Início » Internet » 4Shared apaga arquivos suspeitos e deleta contas

4Shared apaga arquivos suspeitos e deleta contas

Site de compartilhamento envia mensagens comunicando sobre fim do programa de afiliados.

Avatar Por

O desligamento do Megaupload promovido pelo FBI na semana passada traz à tona a discussão sobre a legalidade de sites que propiciam o compartilhamento de arquivos. Ontem o Tecnoblog publicou que FileSonic junto a outros notáveis serviços do tipo começou a bloquear a função de compartilhamento — o usuário precisa se logar para baixar os arquivos. O 4Shared ainda não chegou nesse ponto, mas iniciou limpeza nos servidores para evitar problemas futuros.

Nos últimos dias o 4Shared começou a apagar arquivos e contas de usuários. A empresa ainda não fez nenhum comunicado sobre o assunto, mas é razoável dizer que seguem a cartilha do politicamente correto apagando conteúdos de terceiros compartilhados sem autorização para tal.

Mensagem avisando sobre o fim do programa de afiliados

Além de apagar os arquivos, o site também está em vias de encerrar o programa de afiliados que mantinha, possibilitando que empresas locais vendessem os serviços pagos do 4Shared cobrando na moeda corrente. Para o Brasil há uma listagem com nove empresas autorizadas a vender em nome do 4Shared, de acordo com a página “Resellers” do site deles. Algumas têm razão social e tudo mais, como manda a legislação brasileira.

O Brasil está entre os países que mais acessam o 4Shared. De acordo com o Gizmodo Brasil, acessos provenientes do país respondem por 12,6% do tráfego total do site, cifra batida somente pela Indonésia. A página de estatísticas do 4Shared fala que o Brasil lidera com 16,7 milhões de acessos seguido da Indonésia com 7,7 milhões de acessos. No entanto, os números parecem não estar atualizados.

Eu tentei contatar o pessoal do 4Shared para que comentem o assunto. Caso a resposta chegue por aqui pode ter certeza de que o artigo será atualizado. Nesse ínterim, recomendo aos leitores que usam o 4Shared para compartilhar arquivos que procurem serviço similar. Para esse fim geralmente eu recorro ao CloudApp, que oferece um bom cliente para Mac e um bom serviço na web para quem utiliza Windows.

Com informações: The New York Times e TorrentFreak

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Alexandre
pois é
Matheus Alexandre
Já eu penso diferente
ocarinha
Não sejam hipócritas. Se tem DA é por que há um criador. Ninguém faz nada de graça.
Camila Sperber
Estava trabalhando normalmente,procurando jogos e achei o site 4Shared...Quando de repente..CA-RA-LHO!!! Qual foi a minha surpresa ao ver que o arquivo que queria baixar é inexistente,que ao procurar no Google achei milhares de pessoas reclamando e que a empresa não dá um parecer sobre o caso!!?!??Sinceramente,não esperava isso como ajuda.Irei procurar meus direitos.
Fer
"Nesse ínterim, recomendo aos leitores que usam o 4Shared para compartilhar arquivos que procurem serviço similar. Para esse fim geralmente eu recorro ao CloudApp, que oferece um bom cliente para Mac e um bom serviço na web para quem utiliza Windows." Para compartilhar aquivos roubados*!
Ricardo
Eu quero ver esse eles irem fechar o ifolder :)
@AntonioVeras
Meu ratio em qualquer site é sempre acima de 1. Se todos fizessem isso ajudaria bastante. E um arquivo torrent tem uma vida maior que o de um link destes sites. A não ser que seja de um arquivo seu, que você sabe até quando vai precisar.
@AntonioVeras
E até parece que os links destes sites ficam lá para sempre.
Outro Leitor
*2075
Outro Leitor
Esse cantor nasceu em 1927 e morreu em 2005, logo vira dominio publico em 2055. Porém ainda estamos em 2012.
Thiago Sabaia
Bezerra da Silva morreu a anos e se você colocar vídeo no youtube com música dele você recebe aquele lindo e-mail falando que você está usando conteúdo com direitos autorais
Arthur Novello
Infelizmente! Mesmo assim, normalmente se tem uma boa quantidade de seeds. Mas sempre que eu posso eu fico de seed até ter enviado pelo menos 100% do arquivo.
@mos_axz
Se a ACTA for aprovada, possivelmente meios de comunicação privado será censurado também. Possivelmente porque não dá pra ter certeza, já que as clausulas da ACTA não são abertas ao público...
Kowalski
Ontem, li que planejam atacar a Xbox Live da Microsoft. O Anonymous é nosso único defensor agora. :(
Thássius Veloso
Oi, Pedro. Transmiti o seu pedido para quem cuida da parte técnica do Tecnoblog. É uma requisição interessante. Veremos se viável. Obrigado!
Exibir mais comentários