Um dos pontos que destaque no review do Lumia 800, publicado pelo Tecnoblog na sexta-feira, foi o app Nokia Dirigir. Ele baixa os mapas da região em que está ou do Brasil inteiro e permite usar as instruções de navegação fornecidas pela Nokia. Para tanto, por mais esquisito que possa parecer, ele depende de uma conexão com a internet — no início do aplicativo para traçar a rota.

Hoje eu recebi uma resposta da Nokia comentando o assunto. A empresa diz que no futuro o Nokia Dirigir (Nokia Drive em inglês) vai funcionar sem depender de conexão em momento nenhum.

Mensagem que aparece se o aparelho estiver sem conexão

A Nokia Brasil promete que tanto o Lumia 800 como o Lumia 710 — ambos confirmados para chegar em março ao mercado nacional — terão suporte aos à visualização de mapas e subsequentes instruções de navegação (por voz e em português) numa próxima atualização do Windows Phone 7.5 A empresa não especificou quando. Deu a entender que futuros lançamentos com o sistema da Microsoft (alguém aí pensou no Lumia 900?) também terão a funcionalidade habilitada por padrão.

O curioso disso é que versões do Nokia Mapas para outras plataformas funciona sem depender de conexão, desde que os pacotes de mapas tenham sido baixados — o Asha 303 apresentado hoje por R$ 499 oferece o recurso. Houve retrocesso ao lançarem o Nokia Dirigir no Windows para celulares.

Atualizado às 20h05.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

elthon
Putz!Na hora de vender,vc ouve tudo e muito mais,mas quando vc precisa de uma informação sobre LUMIA 532!!!Ninguem te da uma LUZ dessa merda pra ativar a PORRA DO GPS!Comprei pois dizem q funciona em off line e ainda por cima é NOKIA,que eu GOSTO PRA CARAMBA!Mas agora so DECEPÇÃO com esse aparelho...Motorista de caminhão!
Georgia
Também estou tentando descobrir como baixar um mapa offline no Lumia 710. Uma das coisas que eu mais sentia falta nos smartphones era essa facilidade que eu tinha no meu Nokia 5230. Se não tiver isso, perde toda a graça de ter um Nokia.
dudu
nokia DECEPCIONA a cada dia, vou jogar no lixo essa merda
Virgínia
Comprei o nokia lumia 710 e não consigo baixar o mapa? Não tem disponível mapa para esse aparelho? alguém pode me ajudar?
André Catapan
Então é certo mesmo, confirmado - Lumias por aqui só em março? To bem curioso. (:
Scott
http://maps.nokia.com/
EDI LOPES
Eu fiquei c ídolos pra saber se o sistema de mapas da Nokia eh melhor ou pior que o do Google
@yagogabriell
Dessa eu já esperava, é estranho Nokia Mapas oferecer isso e o WP nao.
@oroshy
Desconsidere a parte que eu disse: "Pois acessar GPS e traçar a rota, isso ele já faz offline". Isso está claro no texto. Aproveitando o gancho, não deveria mesmo, pois em outros sistema como foi dito no texto a experiência é outra. Tenho um N8 e todas as buscas ele faz offline, e não só no Nokia Dirigir, como também no Nokia Mapas, e no Nokia Bússola. No Windows Phone o Nokia Mapas também tem que passar por uma atualizar para começar a fazer buscas offline, pois é um app muito util para quem viaja muito. Abraços.
@oroshy
O unico detalhe que o App para windows phone não faz que os do Symbian fazem é busca offline (endereço, locais...), isso sim a Nokia deve implementar. Pois acessar GPS e traçar a rota, isso ele já faz offline.
Thássius Veloso
Então, só que não deveria depender de conexão nem para traçar a primeira rota. O texto foi alterado para que isso fique bem claro.
@oroshy
Funciona offline sim. Abre ele com conexão, e depois aperte o multi tarefas, desabilite a conexão volte para o Nokia Dirigir, e verá que ele irá funcionar, conectará o gps normalmente. Ele precisa de conexão somente para gerar a primeira rota, e depois não usa mais a conexão, uma vez que você faz o download dos mapas antecipadamente. O que a Nokia vai fazer é retirar a necessidade de ter conexão para abrir o programa, e também para gerar a primeira rota. Quem tem o Nokia Dirigir pode fazer o teste e falar se funcinou ou não.
Turdin
Não houve "retrocesso", apenas um aplicativo novo que não tem tanto tempo de mercado que estão finalizando as ultimas funcionalidades para liberarem 100% ao publico.