Android e iPhone disputam preferência dos leitores do Tecnoblog

Tecnoblog em números revela estatísticas de acesso para 4º trimestre de 2011.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Nunca antes na história desse site tivemos tantos leitores vindo do Android, o sistema operacional do Google. É o que revela mais uma edição do Tecnoblog em números, artigo com dados e estatísticas de acesso ao site no trimestre. Os números mais recentes que nós temos dizem respeito ao quarto trimestre de 2011 e têm o Google Analytics como fonte.

Navegador mais usado: Chrome

Seguindo tendência mundial, o Chrome do Google permanece como navegador mais utilizado pelos leitores. Ele vem seguido do Firefox, o que também não é nenhuma surpresa. Sendo um site lido por entusiastas da tecnologia, está bem no perfil de quem acessa o Tecnoblog procurar por navegadores mais completos — o que definitivamente não inclui o Internet Explorer, se depender das estatísticas de acesso.

Abaixo você vai ver que a nossa base de acessos é muito forte entre quem usa Windows. Portanto, também não é com surpresa com Safari, geralmente associado aos computadores Mac, apareça na quarta posição.

Curiosamente, a listagem dos navegadores mais usados apresenta alguns softwares feitos para dispositivos móveis. Não me pergunte por que o Analytics os considera na conta — eu não sei.

Sistema operacional mais usado: Windows

Os dados do Google Analytics para sistemas operacionais também mostra SO para dispositivos móveis. De qualquer forma, nosso foco é nos sistemas para desktops e notebooks. O Windows sai na frente com quase 76% dos acessos no quarto trimestre. Nada mal, mas temos de observar que, trimestre após trimestre, o Windows vem perdendo força.

Na base de acessos o Mac aparece na segunda e distante posição, seguido do Linux.

Dispositivo móvel mais usado: Android

Aqui aparece a surpresa da vez. Em edições anteriores do Tecnoblog em números sempre mostrávamos que o iPhone aparecia na frente. Dessa vez o Android figura em primeiro lugar, com vantagem inferior a um ponto percentual sobre o smartphone da Apple.

Infelizmente o Analytics agrupa todos os dispositivos Android sob o mesmo guarda-chuva nesse gráfico. Em outro, porém, nós descobrimos que o dispositivo mais usado para ler o Tecnoblog continua sendo o iPhone, seguido de perto pelo iPad e iPod Touch. Entre os dispositivos Android temos o Galaxy S II (3,71% dos acessos), Motorola Defy (2,39%), Galaxy S (2,12%) e Motorola Atrix (1,30%).

Caso o Analytics contabilizasse iPhone, iPad e iPod como uma coisa só veríamos que o iOS continua como líder em acessos no site.

Eu sei que esse artigo fala sobre os números do 4º trimestre de 2011. Já que o ano fechou, sinto-me na obrigação de trazer uma boa notícia: o Tecnoblog registrou 14 milhões de páginas vistas e 8 milhões de visitas no ano passado. Foram 4,6 milhões de visitantes únicos no período. Um número que nós comemoramos aqui na redação — crescimento de cerca de 30% nas páginas vistas frente a 2010.

Obrigado pela sua audiência! E até o próximo Tecnoblog em números.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados