre os usuários mais corajosos (afinal, existe uma grande possibilidade de você transformar seu smartphone em um belo peso de papéis se não seguir as instruções de instalação corretamente), por oferecerem versões mais atualizadas do Android, em alguns casos trazendo até mesmo recursos que extendem a capacidade do aparelho. Não é difícil encontrar versões do CyanogenMod para aparelhos que foram “abandonados” pelo fabricante ainda na versão 2.2 do Android.

A versão estável do CyanogenMod é a 7.1, baseada no Android 2.3. Mas os desenvolvedores já estão desenvolvendo o CyanogenMod 9, dessa vez baseando-se no Android 4.0. Como experiência pessoal, cheguei a experimentar tanto a versão 7.1 quanto a 9 Beta do CyanogenMod no meu Galaxy S, e em ambos os casos a melhoria tanto na performance quanto no uso diário foi sensível.

Com Informações: H Online

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados