Galaxy X, irmão do Nexus, aparece no site da Samsung Brasil

Smartphone muito parecido com o Nexus não tem NFC nem LTE.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 3 dias
Galaxy X no site da Samsung

Ele continua o mesmo – mesma aparência, mesmas especificações –, mas o nome mudou! Apareceu no site da Samsung um tal de “Galaxy X“, cuja imagem você logo abaixo. Diga se não é um smartphone rodando Android que você já viu antes (e provavelmente ficou com vontade de comprar)? Sim, parece que dessa vez o Galaxy Nexus chega ao país, embora com outro nome.

Perguntamos à Samsung que produto é esse. De acordo com a companhia, trata-se do nome adotado para o Nexus no país.

Por ora, sabemos que o Galaxy X anunciado no site da fabricante roda Ice Cream Sandwich, a versão mais moderna do Android, e conta com visor Super AMOLED HD de 4,65″ (resolução de 720×1.280 pixels). Até aí, nada de diferente do celular concebido em parceria com o Google especialmente para quem quer a experiência mais crua (sem software do fabricante ou da operadora) no Android.

Há diferenças entre o Galaxy X e o Galaxy Nexus. O primeiro conta com UMTS, enquanto o segundo foi anunciado nos Estados Unidos com LTE (a rede 4G oferecida por lá, da qual falei na semana passada ao repercutir por aqui uma reportagem do Jornal da Globo) e HSPA+, um upgrade na rede 3G que já existe e que foi adotado por algumas operadoras brasileiras, como Vivo e TIM.

Outra ausência importante no Galaxy X descrito pelo site da Samsung é o NFC. A tecnologia para transmissão de dados que virou vedete principalmente entre companhias que repensam a forma de realizar pagamentos no cotidiano também não é listado entre os atributos do Galaxy X.

Isso é tudo o que a gente sabe sobre o Galaxy X até agora. O Nexus foi homologado pela Anatel. O que não quer dizer que pode chegar às lojas com esse nome, visto que uma operadora de telefonia chamada Nexus Telecom conseguiu impedir a comercialização de produtos com o nome “Nexus” no meio. Só não sei em que pé anda essa disputa judicial no momento.

Atualização às 15h43

Nexus

O aparelho está confirmado pela Samsung Brasil. Confira abaixo a resposta enviada por eles:

“Galaxy X é o nome do Galaxy Nexus no Brasil. A mudança de nome acontece pois outra empresa é detentora da marca Nexus por aqui.

Em breve divulgaremos a data de lançamento no país – por enquanto, podemos confirmar que sua chegada acontecerá no primeiro trimestre deste ano.”

Ainda nos falta confirmar se o smartphone oferece conectividade por NFC e se chegará por aqui com o transmissor compatível com a tecnologia de LTE, que ainda não foi regulamentada pela Anatel nem teve suas faixas de espectro definidas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados