Início » Antivírus e Segurança » Anonymous ameaça atacar Facebook em 28/01 (atualizado)

Anonymous ameaça atacar Facebook em 28/01 (atualizado)

Vídeo publicado no YouTube convoca internautas para participarem de grande ataque à rede social. Perfil no Twitter nega veracidade da convocação.

Avatar Por

O coletivo de hackers Anonymous se prepara para aprontar mais uma das suas. Em um vídeo publicado no YouTube anunciam a ameaça de atacar o Facebook, a rede social mais usada do mundo, ainda nesse mês. O narrador do vídeo afirma que uma “guerra virtual” foi iniciada e o Facebook é a próximo alvo em 28 de janeiro.

“É hora de entrar em ação”, afirma o narrador ao citar a rede social. “Ainda que seja verdade que o Facebook tenha pelos menos 60 mil servidores, ainda é possível derrubá-los”. Ao convocar as “pessoas do mundo” para o ataque, o narrador diz ainda que qualquer um pode participar da ação e que o mesmo já foi feito contra o site da emissora americana CBS, contra a Warner e contra o FBI, conforme noticiamos na semana passada.

A CNET News destaca que, de acordo com a convocação, qualquer um pode participar da ação. Ao participar, o internauta aceita rodar um software no computador que direciona ataques (geralmente DDoS) para servidores de instituições e organizações reconhecidas e que, de alguma forma, são associadas com a manutenção dos direitos autorais ou das leis como SOPA e PIPA (ambas foram abandonadas na semana passada).

Assista abaixo ao vídeo (em inglês).

http://www.youtube.com/watch?v=oVSQ3JIgIXE
(Vídeo do YouTube)

Na noite de quinta-feira (19) o Anonymous promoveu um grande ataque que tirou do ar sites do FBI e uma série de outras instituições. A ação aconteceu horas depois que a polícia federal americana iniciou uma grande operação que resultou na desativação do Megaupload e prisão de seus fundadores e dirigentes. Entre os artifícios utilizados pelo coletivo de hackers estava uma ferramenta que rodava no computador do usuário sem que ele soubesse.

Para o suposto ataque ao Facebook a data escolhida foi 28 de janeiro e o horário fixado às 3h00 de sexta-feira — ou meia-noite na costa leste dos EUA. O Anonymous diz que todos podem participar e que ninguém será pego por se envolver nesse tipo de atividade. “Eles não podem pegar um grupo tão grande como esse”.

Em algumas rodas de pensamento a atividade do Anonymous vem sendo chamada de “hacktivismo” por usar o conhecimento da computação para se engajar em atitudes geralmente esparadas de ativistas.

Atualização às 18h04

Por meio do Twitter a conta @anonops — geralmente associada às atividades do Anonymous — afirma que a informação é falsa e não haverá ataque contra o Facebook em 28/01.

 

“Novamente nós temos que dizer que não vamos atacar o Facebook! Novamente a mídia de massa mente”, afirma a mensagem.

Observação: O Anonymous é um grupo sem porta-vozes. Não há como confirmar esse tipo de atividade. Não há alguém que responda pelo grupo. Portanto, cá no Tecnoblog nós tentamos transmitir as notícias mais verossímeis. Ainda assim, pode ser tudo armação de um usuário entediado que subiu o vídeo para o YouTube. Só saberemos se o ataque realmente acontecer e o Facebook for comprometido em 28/01.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

telugumovie updates

Nice Posting Keep update like this

Happy Holi

Happy Holi

Happy Holi

TeluguBang

telugumovie updates

Nice Posting Keep update like this TeluguBang TeluguBang

Happy Holi

Happy Holi

Happy Holi

Douglas Chagas
Concordo, eles não teriam razão plausível para um possível ataque ao Facebook
@oinkbrasil
é.. vamos lá.. todo mundo apoiano a causa e o ataque.. é só baixar o arquivo (HEHEHEHE) pra ajudar ao ataque, e já aproveita e manda teus dados bancários, senhas, etc pros caras também... tsc tsc...
Diones Reis
Se eles conseguirem apagar todas as figuras e mensagens compartilhadas, cheias daquelas mensagens e de campanhas idiotas que infestam o Facebook, já estará fazendo um grande favor a humanidade.
Issene
Estou meio lá meio cá rsrsrs... Depois do que eles fizeram sobre o Megaup,não duvido mais de nada.. Vamos aguardar né!! poderia ser pelo menos na segunda-feira...o trabalho de muita gente vai render risos..
Thássius Veloso
Abaixo da manchete tem escrito "Vídeo publicado no YouTube convoca internautas para participarem de grande ataque à rede social. Perfil no Twitter nega veracidade da convocação." Só nisso o leitor já fica preparado para as informações contidas no artigo. Isso se o lê integralmente, claro. É bem raro nós adicionar atualizações ao início do texto porque se perde totalmente o contexto em que foi escrito.
@diogobuique
Realmente... "Ou alguém ocupado em matar o tédio dos desocupados." ²
@rogerio_alan
Poderiam colocar a atualização no topo da notícia né, assim não precisariamos ler a noticia inteira, para no final ver que não verdade :P
Bitstorm
Tu caiu de paraquedas no papo, hein @JackBauer? O que está sendo discutido é que o Anonymous NÃO vai atacar o Facebook, algum desocupado espalhou a notícia para causar pânico... ... ou foi um FUD* proposital, vai saber! =/ * "Medo, incerteza e dúvida, significado da abreviação FUD (do inglês Fear, Uncertainty and Doubt) é uma prática de marketing que consiste em desacreditar o concorrente espalhando desinformação sobre o produto rival. Apesar de ser uma prática moralmente condenável em muitos países, o FUD é aceito nos Estados Unidos." Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Medo,_incerteza_e_dúvida)
Lui Gomena
Anonymous sempre avisam o motivo de um ataque. Percebe-se então que a notícia é falsa. Perda de tempo do "desocupado" que subiu o vídeo. Alías, Anonymous agradecem a polêmica e com isso a "propaganda". :P
Marcelo
O que mais me surpreende é que na maioria das vezes o pessoal (Brasil) não sabe nem qual é a ideologia do grupo, e nem mesmo o argumento dado para um ataque, e já ficam todos eufóricos, como o Calos Nascimento comentou, "...nós já fomos mais inteligentes".
Eliel
Oh falta do que fazer acreditar nessa lorota! Depois do que o Anonymous aprontou semana passada a mídia tem que inventar algo para marginalizar os caras e pra que todo mundo nas redes sociais fiquem com medo. Porque foi muito comentado no Face. E o Face está sendo uma boa arma pra denunciar toda hipocrisia tanto da mídia como dos governantes.
Theus
Realmente, não tem porque atacar o Facebook.
Jack Bauer
Por estas e por outras que o governo americano acaba de aprovar uma lei que autoriza intervencao militar contra acoes ciberneticas que conspirem de forma negativa contra o bem-estar da sociedade civil. Isto mesmo, estes "valentoes" do Anonymous podem ver militares americanos batendo a sua porta e dai... A guerra deixa de ser contra Estado(s) e passa a ser contra individuos e/ou organizacoes. Corretissimo. Chumbo grosso nessa cambada de lunaticos que adota um estilo de vida criado e desenvolvido pelo "Imperialismo"... Eu apoio.
Exibir mais comentários