Início » Celular » Nokia comemora 1,5 bilhão de celulares no mundo

Nokia comemora 1,5 bilhão de celulares no mundo

Mas há motivo para comemorar? Resultados financeiros decepcionam.

Avatar Por

Nokia Asha 303

Mais de dez anos depois de lançar a plataforma S40, a Nokia comemora em janeiro a venda do aparelho de número 1,5 bilhão. E aconteceu no Brasil: em um evento promovido pela empresa em parceria com a Magazine Luiza, uma consumidora recebeu das mãos de Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia, uma unidade do Nokia Asha 303.

O S40 é o sistema operacional adotado nos aparelhos básicos e intermediários da marca. Em sua iteração mais atual, oferece acesso fácil a redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. O sistema também apresenta o Nokia Browser, navegador que comprime as páginas para utilizar menos dados — similar ao que a Opera oferece há muitos anos.

“Temos orgulho em sermos referência quando as pessoas procuram pelo melhor celular para elas, seja um produto de entrada ou um smartphone completo. Grande parte desse sucesso se deve ao volume de aparelhos S40 vendidos por aqui, com o melhor custo-benefício" — Almir Luiz Narciso, presidente da Nokia.

Há quem torça o nariz para a aposta da Nokia no S40. Depois de participar do Nokia World e conversar com a VP de telefones celulares devo dizer que o meu preconceito diminuiu. O S40 é alguma coisa para quem até agora não tem uma forma de acessar a internet e manter contato com os amigos pelo celular. A ideia é popularizar os celulares mais simples para, conforme o mercado amadurecer, vender smartphones para esse público que já conhece os produtos da Nokia.

Falta saber se ainda dá tempo de esperar esse 1 bilhão de pessoas que a empresa planeja colocar aparelhos Nokia nas mãos antes de entregar os próximos resultados financeiros. Nessa semana a empresa reportou prejuízo operacional de US$ 1,4 bilhão no quarto trimestre fiscal de 2011, com queda de 31% nos smartphones rodando MeeGo, Symbian e Windows Phone. Queda dolorida.

Já que estamos falando de Nokia, fique ligado porque amanhã o Tecnoblog publica review do Lumia 800.

Com informações: CNET News

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Vieira
concordo em gênero, número e grau! há mercado para tablets xingling (muitas vezes de qualidade duvidosa) e para iPad há mercado para notebook com 2gb de ram de marca desconhecida e para alienware e mac's... Por que não haveria espaço para um celular low-end de uma marca com a Nokia (reconhecida internacionalmente por qualidade, preço justo e durabilidade)? tenho um s40 e um s60.... e não me queixo deles... não que eu não deseje mais funcionalidades, mas é o q meu bolso pode pagar hj... além do mais, o meu s40 está comigo a três anos, indo para o 4º... já caiu 1,5 bilhões de vezes (rs) e funciona como novo... #qualidadeNokia por causa dessas vantagens, prefiro aguardar (e muito) antes de pensar em trocar por outra marca... não sou fan boy... gosto de outras marcas, cada uma com suas características, mas estamos falando da Nokia, ok?! a qualidade Nokia e este nicho de mercado ainda não se esgotaram, só não sei se chega aos 3bi... imagino q haverá um progressivo declínio no s40 qdo os hardwares superiores (com os OS mais complexos embarcados) se tornarem mais baratos... aí, adeus s40... ou não
@AntonioVeras
Antonio, me desculpe. É que como aqui é um site de tecnologia, pensei que as pessoas entenderiam quando falássemos com sarcasmo, não sendo necessário explicar as coisas nos mínimos detalhes, já que nem todos tem a capacidade de ler além da noticia.
@Debbynothing
Amo S40, é um sistema prático, simples e que raramente dá problemas. Tive meu Nokia roubado alguns dias atrás e estou ainda em dúvida entre comprar um Smartphone ou o bom e velho S40 (meus olhos brilham por esses Asha). A Nokia quando não troca o S40 por algum outro sistema, apenas segue a regra do não trocar o certo pelo duvidoso. Os aparelhos Nokia em termos de Hardware são excelentes, é minha marca favorita. Porém, eu não compraria um Windows Phone, nem me encanto pelo MeeGo, então continuar vendendo S40 é garantir o pão de cada dia gerado por países em desenvolvimento onde nem todos os cidadãos tem mil e tantas Dilmas pra pagar num telefone.
EDI LOPES
Antonio me desculpe eh que como aqui eh umsite de tecnologia pensei que as pessoas entenderiam qdo falamassemos com sarcasmo, nao sendo necessario explicar as coisas nos minimos detalhes, ja que nem todos tem a capacidade de ler alem da noticia.
Edilops
Gente por favor, tenha um pouco de senso critico. Eh claro que a Nokia vai vender muito mais que Apple, eh claro que 1,5 bilhão eh um numero impressionante. O que quero dizer nas entrelinhas eh que a Nokia, assim como a kodak, nao se adecol aos novos tempos. De que adianta vender 100 milhões de aparelho e ter prejuízo, enquanto outra empresa vende muito menos e ganha muito mais.Sim eu falei da Apple, apenas como exemplo mas poderia ter mensionado a Samsung. Nao tem nada de famboy. O que vejo eh que pessoas limitada em visão só sabe julgar assim, ta usando um produto da marca x e fala bem da marca x entao eh famboy. Veja a noticia por outro lado, nao vejo motivos pra Nokia comemorar esse numero como tb nao vejo motivos pra Kodak comemorar a vende do centésimo bilhão de rolo de filme.
Guilherme Macedo C.
Em alguns lugares dizem que foi 1,4 milhão de N9 vendidos. O que é muito bom pra um smartphone com pouco marketing, com um sistema não tão conhecido, que não teve venda nos EUA, relativamente caro e com Elop quase implorando pra ninguém comprar. http://mobile.bloomberg.com/news/2012-01-22/nokia-lumia-sales-seen-topping-1-million-in-respite-for-stock
Ramon Melo
Como você sabe que eles venderam bem? Tem alguma fonte ou coisa do tipo? Não estou sendo irônico, quero saber mesmo porque o aparelho ainda me interessa bastante e também tenho esperança que lancem uma versão turbinada do N9 (tela um pouco maior, resolução mais alta, pelo menos uma PowerVR SGX540 e saída de vídeo).
Ramon Melo
Acho que não. Veja bem, ainda existe mercado para aparelhos sem MP3 player e sem câmera, mesmo eles estando por aí há anos. Algumas pessoas só querem um telefone para falar e mandar SMS, não acho que essas pessoas estejam dispostas a sacrificar as vantagens de um dumbphone só para ter funcionalidades que elas não vão usar. Eu tenho um S40, um Nokia X2-00, que eu uso basicamente para fazer ligações e ouvir música via Bluetooth. Ele é leve, extremamente resistente e eu só preciso carregá-lo duas vezes por semana, ao contrário do meu Android que vai para a tomada toda noite.
@AntonioVeras
Você tem razão. Me desculpe pela generalização. Acabei esquecendo que o pior cego é aquele que não quer ver.
Eliezer
Aki em casa nos ajudamos nesse numeros temos 7 nokias!!!
Eliezer
Famboi idiota e cego a gente vê por aki!!
Tarcísio de Oliveira Moura Júnior
Prefiro ficar com o meu E63 por enquanto, e depois se o Nokia Belle for pra frente vou tentar um, se não for, vou de Android, Apple é inviável e muito fechado.
Rennan Alves
@Antonio Calma amigo, não sejamos generalistas. @EDI É sabido que a Nokia está tendo prejuízos, mas vender 1,5 bilhão de aparelhos ao longo dos anos, convenhamos, não é qualquer empresa que consegue chegar a este patamar.
@AntonioVeras
"tem muito mais gente disposta a pagar 2000 por uma aparelho do que gente disposta a pagar 80" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Filhote, vá à uma loja de varejo e veja a quantidade de telefones disponíveis para venda diferentes do iPhone. Essas lojas fechariam se dependessem da venda de iPhones para quem não pode dar R$ 2.000,00 em um.
@AntonioVeras
Quanto mais esse rapaz escreve, mais lambança faz.
Exibir mais comentários