Ícones da primeira era da computação pessoal, Bill Gates e Steve Jobs passaram décadas vendendo suas ideias e inovações a bilhões de consumidores ao redor de todo o mundo, que durante este tempo alimentaram a ilusão de que havia uma rivalidade pouco saudável entre os dois CEOs-superstars.

Mas durante uma entrevista à rede de TV ABC na semana passada, Gates afirmou que, para lamento dos fanboys e alegria do resto da humanidade, sempre teve uma “amizade muito próxima” com o fundador e guru da empresa da maçã.

Steve Jobs e Bill Gates em 1984 | Getty Images

“Nós dois sempre gostamos de conversar um com o outro. Ele sempre dizia coisas estimulantes e interessantes (…) Nós conversávamos sobre outras empresas que estavam surgindo. Nós também falávamos sobre nossas famílias e como éramos afortunados por termos casados com nossas esposas. Sempre eram grandes conversas relaxantes”, disse Gates à emissora de televisão.

“Claro, éramos competidores, mas isso é sempre algo positivo”, disse Gates, desta vez ao jornal britânico Telegraph, em uma entrevista também na semana passada. Depois de falar de seus famosos projetos de filantropia, o fundador da MS se voltou ao antigo colega.

“Sempre que nos encontrávamos em um evento, não podia ser mais agradável. Nós passamos muito tempo juntos no ano passado. Ficamos horas falando a respeito do futuro”, disse.

Quando o destino do amigo parecia ser inevitável, Gates disse que escreveu uma carta ao colega, mas lembra que “não haviam pazes a serem feitas. Não estávamos em guerra”, afirmou.

Segundo Gates, quando a biografia de Jobs estava prestes a chegar às lojas, a viúva Laurene Jobs o telefonou: “Olhe, o livro realmente não mostra o tamanho do respeito mútuo que vocês nutriam. Ele realmente gostou da carta que você mandou e a manteve ao lado da cama até seu último momento”, disse a primeira dama da Apple. O conteúdo da carta, claro, não foi revelado.

Com informações: CNET News

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tweener
"Amigos, amigos, negócios a parte." Era mais ou menos assim, Jobs e Gates disputavam um mercado, um mercado que não era com o nome de Jobs ou Gates, era com o nome da Microsoft e Apple, eles eram os CEOs, e fundadores, mais isso não impede de serem amigos, o que aconteceu na empresa, fica na empresa, pessoas sábias fazem isso, só levam para casa, para a vida as desavenças do trabalho quem não é esperto, a rivalidade não era entre eles, era entre as empresas, foi entre eles no começo, a sei lá quantos anos atrás, agora é apenas uma lenda e história para seus filhos :)
TatoGomes
Isso só mostra que ele era um cara a frente do seu tempo. Hoje, eu vejo um monte de gente usando óculos parecidos e se achando o cara estiloso. =D
TatoGomes
Clark Kent e Lex Luthor eram amigos também.
EDI LOPES
Eu tb queria ser amigo do tio Bil. No Canal History, tem uma serie que chama A INTERNET o da semana passada foi sobre a Netscape e como a MS afundou ela. Nesse episódio mostrou um pouco do CEO Bill Gates que qdo via alguma ameaça ao seu reinado agia sem pudores para matar o seu inimigo. Ter uma empresa de bilhões de dólares requer muitas vezes que o lado negro da forca comande as decisões, nao tem como ser a empresa numero 1 do mundo agindo com ternura e compaixão.
Arthur Novello
Te garanto que continuaram amigos depois que ele salvou a Apple! Ou quando eles fizeram o Word para uma das primeiras maquinas da Apple, ou quando a MS aperfeiçoou o Basic...
NicolasCatalani
Essa briga sempre foi jogada de marketing.
~le Vinni
Rest in iPeace (F)
João
(...) que durante este tempo alimentaram a ilusão de que havia uma rivalidade pouco saudável entre os dois CEOs-superstars.
Turdin
O Gates achou uma Maçã mordida na geladeira.
Fabiano
Obs: Steve Jobs não morreu. Está escrito.
Leandro Alonso
Pro Bill Gates vir a público comentar sobre sua relação com Steve Jobs de duas uma: ou realmente havia uma boa amizade entre os dois ou o fantasma de Jobs apareceu pra puxar a perna (ou o PC) de Gates.
Paulo Graveheart
Procurado para comentar as declarações de Bill Gates, Steve Jobs não pôde responder.
@annagraboskii
e quando bill tirou a apple da falencia? ou seja, botando milhoes pra salva-la? alem de ter priorizado o lançamento do office para mac antes de outros projetos da mcsf, na epoca que o mac tinha menos de 1% de share? a tá, ok.
Patrick
Ja ia corrigir vc, felizmente fez uma errata abaixo... de qlqr forma segue minha resposta para a resposta de cima: E desde quando a interface grafica era propriedade da Apple? A Apple começou a desenvolver sua GUI em meados de 79, mas as interfaces graficas são muito mais antigas. Vc esta por exemplo desconsiderando que a Apple copiou a Xerox, que por sua vez estendeu pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa de Stanford, liderados por Douglas Engelbart de meados dos anos 60.
Paulo
Rapaz, quem nunca brigou ou se desentendeu com os amigos? Não existe amizade perfeita, todo relacionamento tem seus desavessos, mas quando a amizade supera esses desentendimentos, ai sim vc pode dizer que aquele cara é seu amigo.
Exibir mais comentários