Início » Internet » Grooveshark é obrigado a fechar as portas na Alemanha

Grooveshark é obrigado a fechar as portas na Alemanha

Serviço alega que os custos operacionais estão elevados demais.

Avatar Por

O Grooveshark, um dos sites mais acessados para escutar músicas na rede, teve que interromper suas atividades na Alemanha depois que um grupo de defesa dos direitos autorais começou a fazer pressão para que o serviço pague "custos operacionais" mais elevados. No mundo são mais de 30 milhões de usuários ativos; resta saber quantos deles serão afetados na Bundesrepublik Deutschland.

Até agora o serviço não soltou nenhum comunicado falando do ocorrido. O que sabe é que, na página inicial para usuários tentando acesso a partir da Alemanha, aparece uma mensagem avisando que o Grooveshark não está disponível para utilização. Nada de músicas, moçada.

A funcionar no Brasil. YAY!

"Nós vamos sentir saudades!", avisa a mensagem na capa do Grooveshark. O serviço recomenda que os usuários mandem mensagens para o GEMA, o grupo de direitos autorais que representa mais de 60 mil artistas naquele país. Pelo que dá a entender, o GEMA passou a cobrar tão caro para licenciar as músicas de artistas que ficou proibitivo manter as operações do Grooveshark.

Enquanto não volta a funcionar na Alemanha, o pessoal do Grooveshark recomenda que os usuários desejosos de continuar a escutar músicas na rede tentem o Simfy. Ele tem um limite de uso que lembra muito o do jornal americano The New York Times: são no máximo 5 horas de canções por mês. Depois disso tem que pagar 4,99 euros. Dá mais ou menos R$ 13,40 pela cotação de hoje.

Essa não é a primeira vez que o Grooveshark se mete em encrenca. O serviço de músicas responde a um processo movido pela Universal Music nos Estados Unidos. Reza a lenda que a multa pode ser bilionária caso o juiz responsável dê a acusação como procedente. A EMI Music também os processa nos Estados Unidos, mas pede um valor menor: apenas 150 mil dólares.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Júnior
hoje aqui em casa já não estou conseguindo ouvir musicas do Grooveshark
@garciano
Se o Grooveshark acabar eu tô fuuuuuu.
@ericardopvh
artista que fala que ganha grana com CD esta mentindo mano ! porque sinceramente se os caras dessem as musicas de graça certeza ganhariam mais com show e outras coisas ! os caras infelizmente não sabem fazer as coisas sozinhos e acham que a gravadora ajuda tanto assim ! lamentável !
Yangm
Minha vó tem muitos CDs e LPs ORIGINAIS que já não pegam mais, então eu vou no tio Google e baixo o que já tenho "de forma ilícita".
Tem que ver isso ae.
Camilo
Nem me fale, hoje a surpresa foi grande! :/
Edinho
o valor do Euro é cotado pelo dólar.
Thássius Veloso
Isso mesmo. Corrigido.
@mos_axz
Existe um serviço gratuito que paga uma quantia dos direitos autorais para colocar a música online. Você coloca um valor proibitivo então o serviço fecha. Essa é a logica deles e nesse caso sobra 3 opções:
a) A pessoa vai gastar muito dinheiro pra comprar um CD, converter pra mp3 e colocar nos dispositivos que quiser.
b) Abrir o The Pirate bay(ou outro site qualquer de torrent), baixar já convertido com as tags colocadas corretamente sem pagar nada para a gravadora e o artista.
c) Colocar uma lei mal-feita e semi-ditatorial em todos os paises do mundo, gerando revolta até em quem paga pelas suas midias.

Alguém aposta na opção A?
Fernando Mossmann
"Depois disso tem que pagar 4,99 euros. Dá mais ou menos R$ 13,40 pela cotação do dólar de hoje."
Wait... What? Cotação do euro, não?
Daniel
Ah, francamente... Já não basta terem bloqueado grande parte dos vídeos do YouTube? Já virou até rotina eu tentar acessar um vídeo e aparecer a mensagem "Infelizmente, este vídeo não está disponível na Alemanha porque pode conter músicas para as quais a GEMA não concedeu os respectivos direitos.
Desculpe."
Marcos
Esse lance de direitos autorais simplesmente vai levar ao fim da web. E não vai fazer ninguém comprar mais CDs.
Rafael Fernandes
Cara Deutschland miimimimi, nem 'entschuldigung' eles vão poder falar pelo acabaram de fazer....