Início » Telecomunicações » Em 2011, acesso de aparelhos com 3G no Brasil dobrou

Em 2011, acesso de aparelhos com 3G no Brasil dobrou

Avatar Por

Dados liberados pela Anatel ontem mostraram que as operadoras no Brasil realmente se esforçaram para entregar mais dispositivos com 3G, apesar de nem sempre suas redes de dados passem a impressão de estabilidade. Segundo a agência, no ano de 2011 o número de terminais ativos com acesso à rede 3G no Brasil aumentou em 99%: de 20,6 milhões em 2010, esse número pulou para 41,1 milhões no ano passado.

Além disso, os dados da agência também mostram que a operadora Vivo permanece como a operadora com maior número de acessos do Brasil, usada em mais de 71 milhões de terminais (o que inclui não só celulares como tablets e modems 3G).

A conhecida tendência brasileira de preferir chips pré-pagos também continuou em 2011: no total foram registrados 191,2 milhões de acessos desse tipo contra 44 milhões do pós-pago. No total, a telefonia móvel no Brasil fechou o ano com 242,2 milhões de acessos na telefonia móvel, o que dá uma média de 123,87 acessos a cada 100 habitantes.

O aumento da quantidade de aparelhos com 3G no país segue, ainda que um pouco atrasada, a tendência no resto do mundo, que é de ter cada vez mais aparelhos conectados à rede de dados celular. Apesar disso, no Brasil as ofertas de planos de dados das operadoras ainda são pouco flexíveis em relação ao preço e os limites de tráfego.

Você pode conferir mais dados no relatório completo no site da Anatel.

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando
G3 ha ha ha ha ha, que piada, ha ha ha ha. E o pior, já tão falando em G4 o G3 mal funciona. Tecnologia de banda larga no Brasil é uma Piada e os palhaços somos nós. Ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha.
~le Vinni
Eu ia escrever algo parecido amigo, thumbs up ad eternum.
@Ntnn
Nada pior que o da TIM, ao menos aqui em Goiânia.
CDelm_
deve ser mesmo... o 3G da VIVO é terrivel...
Ramon Melo
O pior de tudo é que a divisão do mercado está perfeita, com quatro competidores de força semelhante dividindo a clientela. Mesmo assim, a qualidade simplesmente não melhora! As operadoras brasileiras decidiram mesmo desafiar a lei da oferta e da demanda!
Vinnicius
Verdade. No pré-pago da VIVO, o 3G é ótimo, nunca cai, mas quando ultrapassa míseros 20MB a velocidade cai para 64kbps fica muito ruim. Nem em páginas feitas para iPhone dá para navegar direito com tanta lentidão. No iPad então, é triste navegar. Ainda bem que minha casa possui Wi-Fi, e eu só uso o 3G quando saio para algum lugar, porque se eu dependesse desse 3G para usar a internet todo o tempo...
Fernando Mossmann
"Vivo permanece como a operadora com maior número de acessos do Brasil, usada em mais de 71 milhões de terminais." Rafa, você não confundiu "número de terminais" com "números de acessos"?
ricardo
Conforme esperado.
Alexandre
Tomara que com isso aumente os investimentos pois o sinal eh fraco e com abragencia bem abaixo dos 70%
Vinícius
E continua um péssimo serviço!
Alexandre
Quem sabe se, com essa informacao, as operadoras invistam mais e mais, em cobertura e em velocidade. A realidade atual eh muito ruim, o sinal cai muito e eh fraco. Tem que ser investido muito ainda no 3G e o 4G ja ta batendo a porta. Complicado nossa repiblica das bananas....
@EmanuelSchott
Ja eu digo que o problema nem é a velocidade, TODAS as operadoras que testei, entregaram a velocidade que dizem entregar. O problema são aqueles limites toscos que elas usam, e ao ultrapassa-los a velocidade cai e muito!!!
Guilherme macedo
De que adianta se a qualidade do serviço não é muito boa. As vezes nem é questão de sinal. É velocidade mesmo que não é satisfatória. Até hoje me lembro de um comercial da vivo que era como esse. http://youtu.be/7KLDJ0U_G_A
Turdin
Infelizmente as operadoras só se preocupam em vender, mas melhorar a infra-estrutura nada...
@Ntnn
O numero de celulares 3G dobrou, e a qualidade do sinal despencou.
Thiago Leite
E eu aqui nesse maldito EDGE
@yagogabriell
Eu mesmo contribui pra isso, comprei um celular 3G e contratei um plano de dados. Mas já está na hora de algumas operadoras providenciar algo melhor e preços mais convidativos pq pagamos caro por coisa ruim.