Como fazer uma reclamação na Anatel

App Anatel Consumidor é ideal para quem não consegue solucionar problemas direto com as operadoras

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano
reclamação anatel/bárbara Chieregate
Aplicativo Anatel Consumidor (Imagem: Bárbara Chieregate/Tecnoblog)

Se você está com problemas com sua operadora de telefonia fixa e celular, internet fixa ou TV por assinatura, talvez seja hora de entrar em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações. A plataforma online Anatel Consumidor é uma grande aliada quando seus não estão sendo respeitados. A seguir, acompanhe o passo a passo de como fazer uma reclamação na Anatel.

Tempo necessário: 5 minutos

Para fazer uma reclamação na Anatel é necessário baixar o aplicativo “Anatel Consumidor” na loja de apps do seu smartphone. Além disso, é preciso que você tenha o protocolo de atendimento da operadora em mãos. Caso use o computador, siga para o próximo tópico.

  1. Baixe o app

    Primeiramente, procure pelo aplicativo “Anatel Consumidor” na Play Store ou App Store e instale no celular;Como fazer uma reclamação na Anatel

  2. Faça o cadastro

    Na sequência, faça login ou crie seu cadastro na plataforma. O processo é simples e leva poucos minutos;Como fazer uma reclamação na Anatel

  3. Aceite os termos

    Após o cadastro, volte para a tela inicial do app e informe seus dados como CPF e senha. Para continuar, aceite os termos de uso;Como fazer uma reclamação na Anatel

  4. Selecione a opção

    Assim que a página da Anatel abrir, toque em “Registrar Solicitação” e escolha a opção “Reclamação“;Como fazer uma reclamação na Anatel

  5. Preencha o formulário

    Você deve preencher um formulário sobre os problemas que enfrenta. Escolha a operadora e o serviço afetado, como, por exemplo, banda larga, telefone fixo e etc;

  6. Registre sua reclamação

    Ao final do formulário, descreva seu problema e envie a solicitação para a Anatel;

Depois disso, o prazo de atendimento para a operadora analisar e responder à reclamação é de até 10 dias corridos. Cabe à Anatel acompanhar os prazos.

Você pode consultar o status da solicitação do serviço pelo próprio site do Anatel Consumidor enquanto ela não é concluída. Anatel te enviará um e-mail quando o status for alterado para concluído.

Como fazer uma reclamação pelo site

Caso você tenha um computador, é possível fazer a reclamação no site oficial da Anatel.

  1. Acesse o site oficial da Agência e faça o cadastro;
  2. Clique em “Registrar Solicitação” e, na sequência, “Registrar Reclamação“;
  3. Escolha sua operadora e preencha o formulário com seu problema;
  4. Preencha seus dados e envie a solicitação para a Anatel.

Canais de atendimento de Claro, TIM, Vivo e Oi

Antes de usar a plataforma, a Anatel recomenda que você entre em contato com as prestadoras e tente resolver o problema diretamente com a central de atendimento.

Não se esqueça de anotar o número de protocolo  ele será obrigatório ao registrar uma reclamação na Anatel.

Estes são os canais de atendimento de Vivo, TIM, Claro e Oi para contato:

A central de atendimento da operadora não te ajudou? Então, registre uma reclamação.

Qual o número de reclamação da Anatel?

Para registrar reclamações na Anatel pelo telefone ligue 1331. A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

O que a Anatel pode resolver?

A Anatel é o órgão que fiscaliza os serviços de telecomunicações no país, como internet banda larga, planos de celular e telefone fixo. Além disso, a agência recebe reclamações contra operadoras, sugestões e denúncias.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados