Início » Legislação » Propostas de lei SOPA e PIPA foram arquivadas

Propostas de lei SOPA e PIPA foram arquivadas

Avatar Por

Muito se falou desde a criação das propostas de lei SOPA e PIPA, que poderiam censurar provedores e usuários americanos da internet de uma maneira jamais vista. Os congressistas americanos responsáveis por votar essas propostas perceberam o quanto ela é odiada essa semana, depois que grandes empresas da web se mobilizaram para protestar contra elas. Esse mobilização parece ter dado resultado agora que tanto a SOPA quanto a PIPA foram arquivadas indefinidamente.

Tanto a PIPA quanto a SOPA seriam votadas esse mês, e deveriam chegar mais perto de uma assinatura presidencial. Mas hoje o líder do senado Harry Reid decidiu postergar o voto da PIPA e quatro horas depois o representante Lamar Smith, um dos idealizadores da SOPA, declarou que vai pedir o mesmo para a SOPA completando que é necessário “ter um acordo mais amplo sobre a solução”.

Os argumentos dos dois são basicamente os mesmos: a enorme crítica das duas propostas, principalmente no que elas acarretavam em termos de censura prévia e vigilância extrema, acabou motivando o adiamento. Como não há data prevista para um novo voto de nenhuma delas, as propostas acabaram sendo arquivadas.

O ArsTechnica nota, porém, que as ideias que a SOPA e PIPA propõem podem retornar na forma de outra proposta de lei. Tanto que o próprio cocriador da SOPA disse que vai “continuar trabalhando com detentores de direitos autorais para desenvolver propostas que combatem a pirataria online e protegem a propriedade intelectual americana”. Mas as chances de que essas duas foram arquivadas para sempre e nunca mais verão a luz do dia são bem altas.

Internet, você está de parabéns.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

fernando freitas
Assim como os governos e a nossa querida NASA; A ideia e essa aos poucos vão implantando a ditadura digital, quanto mais desinformação tiver melhor, daqui a pouco vamos usar o computador para imprimir documentos mas nada, não abra os olhos para ver onde isso vai parar, começou com os filmes, é só o começo, espero.
[email protected]
foi pesando nisso que o grupo ANONYMOUS criou a operação MARÇO NEGRO......
Bruna Rheinheimer ;P
Mee, que coisa ridicula, ta certo que tem muita gente que baixa, grava e vende, mas eu em particular baixo pra assistir e se gostar compro os originais...
@hugo_bez
com certeza isso nao iria pra frente, maior absurdo ,...
felipe
Acho isso uma baboseira estão perdendo tempo e dinheiro por que nao vao atras de assassinos raptores e outros?
Kaoru
Acho o seguinte, se as pessoas fossem livres de sua opressao e passassem a serem pessoas de ideias e opnioes todos e qualquer um nao passava por esse tipo de constrangimento, a questao e que o povo nao tem voz por que nao quer, antigamente quando controlavam as terras os senhores donos de seus narizes entravam na marra e guerreavam por isso, agora isso sim era livre arbitrio e moral de dizerem que tinham vontade e voz, hoje em dia as pessoas nao tem isso, entao por esse motivo, apenas por esse motivo as pessoas perdem, pois se todos se mobilizassem seria diferente pois aquele policia que atira, tem uma esposa que nao concorda com isso, tem um filho que e contra, e ele mataria eles? nao pois no fundo as pessoas fazem por medo opressao e fora a falta de emprego, eles rebaixam o povo e tiram seus direitos, por esse motivo se quiserem futuramente adentrar a casa de cada um de voces aqui que comentam e dizem o que querem eles vao, por que eles podem, e nao precisam de leis aprovadas pra isso, e o fim! para eles nos somos a ignorancia. nao sabemos de nada nao fazemos nada e seguimos como 'GADO' ate aonde isso vai chegar?
Silvio Vik
Acho que você não captou bem o espirito dessa lei. Concordo que todo artista e produtor deva ser respeitado e pago pela sua obra, mas: - A lei somente iria legalizar uma forma de crime para justificar a prevenção de outro. - Pense bem, o governo americano (via FBI) teria poderes para invadir a rede e inclusive SEU computador quando bem entendesse vasculhando possíveis indícios de crime. Até você poderia me dizer: - E daí eu não cometo crimes! - mas... seria a mesma coisa que a policia invadisse toda semana sua casa em busca de um possível caso de envolvimento seu em crimes e sem precisar de mandato judicial para isso. E pior, qualquer policial que não vá com a sua cara, poderia sem processo judicial te prender, fechar e lacrar a sua casa, sem provas, simplesmente por SUSPEITA. - Acorde! Todos tem direitos a privacidade, liberdade de expressão e DEFESA. Pirataria se combate com a concientização e educação de um povo. p.s.- O seu windows é original mesmo??? E seu Oficce??? e Anti-Virus??? e Nero??? Pense bem...
mario
SOPA fria e PIPA taiada com cerou. Até que enfim uma boa noticia. mas acho que isso tem MÃO dos ILLUMITAIS.
Gustavo
A S.O.P.A. caiu do prato e a P.I.P.A. foi cortada
@thaisbezerril
Vamos vê, né!!
Enara
SOPA estragada e PIPA avoada ...
Jader
Osiris, impostos é a desculpa deles, 50% do que é devido não é pago. No final, pagam uma merreca de impostos, já que nem sempre emitem nota fiscal e marretam a contabilidade. O que fica mesmo é um lucro enorme nas mãos dos produtores-distribuidores. Os autores e artistas se ferram, à exceção de uma centena de privilegiados. Ganham menos de 1% do que é arrecadado, quando na realidade eles é que fazem o show. Concordo com você: já pensou não poder dar carona? O pior disso é a submissão a uma ditadura mundial, exercida pelo centro de um império global.
Jader
Então, temos mais é que botar pra f......... em cima deles. Já fecharam vários sites gratuitos de download, prenderam o Assange e o criador do Megaupload, fazem justiça extraterritorial, coisa que significa a vigência de uma ditadura mundial exercida pelo núcleo de um império. Mandam (e matam) muito mais que Roma, além de prender cidadãos de outros países fora do seu território. Países submissos aceitam os termos impostos e colaboram, baixam a cabeça. Só nos resta a Internet para nos organizarmos e rebelarmos contra isso. Sob o pretexto de controlar direitos autorais, querem um controle absoluto sobre a rede. Engraçado: no tempo do Brasil-colônia, a Inglaterra contratava piratas para saquear os galeões portugueses e espanhóis e roubar. A França e Holanda também. Naquele tempo, pirataria era bacana, era bom! Hoje, que os piratas somos nós, não pode, é imoral.
elhovsk
bom... em comemoração a isso amanhã tomarei SOPA e depois soltarei uma PIPA...
Barbosa
dizem que a voz do povo é a voz de deus, podemos alterar, a força da internet é a força de deus... É UM ABSURDO O QUERIAM... LIBERTEM O MegaUpload
Exibir mais comentários