Twitter compra a Summify, serviço que tira da timeline aquilo que não interessa

Startup integradora de conteúdos é agora mais uma no cartel do gigante social.

San Picciarelli
Por
• Atualizado há 1 semana
Ilustração: Twittermmify – san@tb

O Twitter anunciou na semana passada a compra da Summify, uma startup sediada no Canadá e que foi fundada por dois ex-estagiários romenos que trabalharam no Google e na Microsoft. Ela poderá livrar nossas timelines daquilo que não nos interessa.

A dupla criou um sistema que se baseia nas preferências de acesso e leitura dos seus amigos no Google, Facebook e Twitter para enviar periodicamente consolidados com as melhores mensagens por e-mail, via um aplicativo para iOS ou em seu próprio web-aplicativo.

Inicialmente, os dois criaram um plugin chamado ReadFu (2009) que resumia e dava estatísticas de uma determinada página e seus respectivos hyperlinks. Em março de 2010 o serviço foi renomeado para Summify e o beta – já bem mais aprimorado – enviava resumos mais detalhados diariamente para o email de seus usuários.

Em julho de 2011 o aplicativo para iPhone era lançado. No mês seguinte o conteúdo resumido do Summify passaria a abranger as redes sociais que até hoje são o seu principal alvo, em um serviço que funciona extremamente bem e que oferece uma interface simples e agradável aos olhos.

Como resultado da venda para o Twitter, o Summify não está mais aceitando novos membros e deve encerrar suas atividades em muito breve, segundo anunciaram os seus fundadores em um último post em seu blog.

(Vídeo do Vimeo)

O post, entretanto, não diz quando e nem como o Twitter pretende integrar o Summify. De qualquer maneira, posso dizer que qualquer coisa que o Twitter faça com ele não será algo ruim. E olha que o Twitter precisa muito de uma boa vassoura capaz de separar o lixo do que realmente interessa…

Como serviço, o Summify ‘entende’ com bastante eficiência e precisão aquilo que é mais lido em seus feeds favoritos e entre os seus amigos nessas redes. A lógica toda do serviço e o consolidado de mensagens tem sido especialmente úteis para seus usuários e o serviço já agregou quase 8 bilhões de posts.

Nossa visão de longo-prazo na Summify sempre foi conectar pessoas às notícias que lhes sejam mais relevantes e da maneira mais eficiente. Centenas de milhares de pessoas no mundo todo tem aberto novas contas no Twitter; nós percebermos que esta é a melhor plataforma para executarmos nossa visão em uma escala realmente global” — afirma a Summify no post.

Atualizado às 15h50.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
San Picciarelli

San Picciarelli

Ex-redator

San Picciarelli é gerente de projetos e mestre em biotecnologia. Fez parte da equipe de redatores do Tecnoblog entre 2011 e 2012, produzindo artigos de assuntos relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trabalha com esse assunto desde 2006, mas também tem experiência em design e construção de sites.

Canal Exclusivo

Relacionados