Motorola processa Apple por infração de patentes no iPhone 4S e iCloud

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 dias

Um novo processo contra a Apple foi aberto essa semana e dessa vez não foi a Samsung que usou a empresa da maçã como alvo. A Motorola, que já está processando a empresa nos Estados Unidos, abriu um novo processo nessa terça por infração de patentes no iPhone 4S e no iCloud. E mais: o processo foi aberto com a sanção do Google.

Segundo o blog FOSSPatents, são seis patentes no total relacionadas ao iPhone 4S, sendo que quatro envolvem especificamente o iCloud além do celular. E mais uma vez são patentes que soam bem genéricas e levantam a questão de porque elas conseguiram ser patenteadas. Talvez elas não soaram genéricas na época em que foram concebidas e registradas, mas elas parecem estar sendo usadas com os propósitos errados atualmente: processos litigiosos.

Entre tais patentes estão “receptor com uma antena externa escondida”, “método e aparelho para facilitar a troca de endereços em um sistema de mensagens sem fio” e “aparelho para controlar a utilização de software em um dispositivo de comunicação portátil”. A Motorola até tentou adicionar essas disputas no processo anterior, mas esse processo já tem uma data para ser resolvido e não pode ser modificado tão tarde.

Ainda segundo o FOSSPatentes, o Google precisou autorizar o processo por que no acordo de compra da Motorola Mobility, que ainda precisa de aprovação de diversos órgãos internacionais, existe uma sessão específica dizendo que a gigante dos celulares não pode abrir novos processos envolvendo propriedade intelectual sem o consentimento do Google.

Então é isso, o Google está mesmo combatendo fogo com fogo. O que parece é que no final das contas, quem deve acabar queimado serão os consumidores finais, com a falta de inovação na área e aparelhos mais caros por causa dos royalties.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados