Anonymous ameaça atacar Facebook em 28/01 (atualizado)

Vídeo publicado no YouTube convoca internautas para participarem de grande ataque à rede social. Perfil no Twitter nega veracidade da convocação.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

O coletivo de hackers Anonymous se prepara para aprontar mais uma das suas. Em um vídeo publicado no YouTube anunciam a ameaça de atacar o Facebook, a rede social mais usada do mundo, ainda nesse mês. O narrador do vídeo afirma que uma “guerra virtual” foi iniciada e o Facebook é a próximo alvo em 28 de janeiro.

“É hora de entrar em ação”, afirma o narrador ao citar a rede social. “Ainda que seja verdade que o Facebook tenha pelos menos 60 mil servidores, ainda é possível derrubá-los”. Ao convocar as “pessoas do mundo” para o ataque, o narrador diz ainda que qualquer um pode participar da ação e que o mesmo já foi feito contra o site da emissora americana CBS, contra a Warner e contra o FBI, conforme noticiamos na semana passada.

A CNET News destaca que, de acordo com a convocação, qualquer um pode participar da ação. Ao participar, o internauta aceita rodar um software no computador que direciona ataques (geralmente DDoS) para servidores de instituições e organizações reconhecidas e que, de alguma forma, são associadas com a manutenção dos direitos autorais ou das leis como SOPA e PIPA (ambas foram abandonadas na semana passada).

Assista abaixo ao vídeo (em inglês).

https://www.youtube.com/watch?v=oVSQ3JIgIXE
(Vídeo do YouTube)

Na noite de quinta-feira (19) o Anonymous promoveu um grande ataque que tirou do ar sites do FBI e uma série de outras instituições. A ação aconteceu horas depois que a polícia federal americana iniciou uma grande operação que resultou na desativação do Megaupload e prisão de seus fundadores e dirigentes. Entre os artifícios utilizados pelo coletivo de hackers estava uma ferramenta que rodava no computador do usuário sem que ele soubesse.

Para o suposto ataque ao Facebook a data escolhida foi 28 de janeiro e o horário fixado às 3h00 de sexta-feira — ou meia-noite na costa leste dos EUA. O Anonymous diz que todos podem participar e que ninguém será pego por se envolver nesse tipo de atividade. “Eles não podem pegar um grupo tão grande como esse”.

Em algumas rodas de pensamento a atividade do Anonymous vem sendo chamada de “hacktivismo” por usar o conhecimento da computação para se engajar em atitudes geralmente esparadas de ativistas.

Atualização às 18h04

Por meio do Twitter a conta @anonops — geralmente associada às atividades do Anonymous — afirma que a informação é falsa e não haverá ataque contra o Facebook em 28/01.

Again we must say that we will not attack #Facebook! Again the mass media lie.

— AnonOps (@anonops) January 23, 2012

“Novamente nós temos que dizer que não vamos atacar o Facebook! Novamente a mídia de massa mente”, afirma a mensagem.

Observação: O Anonymous é um grupo sem porta-vozes. Não há como confirmar esse tipo de atividade. Não há alguém que responda pelo grupo. Portanto, cá no Tecnoblog nós tentamos transmitir as notícias mais verossímeis. Ainda assim, pode ser tudo armação de um usuário entediado que subiu o vídeo para o YouTube. Só saberemos se o ataque realmente acontecer e o Facebook for comprometido em 28/01.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados