Início » Aplicativos e Software » Microsoft Office 15 entra em Technical Preview — que você não vai testar

Microsoft Office 15 entra em Technical Preview — que você não vai testar

Avatar Por

A divisão de Office da Microsoft anuncia na segunda-feira que o Office 15, próximo versão da suíte de produtividade, entra no que eles chamam de Technical Preview (ou “prévia técnica”, mas o nome em português é esquisito demais, portanto vou emprega-lo em inglês). Hoje alguns consumidores começam a receber os softwares para testa-los e dar feedback sobre o que funciona e o que precisa melhorar.

Não adianta se animar. O Technical Preview destina-se a um “grupo seleto de consumidor sob acordos de não-divulgação”. Isso quer dizer que o Office 15 no estágio atual não será publicado pela Microsoft em seus canais oficiais. Pode ser que um ou outro consumidor vaze o software, mas isso é proibido pelo acordo assinado com a companhia.

Além de consumidores, a Mary Jo Foley informa que parceiros da MS devem receber cópias do Office 15 para testar e enviar análises.

Por enquanto permanecem muitas dúvidas sobre o que esperar da próxima geração do Office, cujo nome comercial não foi confirmado pela fabricante. A Microsoft diz oficialmente que o Office 15 é “a mais ambiciosa retomada” da divisão de Office da companhia. Além dos softwares Word, Excel, Outlook, PowerPoint e outros, a Microsoft também planeja atualizar servidores (Exchange, SharePoint e Lync), dispositivos móveis e serviços de nuvem (Office 365), tudo de uma vez.

Para o Technical Preview não são admitidos mais participantes. Ainda no inverno do Hemisfério Sul teremos um beta público do Office 15, a partir do qual descobriremos o que a Microsoft mudou desde o Office 2010 (no Windows ou Office 2011 no Mac).

Minha maior curiosidade: será que esse Office oferece aplicativos seguindo o visual Metro que a empresa tanto propagandeia no Windows 8 (também em estágio de desenvolvimento)? É uma aposta difícil de ser fazer, mas eu diria que Windows com Metro sem oferecer Office com Metro seria uma grande burrada da MS. Eles devem ser os primeiros a mostrar que dá certo fazer apps complexos no visual para tablets e dispositivos touch.

Por sua vez, a Mary Jo Foley levanta outra questão: junto ao Office 15 será lançando o Office para iPad?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@diogobuique
Se continuar como o 2010 já está de bom tamanho... se vierem inovações... melhor ainda!
João Vitor
Espera sair no torrent pra ver se não vai ter muita gente testando
Turdin
Em breve no Wz0r.net mais próximo de você! ~~comprarei~~ o meu logo que sair...
Vinícius
Exatamente xD !! O Windows 8 traz dois tipos de "suspense" Um de sucesso e um de fracasso. Depende somente de como as aplicações irão se comportar no sistema!! Eu tenho bastante medo, pelo que eu usei eu gostei, mas basicamente sou um Geek que fica surpreendido com qualquer coisa nova na tecnologia. E o trunfo da Microsoft com o windows 8 vai ser em como ela e as principais empresas irão conseguir portar as principais aplicações para esse novo estilo de interface, sem criar vários produtos!! Porque ia ser maravilhoso, trabalhar no tablet, numa interface agradável aos "dedos", e quando chegar em casa, plugar num monitor externo, com um teclado e um mouse bluetooth, não precisaria nem de um notebook, (um ultrabook no máximo, para as aplicações antigas). Tem tudo pra dar certo, mas tem tudo pra dar errado :/ resta esperar!
Scott
Ah tá, quando li o primeiro comentário pensei que você estava separando os sistemas (um só pra tablets, outro só pra desktop). Agora faz mais sentido. :) "Estou no “modo desktop”,e apartir do momento que alterar para o modo “metro”, ativaria uma interface própria para o Metro e telas de toque, mas que seria convidativa e usável com mouses e teclados!!" É aí que eu queria chegar. Se a interface Metro do Office for "convidativa e usável com mouses e teclados", não faz muito sentido lançar uma versão "tradicional".
Vinícius
Sim, sim! Isso seria bem possível na versão x86, lembrando que aplicativos desenhados para a plataforma intel e amd (x86 e x64) não funcionarão no ARM, a não ser que seja feita uma unica versão que se comporte diverente nos dois tipos de interface!! Estou no "modo desktop",e apartir do momento que alterar para o modo "metro", ativaria uma interface própria para o Metro e telas de toque, mas que seria convidativa e usável com mouses e teclados!!
Marcos Jahn
No Technical Preview do Office 2010, eu recebi um convite. Eu lembro que na época, reportei um ":(", e entraram em contato comigo por e-mail, hahahaha! Vou dar uma olhada no http://connect.microsoft.com e ver se não tem nenhum convite me esperando lá :P
Scott
Eu duvido muito que eles farão duas versões, por um simples motivo: tablets podem ser usados com docks, teclados e touchpads. A Microsoft está caminhando pra esse futuro. Imagine que você compre um tablet com dock (tipo o Asus Transformer) e um notebook ultra-portátil. Os dois são leves e fáceis de carregar. Por que diabos oferecer o Office "Metro" pro tablet e o Office "clássico" pro notebook? ;)
Vinícius
Eu lembro que recebi um convite no Office 2010 (Office 14) ... Ia ser bom receber o convite agora de novo :B Acho que eles vão fazer uma versão ARM, própria para interface de tablets, com o sistema Metro, e a outra, destinada ao desktop usual!!
@rpizzol
Digo então que nenhum brasileiro receberá, pois caso contrário estara no torrent em breve...
@dbprs
O Office 2011 (mac) é fantástico, se continuarem assim compro o próximo também.
Henrique Pinheiro
Será difícil empregarem a interface metro com sucesso numa suíte de aplicativos que prevalece pela variedade de opções, mas não impossível. Espero que sejam bem sucedidos.