Você, desenvolvedor, tem mais uma penca de páginas para ler. Isso se você está interessado em lançar um aplicativo que esteja visualmente compatível com o que o Ice Cream Sandwich, versão mais atual do Android, determina. A equipe que desenvolve o sistema lançou um site especial listando todas as diretrizes visuais e de interface de usuário.

Belo, não?

A chegada de diretrizes mais claras para o Android evidencia aquilo que todos sabemos: há aparelhos de todos os tamanhos, modelos e orientações rodando o sistema (embora não seja fragmentação, de acordo com o Eric Schmidt). Com o Ice Cream Sandwich chegando com mais força, o Google deseja que os aplicativos feitos para o sistema tenham padrões mínimos e uniformes, para que certas aberrações não apareçam mais no Android Market.

Na página sobre o “Android Design” há explicações sobre todo o conceito por trás do Android totalmente redesenhado em sua quarta versão. O Google explica, ponto por ponto, o que funciona e o que não funciona. Nos cantos da tela devem aparecer indicadores para quando nenhuma rolagem for possível, por exemplo. Da mesma forma, recomenda-se que os elementos visuais tocáveis tenham pelo menos 48×48 pixels.

O Google ainda dedica algumas páginas para falar da Roboto, fonte desenvolvida por eles — juntando várias outras fontes, segundo as más línguas.

Só fica faltando uma pequena coisa para as diretrizes do Android: regras mais rigorosas para a submissão de ícones. Eu sei que pelo menos no iOS e no MeeGo (ou qualquer que seja o nome adotado atualmente para o sistema do N9) a Apple e a Nokia respectivamente fornecem padrões básicos, em cima dos quais os desenvolvedores devem criar os ícones de aplicativo. Pena que não posso dizer o mesmo do Android.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rennan Alves
Posso estar equivocado mas, ele já não usa este esquema de permissões? Uma vez que é preciso ser root para fazer alterações no núcleo do sistema? Ou o que você propõe é um esquema pré-definido de "aplicativo somente faz alteração x em diretório y"? Ou vai ver eu confundi o conceito mesmo. Acho que isto iria contra a proposta de liberdade do android...
Bruno
Está confundindo as coisas, Alexandre... Boa parte dos Ginger Bread atuais têm capacidade de rodar o ICS sim. Inclusive o próprio Galaxy S (dentre MUITOS outros) já recebeu a beta do Cyanogen 9 há algumas semanas.. O que acontece é que a Samsung e demais fabricantes não farão atualização "oficial" desses aparelhos de 2011 para trás, mas os aparelhos (não-MidEnd) conseguem levar o ICS numa boa sim.
@iJeanCarlos
A apple só libera novas features no seu sistema quando está finalizado e perfeito,já o Google e seu Robozinho Verde é tudo cru e deixa que o user tenha dor de cabeça.
Gabriel
Alguém já viu o aplicativo do Orkut para Android? É a síntese da falta de padronização dos ícones... O próprio aplicativo do Google possui um ícone com um fundo branco quadrado bizarro.
Vinicius Kinas
Mas nem estou falando do Windows Phone. Tava falando do Windows desktop mesmo. :)
Alexandre
Tarda mas nao falha! O unico por senao eh que nem todos os aparelhos, quer dizer, a maioria deles, nao tem requisitos minimos pra rodar o ICS, ate mesmo o galaxy S!
Arthur Amorim
Mas o a MSFT ja esta correndo atras e divulgando essa padronização. E o Windows Phone tem uma certa vantagem por estar requisitanto isso agora que sua market place esta ainda crescendo e tem relativamente poucos apps.. Mas os principais apps estão muito bem construidos. Mas sempre tem aquelas aberrações, ainda mais brasileiras, que não seguem nenhum padrão, simplesmente jogam um monte de informação e formularios na tela e que se dane.. Mas isso vem mudando.. ainda bem!
Bruno
Por que escalar um hater para escrever sobre uma noticia "otimista" de Android? Sério, é desagradável ler um texto pretensioso assim. Enfim.. Essa "padronização" será excelente, sem duvidas! Só espero que venha a tempo de concertar a casa, antes do Windows Phone chegar-chegando.
Scott
Não. Não muda nada para quem desenvolve apps. É apenas uma sugestão para quem estão desenvolvendo aplicativos, e não uma obrigação.
Smess
Errado ;)
@lc_silveira
É o Xoom, mas sem o logotipo da Motorola. Compare com essa imagem: http://www.blogdoandroid.com/wp-content/uploads/2011/10/Motorola_XOOM110216131439.jpeg
Ana Gabriel Almeida
Quem vai desenvolver para esta versão, hu-hum... Terá um certo "trabalhinho"
Turdin
Eu não acho que vai ser... Já tive um WP e um Android e posso afirmar que é! Unica coisa que falta pro WP mesmo é o marketplace crescer mais, ai sim ele vai ficar perfeito.
Victor
Não acho que a falta de padronização seja ruim em alguns casos, mas se tratando de interface gráfica, eu concordo que algumas coisas devam ser padronizadas e discordo quando você disse "isso era a primeira coisa que deveria ser feita". Posso apontar outras prioridades. A primeira coisa que deveria ser feita é um esquema de permissões como o do Linux(que ele foi baseado), uma política mais severa no controle da entrada de malwares no android market e punições severas a quem colocar malwares no android market. Assim, só quem for idiota de dar a senha de root para aplicativos "duvidosos"(como cracks), pegará vírus. A segunda, é facilitar o desenvolvimento de aplicações em outras linguagens, além do Java, pois java não é adequado a programas que exigem muito processamento e torna o programa dependente dos "ditames" da Oracle, todos sabem que a Oracle adora alterar os termos de licenças periodicamente..... Isto é muito mais importante que uma interface. Tem outros pontos que eu poderia criticar o Android, mas os dois mais graves são estes. Mesmo odiando o windows, acho que o windows phone vai ser melhor que o android......
Diego Rocha
iOS sim, nunca foi inacabado, mesmo quando não tinha copiar e colar e um multitarefa mequetrefe...
Exibir mais comentários