A conhecida proposta de lei americana SOPA tem potencial para criar uma espécie de censura prévia na web dos EUA e que pode acabar se tornando base para outras legislações em demais países. Por isso já faz algum tempo que ela vem sendo extensivamente debatida nos EUA, sempre associada a um sentimento de repúdio por quem sabe quais serão as consequências. Para tentar mostrar o tamanho do problema que essa lei cria, grandes sites escolheram essa quarta-feira para protestar.

No começo da semana Jimmy Wales, o fundador da Wikipedia, declarou que a versão em inglês da maior enciclopédia online do mundo vai ficar inacessível amanhã em protesto contra a SOPA. Antes disso o popular site de notícias Reddit e o famoso blog americano BoingBoing também haviam anunciado que no dia 18 eles vão parar todas as atividades e exibir um aviso sobre a SOPA na sua página inicial, para sensibilizar seus usuários sobre a lei e alertar que ela é perigosa.

Unindo-se a eles, o Google anunciou hoje que também vai protestar contra a lei. Mas como a empresa não pode se dar ao luxo de desligar seu principal serviço que gera bilhões de dólares todos os anos, o que eles planejam é um pouco diferente do que a Wikipédia e o Reddit. Segundo a CNET, uma mensagem com um link na página inicial do buscador vai alertar sobre a SOPA.

Segundo a comScore, a versão em inglês da Wikipedia tem 25 milhões de visitantes diários. Já a página inicial do Google, ninguém sabe por que a empresa nunca divulgou. Mas como ele é o buscador mais usado do mundo, você já imagina que não é pouco.

Apesar dos protestos planejados continuarem, a lei SOPA foi arquivada no final de semana e pode nunca passar, embora ainda exista uma chance disso acontecer. Sua irmã menor e igualmente terrível, a PIPA, no entanto, ainda está em discussão no congresso americano e por isso tem maiores chances de se tornar lei.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@andersonarau
A verdade é que grandes empresas estão falindo, as gravadoras mesmo estão indo pro buraco. Outro dia vi um comentário do Charlie Brown Jr. (Que não tem mais gravadora) no pânico e ele disse algo que tem muita razão: as gravadoras estão falindo, mas isso não significa uma coisa ruim pois com a internet qualquer um pode lançar suas musicas, fazer sucesso e ganhar milhões em shows. O que acontece é um movimento onde o dinheiro sai da mão dos empresários e vai para mão do artista diretamente. Esses americanos deveriam é criar vergonha na cara, parar com essa ganância de ganhar dinheiro sentado num escritório e perceber que o mundo está mudando.
@guibridi
É mesmo? Não sabia! Achei que fosse um brasileiro idoso que só come sopa e é um saudosista das pipas do seu tempo de infância. Obrigado por me tirar de meu poço de ignorância.
Lauffer
Baseado em que vc afirma isso??? Bing + Yahoo não chegam nem a 40% das buscas nos EUA, nem vou falar dos dados globais... Antes de falar merda procure se informar!!!!!!!
Yangm
Esses nomes de empresas são tão criativos...
@luiztap
E não é exatamente o que nós (maior parte das pessoas comuns) fazemos no dia-a-dia?
@allexbatista
Não seria: "O dia em que a Internet parou?" (Excelente nome para um filme/livro. Não acha?)
@julianleno
se caso vc não notou os nomes são em inglês e a sopinha da mamãe e a pipa do vovô não significam a mesma coisa lá nos EUA :)
Arthur Novello
Não, só precisa que a Microsoft, a Google e a Apple parem com seus serviços por um dia, ou menos, parando buscas, e-mails, lojas, suporte, congelando datacenters, etc.. Ai vc vai ver o que é o fim do mundo!
Fábio
Para a sua informação o Bing está crescendo e está quase 50% do Google e 50% Bing
@guibridi
Quem nomeia essas leis, o gigante do pé de feijão da Disney?
Turdin
Sem Reddit? AGORA A PORRA FICOU SÉRIA!
Scott
A Microsoft era a favor no início, mas depois retirou o apoio direto. Essa é a lista dos apoiadores. Ela faz parte de um grupo chamado "Business Software Alliance" que já foi retirado da lista. Porém... a Microsoft também faz parte da "Entertainment Software Association", que se recusa a retirar o apoio.
Ramon Gonçalves
e aí que tá. Muita gente está pensando que a lei é simplesmente "anti-pirataria".
Gabriel
Se essa porra de Sopa for aprovada pode dar adeus aos videos do Youtube, blogs, sites diversos de noticias, 4shared, megaploud etc, tudo que estiver na internet, vai ser motivo para algum CHATO resolver tirar do ar, com o pretexto que estão violando os direitos autorais de determinada marca ou coisa qualquer, ou seja a internet como a conhecemos hoje vai ser uma bosta, só para os CHATOS usarem mesmo, para mim a internet é uma das maiores invenções dos últimos tempos e acredito, que esta lei ridícula feita por um CHATO, vai destruir tudo oque foi feito ate hoje dentro da web, a internet é livre é por isso que ela é oque é não vai ser uns CHATOS de terno e gravata, que vão conseguir controlar esta ferramenta maravilhosa!!!
Silas
Não é só sobre a pirataria essa lei, é sobre a liberdade em geral. Você não vai poder apenas não baixar conteúdos piratas. Se você por exemplo acabou de aprender a tocar violão e quer filmar você tocando aquela musica favorita, subir no youtube e compartilhar com os amigos no facebook e twitter, o SOPA vai dizer que esta errado pelo simples fato de você estar cantando uma musica, e sabe o que vai acontecer? Caso o Youtube, Facebook e Twitter se recusem a tirar o vídeo do ar, eles serão fechados por ordem do governo, isso é o não uma ditadura? Agora outro exemplo, acabaram de lançar um novo gadget, e o tecnoblog posta um video de um review e na introdução coloca uma musiquinha qualquer e durante um review aparece uma imagem com direitos autorais (por exemplo um quadro), o Protect IP vai bloquear o tecnoblog nos EUA, e caso o tecnoblog seja hospedado lá nos EUA vai ser fechado caso não cumpra as ordens da lei. Imagine o tanto de poder que os EUA tem nas mãos, e se caso for filmar um protesto em alguma rua nos EUA e durante essa filmagem estiver tocando uma musica mesmo sem consentimento do dono do video, ou apareceu imagens com direitos autorais e afins. Entendeu o Problema?
Exibir mais comentários