Enquanto o feroz departamento jurídico da Apple trava duras batalhas contra qualquer empresa que supostamente utilize suas “propriedades intelectuais” em tablets ou smartphones, o poderoso governo chinês — olha só — está preparando seu próprio clone do iPad.

iPad

A informação é do Wall Street Journal, que reporta sobre anúncio feito por um jornal local (e estatal) e o Ministério da Indústria e Tecnologia. Até o momento existem poucas informações a respeito do modelo, mas as imagens mostram que ele seria visualmente idêntico a seu concorrente da maçã, não fosse pela tampa traseira escarlate.

As coincidências (ou seriam “inspirações”?) continuam debaixo do capô, onde o tablet conta com os serviços de um misterioso processador chamado A9 — enquanto o iPad 2 utiliza o conhecido chip A5.

Batizado por algo que pode ser traduzido como Pad Vermelho, seu nome faz referência ao “Livro Vermelho”, publicação editada em 1964 com pensamentos do líder comunista Mao Tsé Tung, e que até hoje faz vezes de cartilha ideológica do comando chinês.

Desta maneira, o aparelho conta com uma versão do Android “especialmente desenvolvida para exibir conteúdo aprovado pelo governo comunista da China”. Ou seja, nada de acesso ao Twitter, YouTube ou Wikipedia.

Aos interessados, o preço estimado para o tablet é o equivalente a salgados R$ 2.800, mas você provavelmente não poderá comprá-lo mesmo que quisesse muito: de acordo com o WSJ, o tablet desapareceu do site do Diário do Povo na semana passada sem maiores explicações.

Será que os advogados da Apple são bons assim?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados