Uma maneira de ter sua conta de qualquer serviço potencialmente invadida por pessoas não autorizadas é colocar seu login e senha numa rede insegura ou em locais públicos, como em LAN houses ou aeroportos. Pouca gente sabe, no entanto, que o Gmail oferece uma ótima alternativa a ter que inserir a senha no computador para fazer login. Basta usar um smartphone com suporte a leitura de QR-codes.

Atualização no dia 17/01: A dica não funciona mais. O Google desativou o que aparentemente era apenas um teste.

A dica é do pessoal da PC World, que só encontrou três referências a esse atalho na web mas nenhuma oficial do próprio Google, anunciando que ela existe. Então não é uma dica exatamente conhecida. Essa dica, aliás, funciona tanto com Android quanto com aparelhos iOS, e em outros aparelhos com leitores de QR-codes também, já que ela só precisa de um navegador.

1 – Abra a página https://accounts.google.com/sesame no computador onde você quer fazer login no seu Gmail. Ele vai exibir uma tela com um QR-code. Não feche essa tela, é aí onde o seu Gmail será aberto.

Aos espertinhos: o QR-code dessa imagem foi alterado

2 – No seu smartphone, abra o aplicativo de leitura de QR-codes e leia o código na tela. Ele vai te redirecionar a um site, onde você deve fazer login. Nesse ponto, faça login na sua conta como normalmente faria. Se você já tiver salvo seu login e senha no navegador, melhor ainda: a página só vai perguntar se você quer iniciar com o Gmail ou iGoogle.

3 – Depois de escolher um dos dois, a página com o QR-code vai ser atualizada e vai exibir o Gmail ou o iGoogle, dependendo do que você escolheu anteriormente.

É importante notar duas coisas: no passo 2, usar a rede 3G para fazer login na sua conta do Google é mais recomendado. Se você estiver usando a mesma conexão WiFi que o computador onde a conta será acessada, por exemplo, isso meio que quebra o propósito de toda a operação, já que suas informações poderão ser capturadas do mesmo jeito. No caso da rede 3G, essas chances diminuem drasticamente.

A segunda coisa: depois de um tempo, a página com o QR-code é expirada automaticamente, como medida de segurança.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Denílson

O que vc está usando

Denílson

Olá, não consigo fazer login na minha conta está com verificação em duas etapas, meu chip sumiu. e agora o que eu faço para fazer login.

Fabio Duarte Barbosa Duarte Duarte
adorei, todos este itens, fascinante
ismael
a solução do sms é a mesma do autenticator. voce escolhe...
Camilo Moreira
Essa opção foi desativada. :p
@_canalle
Como se faz?
ro
estou tentando criar meu longin no gmail
Ricardo
Login em duas etapas é o que há! Estou usando e é muito mais seguro.
@carlosmalucelli
quem quer algo parecido com isso .. basta usar o google autenticator .. que faz autenticacao com 2 etapas .. e tmb gera um qr-code para colocar em lugares que vc nao confia na conexão. Fiz um tutorial de como usar, deem uma olhada :) http://www.carlosmalucelli.com/view/265
@renatosiqueira
Infelizmente o método - que era FANTÁSTICO - não está mais funcionando. Mas pela mensagem deixada, vem coisa boa por aí! :)
Henrique
Realmente a página não está mais disponível para uso. A mensagem descrita pelo Marcello Corrêa permanece.
Marcello Corrêa
Parece que era algo experimental, até ontem... Olha a mensagem que aparece agora: "Hi there - thanks for your interest in our phone-based login experiment. While we have concluded this particular experiment, we constantly experiment with new and more secure authentication mechanisms. Stay tuned for something even better! Dirk Balfanz, Google Security Team."
Caleb Albuquerque
Aparentemente o método estava apenas em teste e não funciona mais. :(
Fabio
Muito interessante, pena que o Google já tirou do ar.
Thiago Sabaia
Bem legal, mais prefiro o método normal.
Exibir mais comentários